Alterações comportamentais em vacas acometidas por mastite clínica |
MARCOS VEIGA SANTOS
Professor Associado da FMVZ-USP
Qualileite/FMVZ-USP
Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite
Endereço: Rua Duque de Caxias Norte, 225
Departamento de Nutrição e Produção Animal-VNP
Pirassununga-SP 13635-900
19 3565 4260
9 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
|
MARCOS VEIGA SANTOSPIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO EM 07/05/2015
Prezada Fernanda, recomendo somente o uso de produtos específicos para pós-dipping, pois estes apresentam na composição agentes emolientes para proteção da pele contra o ressecamento e rachadura.
Nao recomendaria o uso deste produto como pós-dipping. Atenciosamente, Marcos Veiga |
|
FERNANDA BEZERRAPETROLINA - PERNAMBUCO - PESQUISA/ENSINO EM 07/05/2015
Prezado,
trabalho com caprinos de leite aqui na Univasf e recebemos no setor um lote de IODOPOLVIDONA (POLVIDINE)(1 % de iodo ativo) ao invés do iodo a 10%, gostaria de saber se posso utilizar para a realização de pos-dipping? O que recebemos é esse: ohttp://cfcarehospitalar.com.br/produtos/iodopolvidona-polvidine-1-litro-degermante-vic-pharma/ Grata! |
|
MARCOS VEIGA SANTOSPIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO EM 01/05/2015
Prezado Matheus, atualmente, o principal foco do controle de mastite é a reducão da CCS para níveis inferiores a 200.000 cel/ml. Não existe consenso entre os pesquisadores se existe um limite inferior de CCS do tanque. Na minha opinão, esta não deve ser um preocupação para a grande maioria dos rebanhos. No entanto, rebanhos com CCS abaixo de 200.000 cel/ml devem ficar atento para o aumento de mastite clínica, principalmente causada por agentes de origem ambiental.
atenciosamente, Marcos Veiga |
![]() |
MATTHEUS VITTOR VIEIRA SANTOSIRAÍ DE MINAS - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 01/05/2015
Bom dia Professor gostaria de saber sobre CCS média do rebanho, qual o melhor um rebanho com CCS muito baixa 10000 ou uma CCS de 300000 devido a imunidade da glândula mamaria do rebanho de modo geral.
|
|
MARCOS VEIGA SANTOSPIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO EM 15/04/2015
Prezado Albino,
Os resultados de CMT somente indicam se a vaca tem mastite subclínica (inflamação), mas não traz nenhuma informação sobre o agente causador. Para a identificação do agente causador, é necessário realizar a cultura microbiológica. No caso de identificação de vacas com mastite subclínica causada por Strep. agalactiae, a recomendação é o tratamento com medicamento intramamário, durante a lactação ou secagem (se a vaca estiver próximo da secagem). Com o uso de tratamentos intramamários por 3-4 dias, com medicamentos a base de penicilina ou cefalosporina, a taxa de cura esperada é de 90-95%. De forma geral, para os demais agentes não é feita esta recomendação de tratamento durante a lactação, pois as taxas de cura média para os demais agentes é menor, o que não justificaria os custos do tratamento. Na minha opinião esta seria a recomendação geral, mas se houver alguma situação particular dentro de cada rebanho, pode-se pensar em estratégias de tratamentos de outros agentes, mas com menores taxas de cura. Atenciosamente, Marcos Veiga dos Santos |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro