ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pela valorização do marketing de lácteos

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

EM 05/04/2002

2 MIN DE LEITURA

0
0

No comentário da semana passada, ressaltamos o eficiente marketing do leite informal, que, com um produto inferior e sem investimentos, consegue uma fatia considerável de mercado, muitas vezes a preços competitivos. Só não comentei a "ajudinha" do governo federal: como muitos leitores notaram, a propaganda do Banco Postal, que faz parte da campanha Oito Anos, do governo federal, tem como personagem principal um vendedor de leite informal que incialmente aparece vendendo seu produto com a carroça à cavalo e, depois, com o "progresso" advindo desse novo serviço dos Correios, vende o leite para a freguesa sentado numa camionete. Como disse um leitor: é o próprio Governo fazendo o marketing do leite informal! Por isso, fizeram muito bem a Leite Brasil e outras instituições de, prontamente, protocolarem Manifesto de desaprovação no Ministério da Agricultura. O leitor do MilkPoint poderá ler o Manifesto no site da Leite Brasil, ou no próprio MilkPoint: Manifesto

Iniciando então o comentário da semana, o MilkPoint tem procurado constantemente trazer informações relacionadas ao marketing de produtos lácteos não só no Brasil, mas principalmente em diversos países do mundo. Estas matérias normalmente retratam campanhas de marketing de empresas ou produtos, novos lançamentos, estudos de mercado a respeito dos hábitos de consumo, os avanços do leite escolar e novas formas de expor e comercializar lácteos em diversos mercados.

Embora o maior número de matérias tenha ficado no eixo EUA/Europa Ocidental, não raro trouxemos notícias de países de certa forma mais improváveis quando se trata deste tipo de assunto, como a que recentemente publicamos sobre a Índia (clique aqui para ver a matéria). A publicação de matérias de países e regiões a princípio pouco relacionados ao Brasil pode parecer, à primeira vista, uma inutilidade ou uma falta de senso de realidade por parte dos editores. Porém, tais matérias trazem mensagens que podem ser aproveitadas pelo setor, tanto pelo exemplo de mostrar ser possível criar campanhas interessantes em países improváveis como Bangladesh, como pelo fato de despertar as pessoas para a constatação de que há muito a ser feito em relação ao marketing de lácteos no Brasil, certamente muito tímido quando o assunto é esse.

Consideramos este tema extremamente importante para todos aqueles envolvidos com o setor, desde a produção até o varejo. Em tempos nos quais o consumidor fala cada vez mais alto, é de fundamental importância conhecer seus hábitos de consumo e suas tendências para que, melhor satisfazendo estas necessidades, se consiga um preço mais atrativo pelo produto.

Isso vale de forma muito própria para todos aqueles produtos que pretendem se livrar da pecha de "commodity", cujas possibilidades de rentabilidade estão sempre associadas ao alto volume, com baixa margem por unidade vendida. Ao buscar a diferenciação, seja por campanhas de marketing bem realizadas, seja pela correta exploração de oportunidades de mercado, alcança-se uma possibilidade mais ampla e concreta de se obter preços melhores, o que, ao menos potencialmente, favorece toda a cadeia de produção.

Por tudo isso, decidimos criar uma seção específica para receber estas informações: Marketing do Leite, que, a partir de agora, receberá notícias e matérias relacionadas ao tema.

Fica, então, sendo esse nosso presente de segundo aniversário (06/04/02) aos nossos 9000 leitores. Que seja bem aproveitado pelo setor!

Campanha de promoção do leite fluido na Índia

 

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre em Ciência Animal (ESALQ/USP), MBA Executivo Internacional (FIA/USP), diretor executivo da AgriPoint e coordenador do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures