ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O novo leite da Parmalat em garrafa: só mais um produto no mercado, ou ...

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

EM 24/05/2002

2 MIN DE LEITURA

2
0
Nos últimos dias, o setor assistiu ao lançamento do leite Natura Premium, da Parmalat. Para quem não viu, trata-se do novo leite longa vida da empresa, lançado em garrafas plásticas e produzido inicialmente com a matéria-prima captada junto ao programa Parmaleite, do Rio Grande do Sul, onde a empresa implantou seu projeto pioneiro de pagamento por qualidade.

A princípio, o produto - até pelo nome adotado - foca um mercado de nicho, diferenciado inclusive pelo preço praticado, um pouco acima do longa vida tradicional. Aqui em Piracicaba, o Pão de Açúcar traz o produto a R$ 1,47 o litro. Em outras palavras, não passaria de mais um produto no mercado, destinado a um público específico, de poder aquisitivo mais elevado, e ponto final.

Porém, a análise de alguns fatos coloca em dúvida essa versão preliminar. A empresa adquiriu maquinário próprio para produzir a garrafa, um investimento de grande porte. Quem passa na frente da sede da empresa, em São Paulo, depara-se com uma enorme garrafa plástica sobre o saguão do edifício, como a anunciar uma nova era na empresa, que vem apresentando resultados econômicos negativos (leia-se prejuízo) nos últimos balanços, com três trocas de presidente nos últimos anos. O produto-símbolo da empresa na área de lácteos, o longa vida em caixinhas, sofre enorme concorrência de marcas provenientes de diversas bacias leiteiras. Além disso, a embalagem tradicional do longa vida permite pouco espaço para inovação.

Neste cenário, a diferenciação torna-se cada vez difícil; não há marketing suficiente para garantir um bom lugar ao sol, ou melhor, nas gôndolas dos supermercados, responsáveis por mais de 80% das vendas. Aliás, nessa questão, aqui vai um dado interessante: Carrefour e Pão de Açúcar, juntos, são responsáveis por 18% da receita líquida da empresa (dados de 1999, Panorama Setorial - Gazeta Mercantil).

Estará a Parmalat procurando uma nova alternativa de mercado ? Se estamos certos em nossa análise ou não, é cedo para saber. O fato, porém, é que a iniciativa da Parmalat sacudiu quem teria mais a perder com um eventual sucesso estrondoso desse produto: a Tetra Pak, fornecedora das tradicionais caixinhas, que imediatamente colocou propaganda em TV, lembrando preventivamente o consumidor que "o leite vem da caixinha".

Sendo a Parmalat a protagonista dessa novidade, sua significância torna-se inegável. Afinal, o espetacular crescimento do leite longa vida (e da caixinha) se confunde com o próprio crescimento da Parmalat no País, que a alçou ao segundo posto, atrás apenas da Nestlé. Pode-se dizer, com pouca margem de erro, que a Parmalat foi quem mais abraçou a causa do leite longa vida obtido via UHT. Desta forma, um novo lançamento da empresa em sentido contrário, ainda que em seus primórdios, é realmente para deixar o mercado bastante atento. Não custa lembrar que a última grande reviravolta no mercado de leite foi justamente causada pela revolução dos processos e das embalagens, com o leite UHT sendo um dos fatores que alteraram radicalmente a geografia do leite no País e permitiram uma reorganização das forças de mercado.

Será que estamos na ante-sala de uma nova mudança ?


Natura Premium



Linha de podução do Natura Premium

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre em Ciência Animal (ESALQ/USP), MBA Executivo Internacional (FIA/USP), diretor executivo da AgriPoint e coordenador do MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS CESAR MASSAMBANI

UMUARAMA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 24/06/2002

Está de parabéns a Parmalat, pois ela é uma da únicas companhias de laticínios que inova no mercado consumidor de leite.

Se o produto é caro ou barato, a decisão é do consumidor que paga mais pela qualidade.

Infelizmente o brasileiro (de modo geral) não confia em leite e isto é muito ruim para todos e enfim os produtores perdem também.

Na minha opinião, são inovações como esta que farão com que haja aumento de consumo de leite em nosso país e todos serão beneficiados, consumidores, produtores e indústrias.
GENARO GOULART REGINATTO

OUTRO - RIO GRANDE DO SUL

EM 28/05/2002

Muito bom o artigo. Completo e sucinto. Sou representante comercial e tenho como representada a Parmalat aqui em Porto Alegre-RS, por isso gostaria de acrescentar que o leite está sendo muito bem aceito pelo consumidor no mercado de Porto Alegre e Grande Porto Alegre.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures