ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

É preciso investir na formação de lideranças

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

EM 22/03/2002

4 MIN DE LEITURA

0
0

Ser liderança rural é uma das atividades mais complicadas que existem. Primeiro, é preciso representar milhares (às vezes milhões) de pessoas com realidades e anseios muito distintos entre si. Depois, é preciso dar forma e rumo à grande quantidade de opiniões e percepções destas pessoas, caso contrário há o risco de gerar apenas ruído e colher pouco resultado prático, além da insatisfação e das críticas generalizadas. Terceiro, é preciso negociar com elos mais fortes economicamente e, não raro, com lobbies mais ativos nas esferas governamentais. Quarto, é preciso ainda defender o setor junto à grande mídia, que nem sempre retrata a situação do produtor rural de forma imparcial e tal qual ela é.

Há, por fim, a questão da disponibilidade de recursos, geralmente insuficiente para aquilo que precisa ser feito, gerando frustração de quem lidera e insatisfação de quem é liderado.

Por tudo isso, ser líder de qualquer atividade rural não é uma tarefa fácil ou simples, que possa ser destinada a pessoas cujas qualidades principais são as boas intenções e a vontade, embora estes dois ingredientes não podem de forma alguma faltar.

Mas além delas, é preciso conhecer a matéria profundamente, ter boa articulação política, conhecer o funcionamento do sistema público e do meio político, ser exímio estrategista, ter bons assessores para as diversas áreas envolvidas e ter liderança. É preciso conhecer ou ter meios de se informar rapidamente a respeito das oportunidades existentes em cada momento e das ameaças à espreita, bem como dos pontos fortes a explorar e dos pontos fracos que precisam ser eliminados. É necessário acompanhar e entender as transições do mundo globalizado e as limitações da produção rural no contexto econômico. Enfim, como em qualquer empresa, o líder precisa ser um maestro, que consegue reger bem a orquestra que está sob sua responsabilidade e que lhe guarda as mais altas expectativas.

Parte destes atributos é inata, ou seja, cada pessoa já nasce com sua carga de liderança, umas mais, outras menos. Porém, a outra parte pode ser aprendida, não só com a experiência, mas com uma formação adequada para esta difícil função.

E põe difícil nisto. O líder rural defende um setor que, via de regra, está em desvantagem com todos os outros, seja em comparação aos demais elos da cadeia, seja em comparação a outros setores da economia. Sua única alternativa é ser melhor do que os outros. É como uma pequena empresa que pretende competir em um mercado recheado de grandes empresas: como prosperar tendo a mesma capacidade de realização das demais ? É quase impossível. É preciso ter os melhores quadros e vencer na eficiência, na criatividade, na capacidade.

É exatamente assim com as lideranças rurais. Os tempos estão mudando e cada vez mais a formação de líderes rurais se torna importante. Os produtores americanos, por exemplo, conseguem conquistas fenomenais no campo da política apesar de representarem pouca coisa no PIB americano. A nova Farm Bill está aí para provar. Os produtores da Nova Zelândia criaram uma estrutura de produção e comercialização de leite que lhes garante segurança e lhes permite agora atuar no mercado mundial, inclusive comprando empresas em outros países.

No Brasil, o setor rural produziu e vem produzindo bons líderes ao longo dos anos. A produtividade agrícola vem crescendo; o país, em diversos setores, vem sendo cada vez mais respeitado no exterior, como potência agrícola. A própria produção de leite brasileira cresceu de forma notável na última década. No entanto, um dia, os líderes deverão ser substituídos. Aliás, o grande líder é, acima de tudo, aquele que faz o seu substituto; mais do que isso: o substituto deve ser melhor preparado que o próprio líder, afinal a complexidade do mundo atual, a agilidade de mudanças e a disponibilidade de informações para se trabalhar colocam aquele que está melhor preparado em condições mais favoráveis para obter melhores resultados. No mundo competitivo de hoje, o sucesso do passado não garante um futuro tranqüilo. Quem não tem a sensação de, hoje, precisar ser melhor do que costumava ser há tempos atrás, para continuar no rumo de seus objetivos pessoais e profissionais ? Não há porque não ser assim em se tratando de lideranças rurais.

Mas como formar líderes rurais ? Pois saiba que já existem cursos próprios para isso. A ESALQ/USP tem um programa de formação de lideranças rurais, o líderusp II, que consiste de uma pós-graduação "latu sensu", com duração de dois anos, onde temas como associativismo, cooperativismo, análise e elaboração de projetos, economia e liderança são discutidos.

Iniciativas como esta são louváveis e devem ser seriamente consideradas tanto por quem almeja se tornar um líder rural, como para quem hoje está nessa importante e difícil posição, seja para sua própria formação, seja para a preparação dos seus substitutos.

Quem desejar obter mais informações sobre o liderusp II, visite o site www.ciagri.usp.br. ou entre em contato com o Prof. Fernando Peres, coordenador do curso, no email fcperes@esalq.usp.br.

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre em Ciência Animal (ESALQ/USP), MBA Executivo Internacional (FIA/USP), diretor executivo da AgriPoint e coordenador do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures