ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tratamento de infecções uterinas pós-parto - Parte 2/2

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 15/12/2000

1 MIN DE LEITURA

2
0
José Luiz Moraes Vasconcelos

2. Resultados experimentais: flora bacteriana e sua sensibilidade a antibióticos

Como citado no radar anterior, o tratamento das infecções uterinas inespecíficas, que tomam forma de metrites, endometrites e piometras, é assunto bastante controvertido. Existe muita divergência sobre os melhores tratamentos, talvez por causa da pouca atenção dada ao processo normal de involução e aos mecanismos de defesa uterina durante o período pós-parto, além do que uma conduta racional para a terapia antibacteriana dessas infecções depende do isolamento e identificação do agente causador da infecção, da sua sensibilidade "in vitro" às drogas antibacterianas e da concentração necessária do antibiótico no útero da vaca.

O útero, no pós-parto, oferece condições ideais para crescimento de bactérias que, entretanto, sob condições normais são eliminadas em poucos dias ou semanas. Elas são eliminadas pelas contrações do miométrio, que forçam a saída do lóquio através da cérvix, pela atividade de fagocitose dos leucócitos nos fluidos uterinos e no endométrio e pelas substâncias antibacterianas produzidas pelas glândulas uterinas.

Através do convênio entre a CONAPEC Jr., Núcleo de Bovinocultura de Leite e as Cooperativa de Passos (CASMIL) e de São José dos Campos (COOPER.) foram realizadas visitas a propriedades leiteiras com o objetivo de determinar a etiologia, prevalência e sensibilidade "in vitro" aos antibióticos, de microrganismos isolados de material uterino de vacas com corrimento visível e/ou repetições de cio. As colheitas foram feitas com seringas e pipetas de inseminação estéreis, e encaminhadas ao laboratório para a realização de cultivos bacteriológicos em Ágar Sangue e Ágar MacConkey, além de bacterioscopia pela coloração de Gram. Os resultados obtidos são apresentados na Tabela I.

Tabela 1 - Etiologia, prevalência e sensibilidade "in vitro" aos antibióticos dos microrganismos à de material uterino de vacas

Tabela 1


Conclui-se que a etiologia e, principalmente, a sensibilidade aos antibióticos foram diferentes para as duas regiões, o que vem demonstrar a importância de se efetuar os tratamentos, se possível, considerando as particularidades de cada propriedade, ou pelo menos levando em consideração estudos regionais, em que tenham sido determinados os agentes predominantes, especialmente em relação à sensibilidade aos antibióticos, visando melhorar a eficiência dos tratamentos.

********


fonte: MilkPoint

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ISABEL C ARAUJO

LUZIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/06/2017

Estou com índice alto de infecção nas vacas pós parto, ainda, nao descobri o porque e um remedio bom.
MICHEL DOS SANTOS ABRAHÃO

CORONEL VIVIDA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/08/2009

Primeiramente parabéns pelo artigo.

O uso de ceftiour teria um bom resultado, levando em consideração as particularidades de cada região? Ainda que temos algumas apresentações no mercado com descarte zero que diminuiria os prejuizos dos produtores.
Obrigado
MilkPoint AgriPoint