ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dez prioridades de um programa de observação de cio bem sucedido

POR RICARDA MARIA DOS SANTOS

E JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 18/10/2006

3 MIN DE LEITURA

2
0
1. Estabeleça uma rotina

As vacas devem ser observadas em cio em horários e locais que possam expressar o comportamento de cio. Estabeleça normas para o procedimento:

Quem será o responsável. Em fazendas pequenas, todos os funcionários devem estar envolvidos na observação de cio.

Onde será feito e que sinais serão observados.

Quem registrará o cio. Crie mecanismos de comunicação entre os funcionários para que as vacas em cio sejam de conhecimento de todos. Anotação em um quadro afixado no local em que todos os funcionários circulam costuma ser funcional.

2. Utilize as anotações a seu favor

Todos os cios observados devem ser anotados, mesmo que a vaca não seja inseminada. Se a concepção for de 50%, significa que metade das vacas irá retornar em cio de 18 a 24 dias depois, portanto, devemos criar formas de avaliar mais criteriosamente essas vacas nesse período de retorno ao cio previsto.

Uma boa forma é imprimir uma lista com o número desses animais e distribuir para o pessoal responsável pela detecção de cio,.

3. Crie grupos de interação entre as vacas

As vacas vazias e recém inseminadas devem ser mantidas juntas. Observe os grupos de vaca sexualmente ativos. Vacas em cio e vacas que entrarão em cio nas próximas 48 horas geralmente ficam juntas. As vacas normalmente alteram seu comportamento quando estão próximas do cio.

4. Minimize os problemas de casco

Vacas com problemas de casco geralmente não montam nem deixam ser montadas. Prevenir e tratar o mais cedo possível os problemas de casco é muito importante para o sucesso da detecção de cio.

Permitir que as vacas mantidas em piso de concreto tenham acesso a um piquete também é importante.

5. Pouco é bom, mas mais é melhor

As vacas devem ser observadas várias vezes ao dia. Três observações diárias é o mínimo, mas quatro é melhor.

A média do período de cio das vacas em lactação é de 8 horas, então com duas observações diárias, muitos cios são perdidos.

6. Tempo é tudo

Use o tempo de forma eficiente. Não observe o cio das vacas enquanto elas estão se alimentado ou estão na ordenha. As vacas precisam de espaço, bom piso e tempo para interagirem e mostrarem os sinais de cio. O observador de cio não pode ser o perturbador da interação entre as vacas.

7. Local, local e local. Este é um ponto importante

A observação visual do cio deve ser em local com bom piso, sem obstáculos que impeçam a interação entre as vacas.

8. Use ferramentas para auxiliar a observação visual do cio

Lista da previsão de cio (vacas que deram cio de 18 a 24 dias atrás).

Pinte a base da cauda das vacas.

Existem sistemas eletrônicos auxiliares da observação do cio, como o pedômetro (mede a movimentação das vacas) e o heat-watch (sensor colado na base da cauda da vaca que indica as montas), mas exigem grandes investimentos.

9. Utilize os protocolos de sincronização e inseminação artificial em tempo fixo

Esses protocolos garantem que todas as vacas aptas serão inseminadas no momento programado. Para aproveitar melhor os resultados positivos dos protocolos observe criteriosamente todas as vacas inseminadas no período estimado do retorno ao cio (18 a 24 dias depois da IA).

Faça o diagnóstico precoce da gestação para que as vacas vazias sejam re-inseminadas o mais rápido possível.

10. Não tente adivinhar

A vaca está ou não no cio? Procure saber quando foi o último cio da vaca.

Gaste tempo observando a vaca. Anote que você desconfiou que determinada vaca esta em cio para que os outros funcionários possam confirmar.

As vacas entram em cio de forma distribuída durante as 24 horas do dia, são pouco ativas, e não ficam em cio por muito tempo, por isso a detecção de cio é uma tarefa difícil. Devemos providenciar um ambiente que encoraje as vacas a expressarem os sinais de cio. Permita que as vacas interajam em grupos pequenos, em ambiente não muito lotado, com piso adequado (não escorregadio ou acidentado), use os métodos auxiliares de detecção para pegar o maior número possível de vacas em cio.

Na maioria das fazendas a rotina de observação de cio é falha e tem pontos para serem melhorados, portanto, são poucas fazendas que não podem reduzir o intervalo parto/concepção só aperfeiçoando a rotina de detecção de cio.

Aumentar a taxa de detecção de cio requer esforço extra de todas as pessoas envolvidas na produção de leite (proprietário, técnicos, funcionários e pesquisadores).

Vaca para expressar os sinais de cio precisa de boa alimentação, conforto, saúde nos cascos e atenção aos detalhes.

RICARDA MARIA DOS SANTOS

Professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.
Médica veterinária formada pela FMVZ-UNESP de Botucatu em 1995, com doutorado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP de Jaboticabal em 2005.

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 24/03/2008

Prezado Leandro José Vanz,
O método de pintar a base da cauda consiste no seguinte: Todo dia de manhã o rebanho é observado e a base da cauda é pintada com um bastão marcador próprio para essa finalidade, na manhã seguinte os animais são novamente observados, os animais sem a tinta são considerados em cio (durante a monta a tinta é retirada). Esse sistema funciona bem em rebanho grandes, mas precisa de um funcionário treinado para realizar a funcão. Esse sistem também pode ser usado como ferramenta auxiliar de detecção de cio em lotes que são tratados com prostaglandina.
Digitando no google: bastão marcador, você encontra algumas marcas desses bastãoes comercializados no Brasil, na maioria das vezes utilizados na suinocultura, mas que podem ser usados em vacas.
LEANDRO JOSÉ VANZ

GUARAPUAVA - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 19/03/2008

Prezada Dra. Ricarda Maria dos Santos
Muito bom o artigo, esclareceu bem que a necessidade de treinamento dos funcionários, organização das anotações e métodos auxiliares para detecção do cio. Cada vez mais, vacas de alta produção, tendem a reduzir o periodo de cio, para até somente três horas em alguns casos, tornando muito difícil a observação do cio quando estes se manifestarem principalmente a noite. Gostaria que a professora explicasse, como funciona o método de pintar a base da cauda das vacas, como é a sua eficiência? Que tinta pude ser usada?
Obrigado!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures