ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balanço energético, ingestão de matéria seca e concentração hormonal de vacas que ovularam ou não o primeiro folículo dominante pós-parto

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 27/08/2004

2 MIN DE LEITURA

0
0

A recuperação da ciclicidade pós-parto tem sido associada por alguns autores com melhoria em parâmetros reprodutivos pós-parto. O balanço energético pós-parto influencia o desenvolvimento folicular e a probabilidade de ovulação.

Este estudo (Energy balance, dry matter intake, and hormone profiles of cows with ovulatory and non-ovulatory follicles during the first postpartum follicle wave, J. Dairy Science, vol 87, suppl. 1, p. 296, 2004) foi desenvolvido para avaliar se diferenças no balanço energético periparto (dias -21 pré a 30 dias pós-parto) contribuem para diferenças na atividade folicular pós-parto.

A primeira onda folicular pós-parto foi acompanhada por ultra-sonografia em 55 vacas Holandesas, e os grupos foram determinados retrospectivamente, sendo ovulatórios (GO; n=17), não ovulatórios com alto estradiol (GAE; n=6), não ovulatórios com baixo estradiol (GBE; n= 24) ou císticas (n=8). As vacas císticas foram retiradas das análises.

O pico de estradiol foi similar nos grupos GO e GAE (5,8 ± 0,7 vs 6,0 ± 1,1 pg/ml; P=0,8) e foram maiores que no grupo GBE (1,2 ± 0,5 pg/ml).

O balanço energético pré e pós-parto foi mais negativo nas vacas GBE (10,8 ± 0,4 e -12,2 ± 0,6 Mcal/d) do que nas ovulatórias (13,6 ± 0,5 e -8,3 ± 0,8 Mcal/d) ou GAE (15,8 ± 0,8 e -9,0 ± 1,2 Mcal/d). Diferença no balanço energético foi detectada com -21 dias e se manteve até os 30 dias pós-parto.

Não houve diferença na produção de leite entre os grupos, e diferenças no balanço energético foram devido a diferenças na ingestão de matéria seca.

De acordo com os resultados de balanço energético, vacas GBE tiveram menores níveis de insulina e glicose e maior AGNE que vacas dos grupos GO e GAE.

Vacas GBE tiveram balanço energético mais negativo comparado com vacas dos grupos GO e GAE.

Os autores concluíram que as vacas que não ovularam e apresentaram menor estradiol tiveram balanço energético mais negativo, e este já era detectado com 21 dias antes do parto, o que pode influenciar negativamente, de alguma forma, a qualidade dos folículos em desenvolvimento pós-parto.

Os autores não conseguiram determinar porque vacas dos grupos GO e GAE, com semelhante balanço energético e concentração de estradiol, tiveram diferentes respostas em ovulação.


Estas informações mostram a importância do manejo pré-parto, em relação à eficiência reprodutiva futura, pois as vacas iniciam diferenças no balanço energético já com 21 dias antes do parto, e a intensidade do balanço energético negativo influencia a primeira ovulação pós-parto.

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures