ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Avaliação da eficiência do sistema Pedômetro para detecção de cio

VÁRIOS AUTORES

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 01/03/2007

2 MIN DE LEITURA

2
0
Resumo enviado para o ADSA Meeting que será realizado em julho de 2007, nos EUA.

Introdução e Objetivo

Ferramentas auxiliares que medem mudanças de atividade, condutividade do muco cervical, número de montar e temperatura corporal podem ser utilizadas para aumentar a taxa de detecção de cio.

O sistema pedômetro registra o número de passo da vaca. Vacas em cio se movimentam mais, conseqüentemente, o pedômetro registra um aumento do número de passos, indicando que a vaca está em cio, mas tem sido relatada alta porcentagem de detecções falso positivo.

O objetivo desse estudo foi avaliar a eficiência do sistema pedômetro (WestfaliaSurge) usando exames ultra-sonográficos semanalmente.

Material e Métodos

O experimento foi conduzido na Fazenda Colorado, localizada em Araras, SP, durante os meses outubro e novembro de 2006. Foram utilizadas vacas Holandesas ciclando (determinado pela presença de corpo lúteo no dia 0 do experimento) e não gestante (n = 89) produzindo 40,3 ± 8,84 kg de leite/dia e com mais de 40 dias pós-parto, mantidas em "free-stall" com piso de concreto que receberam o pedômetro no dia do parto (o pedômetro foi fixado no membro dianteiro esquerdo e as mensurações do pedômetro foram emitidas 3 vezes por dia).

Durante 28 dias os ovários das vacas foram examinados por ultra-sonografia (Aloka-500; 7,5 MHz) uma vez por semana, com intervalos de 7 dias, para detectar a regressão do corpo lúteo, ovulação e desenvolvimento de um novo corpo lúteo.

Foi considerada detecção correta do pedômetro quando a vaca era apontada em cio e o CL inicial (CL identificado no dia 0 do experimento) regredia e outro CL se formava.

A falha de detecção foi considerada quando o pedômetro apontava uma vaca em cio mas o CL inicial permanecia na mesma posição inicial (falso positivo) ou quando uma vaca não era apontada em cio pelo pedômetro mas na avaliação por ultra-sonografia o CL inicial tinha regredido (falso negativo).

Resultados

Durante 28 dias de experimento o sistema pedômetro apontou 95 cios, 81 (85,3%) foram detectados corretamente e 14 (14,7%) foram considerados falso positivo (o pedômetro apontou a vaca em cio mas o CL inicial permaneceu na mesma posi��ão inicial).

Oito cios não foram detectados pelo sistema pedômetro (8,9%; 8/89), sendo considerado falso negativo (vaca não foi apontada em cio pelo pedômetro mas na avaliação por ultra-sonografia o CL inicial regrediu e um novo CL se formou).

A eficiência total do pedômetro foi 78,6% (81 cios detectados corretamente e 103 ocorrências).

Pode-se concluir que o sistema pedômetro detecta cio com alta eficiência e pode ser usado com uma ferramenta auxiliar para aumentar a taxa de serviço e, consequentemente a taxa de prenhez do rebanho.

Figura 1. Vaca com pedômetro - membro anterior.

RICARDA MARIA DOS SANTOS

Professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.
Médica veterinária formada pela FMVZ-UNESP de Botucatu em 1995, com doutorado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP de Jaboticabal em 2005.

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FRANCISCO ROSSIGNOLI FLORES

SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS - MATO GROSSO - PESQUISA/ENSINO

EM 18/03/2007

Bastante interessante esse experimento, acredito que da mesma forma que o Sr. Paulo Marcos relatou, essas tecnologias devem ser apresentadas para os produtores de todo o país, pois tudo o que é de bom e de positivo deve ter enfoque com vigor.

E mais ainda, deve ser analisado antes de mais nada elucidado se o capital a ser investido em tal tecnologia trará retorno positivo a longo ou curto prazo? Pois trata-se de uma tecnologia, no meu ponto de vista, que deverá ser acompanhada por um profissional e para tanto, mais gastos serão gerados.

Mas resumindo, gostei bastante da ferramenta.
PAULO MARCOS RIBEIRO DA VEIGA

PASSOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/03/2007

Excelente artigo, pois sempre que nos é apresentada uma nova tecnologia, surge uma grande dúvida. Normalmente os investimentos nessas tecnologias são de alto custo, e nem sempre temos a certeza de que ao adquirirmos a tecnologia, teremos o resultado esperado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures