ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aplicação do sêmen sexado em animais de produção

Por Mariano Medina e André Galassi1

A tecnologia de sexagem de sêmen utiliza a citometria de fluxo para separar os espermatozóides X e Y, ou seja, as células espermáticas responsáveis por produzir machos e fêmeas, com uma exatidão ao redor de 90% para qualquer um dos sexos escolhido.

A técnica está baseada na diferença da quantidade de DNA entre os cromossomos X (maior quantidade de DNA) e Y, que em bovinos chega a 3,8%, e nas distintas intensidades de luz que emite o DNA fluorescente ao serem excitados com um luz UltraVioleta.

A possibilidade de utilizar a técnica associada a outras como a transferência de embriões, Fertilização in vitro e ICSI sobre animais de alto mérito genético, permite acelerar ainda mais o progresso e ganho genético dos sistemas produtivos.

O processo de sexagem de sêmen se baseia na coleta do sêmen com vagina artificial, onde no registro das características do ejaculado, padrões mínimos de qualidade devem ser exigidos, entre eles 65% de motilidade progressiva, vigor 3 e concentração mínima de 1.000.000.000 de espermatozóides por ml.

Prepara-se a amostra e o sêmen é levado para o processo de separação das células. Após finalizado, avalia-se a qualidade seminal pós-decongelado e aprova-se apenas as partidas que cumprem as exigências mínimas de qualidade e segurança.

O sêmen sexado foi posto a ponto para a utilização em programas de inseminação artificial em gado de corte e de leite, transferência de embriões e fertilização in vitro (F.I.V). Para o caso de seu uso em um programa de super ovulação e transferência de embriões se utilizam de 3 a 4 palhetas com 10.000.000 de espermatozóides totais, uma a tempo zero, 2 a 12 horas e uma as 24 horas da detecção do cio.

Os trabalhos de aplicação da tecnologia no Brasil e na Argentina passaram por provas de campo onde se comparou a eficiência do uso do sêmen sexado com o convencional em rebanhos com manejo que refletiam as verdadeiras condições das fazendas brasileiras e Argentinas.

Entre suas principais utilizações em rebanhos de corte estão:
- Produzir machos ou fêmeas segundo a necessidade do mercado
- Abaixar os problemas de distocia nos serviços de 15 meses
- Produzir touros de animais de maior mérito genético para uma determinada caraterística como: crescimento e conversão de alimento... entre outras
Uso em Transferência de Embriões:
- Para um objetivo determinado de produção de embriões de um sexo, o uso do sêmen sexado reduz o custo e tempo de produção

Para rebanhos de leite utilizamos em grande escala para:
- Intensificar a melhoria genética sobre as fêmeas de reposição
- Programar a quantidade de novilhas de reposição para cada ano
- Produzir "carne" sobre as vacas com menor mérito genético
Uso em Transferência de Embriões:
- Para um objetivo determinado de produção de embriões de um sexo, o uso do sêmen sexado reduz o custo e tempo de produção.

No Brasil obtivemos um resultado de 51,5% de prenhez em novilhas zebu não mostrando uma diferença significativa para o lote de controle com o sêmen convencional que foi de 58%, todos os lotes inseminados com uma única dose de sêmen. A porcentagem de sexagem foi de 94,5% (neste caso inseminamos apenas para obtenção de fêmeas) o que superou as expectativas. Nos trabalhos feitos em transferência de embriões a porcentagem de produção de estruturas não fertilizadas tem sido equivalente aos números obtidos com o uso de sêmen convencional.

Na fertilização in vitro o primeiro trabalho conduzido com a fazenda VPJ e Pillar mostrou resultados excelentes com 42% de taxa de desenvolvimento embrionário e as taxas de sexagem até o momento também acima de 90%.

A mesma tecnologia é hoje utilizada na Argentina em eqüinos e ovinos, com resultados satisfatórios.

Maximiza-se o uso de uma tecnologia, de uma maneira prática e convencional possibilitando a todos o acesso a ganhos e benefícios. Com certeza a "escolha do sexo" será um divisor importantíssimo no aprimoramento das atividades agropecuárias, em um momento tão peculiar da pecuária nacional onde alcançamos índices elevadíssimos e pela primeira vez na história visualizamos ganhos potenciais em novos mercados e novas oportunidades.

_____________________________
1Mariano Medina (Goyaike SA) e André Galassi (Goyaike Brasil Agropecuária LTDA)

9

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RODRIGO DE CASTRO FASCINI

SANTOS - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 11/07/2008

Estou denvolvendo meu TCC cujo tema é Inseminação Artificial de Semen Sexado e agradeço a ajuda deste e de outros artigos.
Sinto dificuldades em encontrar livors e artigos publicados do assunto para enriquecimento de meu trabalho.
Atenciosamente
Rodrigo Fascini
5º Ano de Medicina Veterinaria - Unimes/Santos-SP
ANDRÉ GALASSI GARGALHONE

OUTRO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/10/2004

obrigado senhores pelo contato.
o sêmen sexado poderá ser adquirido na central ABS pecplan de Uberaba-MG. Os preços dependem de qual touro o cliente busca e das condições de venda.
Em programas de inseminação artificial as taxas de prenhez comparadas não obtiveram diferenças significativas. Para T.E em protocolos específicos o sêmen sexado também tem produzido resultados normais.
Para F.I.V temos variações que dependem do touro utilizado e do protocolo.

Atenciosamente
André Galassi
ANDRÉ GALASSI GARGALHONE

OUTRO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/09/2004

Prezado Ricardo, a técnica está disponível para todos tipos de criadores. A análise da viabilidade econômica dependerá exclusivamente do benefício que a tecnologia traz para a atividade e a redução de custos referentes a reposição de fêmeas, utilização de mérito genético, entre outras.

Atenciosamente
André Galassi
STEPHANY AMARAL

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/09/2004

Você poderia informar se alguma central de inseminação brasileira já está comercializando o sêmem sexado?
RICARDO DE MORAIS FRANCO

OUTRO - SÃO PAULO

EM 04/09/2004

Sem dúvida esta nova técnica irá melhorar a qualidade dos animais, tanto para corte como principalmente para leite em que a reposição de novilhas representa um custo alto na produção, sem contar que nem sempre encontramos animais a altura dos que estamos repondo. Porém gostaria de saber se esta técnica já esta viável para médios e pequenos produtores que usam inseminação artificial nos seus rebanhos.
Obrigado e parabéns pelas informações

Ricardo M Franco

<b> Resposta do autor</b>

Prezado Ricardo,

A técnica está disponível para todos tipos de criadores. A análise da viabilidade econômica dependerá exclusivamente do benefício que a tecnologia traz para a atividade e a redução de custos referentes a reposição de fêmeas, utilização de mérito genético, entre outras.

Atenciosamente

André Galassi
FERNANDO ENRIQUE MADALENA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 04/09/2004

Sem dúvida esta será uma ferramenta formidável. Sua aplicação generalizada dependerá do preço, é claro. Fizemos estudo ao respeito (The value of sexed semen, J. Anim. Breed. Genet. 121:253, 2004) que indica ponto de equilíbrio de 12 dólares para o preço da dose de sêmen sexado para um produtor de leite com gado especializado vendendo novilhas de 2 anos, e de 78 dólares no caso dele produzir novilhas excedentes F1 de Gir. Com redução de 10% na fertilidade, esses valores caíram para 9 e 65 dólares.

PS. O fato da diferença em fertilidade não ter sido significativa pode simplesmente ter sido conseqüência de baixo número de animais no experimento, não quer dizer que não a houvesse.
CÁCIO RIBEIRO DE PAULA

PIRACANJUBA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/09/2004

Gostaria apenas de saber o custo de adoção da tecnologia de sêmen sexado. Hoje seria viável economicamente? Em que nível de custo deveria se posicionar para que pudesse ser usada de forma massiva?

Grato,

Cácio.

<b>Prezado Cácio,</b>

De acordo com a resposta enviada em outra carta, pelo Prof. Madalena, sua aplicação generalizada dependerá do preço, é claro. Fizemos estudo ao respeito (The value of sexed semen, J. Anim. Breed. Genet. 121:253, 2004) que indica ponto de equilíbrio de 12 dólares para o preço da dose de sêmen sexado para um produtor de leite com gado especializado vendendo novilhas de 2 anos, e de 78 dólares no caso dele produzir novilhas excedentes F1 de Gir. Com redução de 10% na fertilidade, esses valores caíram para 9 e 65 dólares.

JAIME CASAROTTO

OUTRO - PARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/09/2004

gostaria de saber quem esta vendendo no mercado semem sexado
FERNANDO CERÊSA NETO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/09/2004

Gostaria de saber se já existe disponibilidade de sêmen sexado e, em caso afirmativo, em qual central está sendo comercializado.
Muito obrigado.
Fernando Cerêsa Neto
(61) 325-1230 - coml.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures