ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aplicação de prostaglandina no pós-parto imediato pode reduzir incidência de retenção de placenta em vacas de leite

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 03/11/2000

2 MIN DE LEITURA

1
0

José Luiz Moraes Vasconcelos

As complexas mudanças hormonais que ocorrem ao parto estão relacionadas com a sincronização da contratilidade da musculatura do útero, dilatação da cérvix, separação das membranas fetais das maternas e início da lactação. Um exemplo do resultado de assincronia entre os processos fisiológicos da expulsão do bezerro é o atraso na liberação das membranas fetais (Placenta).

Retenção de placenta é uma síndrome que pode ocorrer em muitas espécies animais, porém, é um problema sério em vacas de leite, sendo que de 8 a 30% dos partos normais em vacas de leite resultam em retenção de placenta.

A incidência de retenção de placenta aumenta quando ocorre interferência ou distúrbios no mecanismo natural da gestação como em casos de indução farmacológica do parto ou antecipação do parto por outros fatores.

O estresse térmico pode levar a uma antecipação do parto, podendo ser considerado uma causa do aumento da incidência de retenção de placenta. Estudos separando as estações do ano em quente (primavera e verão) e fria (outono e inverno), observaram que a incidência de retenção de placenta, na estação quente foi de 24,05% e na fria de 12,24%. O período de gestação nas vacas que tiveram retenção de placenta foi 5,25 dias menor do que nas vacas sem retenção de placenta (279,08 dias). O período de gestação das vacas que pariram na estação quente foi 2,82 dias menor que naquelas paridas na estação fria (279,41 dias).

Avaliando dados de rebanhos leiteiros, foi observado que o período de gestação foi a variável com maior efeito na incidência de retenção de placenta, sendo mais elevada em gestações menores que 275 e maiores que 291 dias.

Podemos observar, então, que a antecipação do parto eleva os índices de retenção de placenta, independente de ser por indução farmacológica ou fisiológica, como no verão, quando ocorrem períodos de gestação menores.

Em um estudo realizado no Brasil, com vacas de grau de sangue variando
entre 3/4 holandês - zebu até holandês puro, foi observado que a incidência de retenção de placenta foi de 30,1% no grupo controle e de 15,2% no grupo tratado com Prostaglandina (PGF2a - Lutalyse = 25 mg Dinoprost) na primeira hora pós-parto. A aplicação de PGF2a na primeira hora pós-parto foi efetiva em reduzir a incidência de retenção de placenta, principalmente nas vacas que anteciparam o parto (<280 dias).

 

Tabela 1



Estes dados mostram que pode haver antecipação fisiológica do parto e que a aplicação de PGF2a foi mais eficiente em vacas que anteciparam o parto, ou seja, vacas que antecipam o parto devem ser tratadas com PGF2a na primeira hora pós-parto, visando suprir os níveis de PGF2a e assim diminuir a incidência de retenção de placenta.

Para saber se esta ocorrendo antecipação do parto é preciso fazer a média do período de gestação das vacas em cada fazenda. As vacas que parirem antes da data esperada devem ser tratadas com PGF2a na primeira hora pós-parto como uma forma de diminuir a incidência de retenção de placenta.

fonte: MilkPoint

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RONEVALDO ROCHA ORÇAI

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/08/2021

Boa noite!
A onde comprar?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures