ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como realizar o tratamento das tripassonomíases bovinas?

EDUCAPOINT

EM 23/10/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
A ocorrência da tripanossomíase bovina tem aumentado no país. Esta enfermidade causa inúmeros prejuízos econômicos, não só pelas mortes nos rebanhos, mas, principalmente, pela queda de produção dos animais afetados. A tripanossomíase bovina iniciou-se no Pantanal Mato-grossense, e a partir de 2008 foram registrados surtos da doença na região sudeste (MG e SP), nordeste e no RS.

Essa doença ocorre com maior frequência nos rebanhos leiteiros, principalmente pela transmissão através do compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas, mas pode afetar também rebanhos de corte. O uso inadequado de medicamentos intravenosos pode causar a transmissão direta do T vivax. Isto é muito comum, pois durante uma aplicação pode ocorrer de sobrar resíduos de sangue na seringa e na agulha e isso ser injetado junto com o produto num próximo animal.

Entre os sinais clínicos da doença observa-se a diarreia, anemia, o emagrecimento progressivo, aborto e infertilidade, além de sinais neurológicos como salivação constante e dificuldade de locomoção. Um animal infectado é capaz de infectar muitos outros animais através do uso do uso de agulhas e seringas contaminadas, expandindo rapidamente a doença dentro do rebanho. Se mais de 20% do rebanho estiver infectado, todo o rebanho é considerado infectado.


Uma vez diagnosticada a doença por sorologia, é necessário fazer o tratamento. Não há vacina autorizada no país para prevenir ou tratar a doença, é importante conhecer as boas práticas de prevenção a fim de evitar prejuízos. O tratamento disponível para a Tripanossíamise T vivax no Brasil é o “Cloridato de Isometamidium” que deve ser usado com muito cuidado, pois causa dor no local de aplicação.

Assista o vídeo abaixo e confira detalhadamente como realizar o tratamento das tripanossomíases bovinas:



Essa aula faz parte do conteúdo do curso online “Tripanossomíase: a doença oculta nos rebanhos” disponível no EducaPoint. O curso é apresentado por Dr. Fabiano Antonio Cadioli, professor da UNESP de Araçatuba/SP, com vasta experiência em bem-estar animal e doenças de grandes animais.

Para ter acesso completo ao curso e saber como evitar os inúmeros problemas causados por essa doença no rebanho, basta assinar o EducaPoint. Com planos acessíveis de assinatura, os assinantes têm acesso a um portfólio completo de treinamentos que visam aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais que se dedicam a pecuária, auxiliando nos desafios diários.

Clique aqui e conheça os planos de assinatura! Ou ainda, EXPERIMENTE o EducaPoint gratuitamente neste link: https://www.educapoint.com.br/experimente/

Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures