ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Teste do alizarol: como interpretar e evitar perdas de leite na fazenda?

EDUCAPOINT

EM 24/05/2019

2 MIN DE LEITURA

0
3

Atualizado em 05/03/2024

A legislação brasileira para inspeção de leite e derivados está passando nesse momento por mudanças significativas, especialmente devido à publicação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), das Instruções Normativas (INs) 76 e 77.

Um dos pontos considerados na legislação diz respeito às análises de qualidade do leite. Essas são muito importantes porque, além de serem obrigatórias, determinadas pela legislação, orientam os destinos dos produtos dentro da indústria de laticínios. Além disso, elas servem para evitar perdas por parte dos laticínios e auxiliam no pagamento por qualidade.

Na fazenda

Na etapa da coleta do leite da fazenda, são feitas duas análises de controle de qualidade: temperatura e alizarol. Essas análises são feitas diariamente.

Análise do alizarol

A análise do alizarol tem o objetivo de estimar indiretamente a acidez do leite que será analisado. A legislação determina que a concentração mínima alcoólica utilizada deve ser de, no mínimo, 72% e a normalidade do leite tem que ser estável ao alizarol para que o leite seja captado pelo caminhão de coleta.

A análise consiste em misturar volumes iguais de leite e de alizarol. A interpretação dos resultados se baseia principalmente na observação da formação ou não de grumos nas paredes do tubo. Além disso, deve-se observar a coloração da mistura.

Se for observada ausência de formação ou poucos grumos muito finos e coloração vermelha tijolo, a amostra é considerada estável ao alizarol.
 

Se for observada presença de grumos com a coloração amarela ou mais fraca do que o vermelho tijolo esperado, a amostra é classificada como instável ao teste do alizarol.



O leite pode estar instável por duas situações:

- Acidez de origem microbiológica;
- Leite instável não ácido (LINA).

Para diferenciar, faz-se o teste da fervura dentro da propriedade. Caso o leite coagule na fervura, trata-se de um caso de acidez microbiológica; caso não coagule, trata-se de um caso de LINA.

Caso o que se observe é a coloração abaixo, mas sem a presença de grumos, a suspeita é de que o leite seja proveniente de animais com mastite ou houve adição fraudulenta de neutralizante. Lembrando que quanto mais roxo for o teste do alizarol, mais alcalino é o pH do leite.
 

Para diferenciar, deve-se lançar mão do teste CMT (Califórnia Mastite Teste). Se não for detectada presença de mastite, faz-se os testes de análises de resíduos do leite.

Aproveite e se inscreva no canal para estar sempre atualizado sobre as dicas e outros conteúdos que são postados semanalmente no canal! Ative as notificações para não perder nada e compartilhe esse conteúdo com amigos que também se beneficiarão dele!

Se você quiser conhecer mais informações sobre todas as análises de qualidade do leite previstas na legislação envolvendo toda a cadeia leiteira, acesse o conteúdo completo do curso on-line Inspeção de Leite e Derivados: Legislação Atualizada, do EducaPoint.
 

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures