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Como ter os melhores resultados com diferentes tipos de clientes?

EDUCAPOINT

EM 15/06/2018

3 MIN DE LEITURA

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Não é novidade que os consumidores estão cada vez mais informados e que quando decidem comprar um produto, é bem provável que já tenham pesquisado as diversas opções existentes no mercado. Associado a isto, existem cada vez mais produtos disponíveis e a facilidade de compra através da internet, também está cada vez maior.

Diante dessa realidade, vendedores precisam criar valor a seus produtos para se destacar, entregando uma solução efetiva para o problema que o cliente busca resolver. Um vendedor que entrega soluções efetivas garante um cliente satisfeito e aumenta a chance de fidelização.

Para conseguir atingir esse resultado, é importante conhecer cada tipo de cliente e suas dores. Existem três tipos básicos:

1) Auditivos

São aqueles que se comunicam basicamente por palavras. São clientes que falam muito bem e escutam melhor ainda.

Esse tipo de cliente não se interessa por catálogo, apresentação em Power Point ou colorida, porque seu maior desejo é escutar. Esse tipo de cliente gosta de explicações, de forma que, nesses casos, é importante estar preparado, especialmente na questão do uso correto da língua portuguesa, de se ter uma fala clara, pois tudo o que for falado será gravado com muita facilidade.

Para esse tipo de cliente, deve-se sempre responder com “sim” ou “não”, evitando-se respostas com acenos da cabeça. Além disso, deve-se tomar muito cuidado com o que vai dizer, porque a força da palavra é o que vai determinar o potencial do cliente auditivo.

2) Visuais

Esses clientes reagem bem a estímulos visuais, de forma que uma boa apresentação do Power Point, catálogos coloridos, gráficos, planilhas visuais, funcionam muito bem para esse tipo de cliente.

Quando você estiver face a face com esse tipo de cliente, faça contato visual, pois isso facilita a empatia e a aceitação das propostas que você está levando para ele.

Esse é tipo de cliente que não gosta de ser tocado, além do aperto de mão, de forma que é interessante identificar esse tipo de cliente para evitar esse tipo de comportamento.

Para esse tipo de cliente, acenar com a cabeça funciona bem.

3) Cinestésicos

Esses são clientes que gostam de conforto, reagem bem a estímulos sensoriais, gostam de ser abraçados, gostam de contato.

Esse tipo de cliente, por ter essa característica, às vezes não sabe muito bem o que quer, de forma que se você estiver diante desse tipo de cliente, conduza sua visita mostrando exatamente o que é importante para ele, pois ele reage muito bem a esse tipo de informação.

Por fim, esse tipo de cliente usa muito seus instintos para fechar o negócio.

Assim, tente identificar na sua carteira de clientes quais são os visuais, os auditivos e os cinestésicos e, quando for visitá-los, prepare-se para trabalhar dentro das características de cada um.

No vídeo abaixo o consultor Marco Lopes, especialista em vendas no agronegócio, explica de forma rápida, quais os principais perfis de clientes que existem:

 
Essa é apenas uma das aulas do curso on-line Criação de valor em vendas no agronegócio, do EducaPoint, onde Marco ensina técnicas para vendedores que desejam se tornar mais eficientes nas soluções de problemas de seus clientes, através de seus produtos, tratando das especificidades das vendas no agronegócio.

Para participar do curso e entender todas as etapas de vendas, desde a apresentação do produto até o fechamento e pós-vendas você pode adquiro-lo individualmente ou realizar uma assinatura!


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VAGNER ALVES GUIMARÃES

VOTUPORANGA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/06/2018

Vender é basicamente uma arte, o que definiu bem o consultor sobre os três valores
A venda é a consequência natural, como aquele ator que encanta sua plateia ; seu cliente.
O restante é o sucesso na busca da valorização profissional.

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