ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Gestão produtiva: Confira os 4 passos iniciais para sua implementação

EDUCAPOINT

EM 09/08/2018

0
0
Grande parte do leite brasileiro é produzido por pequenos produtores, com mão de obra familiar. Apesar da limitação da área e do menor volume produzido, essas propriedades podem sim ter um retorno econômico muito satisfatório, produzindo com qualidade e utilizando tecnologias que facilitem as rotinas diárias.
 
Mas como aumentar a eficiência produtiva das pequenas propriedades, garantindo renda para a família e oportunidades para que as gerações futuras permaneçam na atividade? O segredo está na gestão eficiente dos fatores produtivos

Dificilmente, encontra-se propriedades familiares pequenas que fazem algum tipo de gestão. A maior parte das fazendas leiteiras familiares não tem nenhum tipo de acompanhamento da gestão das atividades, o que dificulta a evolução de seus índices, já que não é possível gerar uma base de dados que possibilite identificar a situação da fazenda.

Confira abaixo os primeiros passos que devem ser dados em uma fazenda que busca aprimorar sua gestão:

1) Instalar o hábito de fazer anotações

O primeiro passo é o produtor se conscientizar da importância de fazer a gestão de seu negócio, passando a criar o hábito de fazer anotações dos eventos econômicos e zootécnicos que acontecem na propriedade.

Sem esse levantamento de dados, que permite identificar os pontos fracos e potencialidades da fazenda, não há como tomar medidas técnicas precisas visando a melhoria dos índices.

2) Diagnóstico

O próximo passo é fazer um diagnóstico da estrutura, do rebanho e da mão de obra da fazenda. Mesmo que o produtor ainda não tenha um sistema estruturado de anotações, busca-se obter informações básicas, como:

- Número de vacas em lactação;
- Número total de vacas;
- Número de novilhas.

3) Identificar os fatores produtivos e de rentabilidade atual

Identificar quanto a fazenda produz e quanto gera de renda.

4) Iniciar planejamento e definir metas

A partir desses itens básicos, é possível entender e começar a desenhar algum planejamento para que a propriedade já comece a trabalhar de forma direcionada. Sem um processo de gestão direcionando a atuação do técnico, essa acaba ficando muito esporádica e sem foco.

O planejamento inicial vai depender dos anseios da família e da disponibilidade de capital. Dessa forma, o foco inicial do trabalho é explorar ao máximo a estrutura já existente.

Define-se inicialmente um volume de leite a ser buscado ou uma renda a ser buscada (que acabará definindo o volume de leite). A partir do momento em que esse número é definido, determina-se um cronograma de ações para implantar a rotina de trabalho na fazenda.

Nesse ponto, fica claro ao produtor que ele terá direitos e deveres, de forma que o processo somente será bem-sucedido se contar com a participação ativa do produtor.

Quer saber mais sobre como conduzir este processo e garantir a lucratividade nos sistemas familiares? Participe do curso on-line Gestão dos fatores produtivos na propriedade familiar, do EducaPoint.

No curso, os instrutores Marcelo de Rezende e Primo Quinaglia - consultores da Cooperideal - falam também sobre a importância da gestão dos índices econômicos e zootécnicos, para que o produtor tenha total controle sobre seu negócio, tanto produtivo como financeiro, podendo atuar e garantir eficiência e rentabilidade. Participe! Para isso, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 115 temas).

Conheça os planos aqui! Ou experimente sem compromisso realizando um breve cadastro no site: EXPERIMENTE GRÁTIS!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082  

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.