ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Amostra de leite do tanque: determinante do preço de toda produção mensal

EDUCAPOINT

EM 11/07/2018

3 MIN DE LEITURA

0
1
A coleta de amostra de leite do tanque resfriador, realizada pelo transportador do laticínio, é determinante do preço de toda a produção mensal da fazenda. Desta forma, é fundamental realizá-la corretamente, evitando a ocorrência de fatores que interferem nos resultados das análises.


Confira abaixo os fatores que são essenciais para que esse procedimento seja feito corretamente:

1. Agitação

Durante o armazenamento do leite na propriedade, é importante que os resfriadores tenham um sistema de agitação eficiente, com 18-25 rotações por minuto. Vale destacar que essa agitação não pode ser tão devagar que não misture o leite adequadamente, nem tão rápida de forma a alterar a gordura do leite, transformando-a em manteiga.

A agitação precisa ser mantida até o momento da coleta, pois no leite parado, a matéria gorda tende a flutuar, carregando com ela as bactérias e as células somáticas. Dessa forma, a amostra coletada pelo transportador será completamente diferente da amostra que seria coletada se o leite tivesse sido agitado, e os resultados alterados dessa análise acabarão representando todo o leite estocado.
 
 

2. Tipos de materiais utilizados

É necessário trabalhar com materiais apropriados em inox.

3. Sanitização/desinfecção dos materiais

Os materiais precisam ser lavados e passar por uma desinfecção antes da realização da coleta.
 
4. Mãos do transportador

 

Os transportadores precisam higienizar as mãos e utilizar luvas durante a coleta para evitar contaminação da amostra.


5. Rotina da coleta

A rotina da coleta é muito importante, sendo um fator decisivo na representatividade da amostra. Alterações na rotina, bem como diferentes formas de coleta, por diferentes transportadores, podem alterar os resultados da amostra.


6. Manuseio do frasco, tampa e conservantes

Esse ponto também é fundamental, pois se antes da coleta o transportador fizer a desinfecção das mãos, dos frascos e da concha, mas no momento da coleta apoiar esse material em uma superfície suja e contaminada, essa amostra não representará o leite estocado.

Por isso, é essencial que o produtor, o gerente da fazenda ou o supervisor de ordenha acompanhe a entrega do leite e a coleta das amostras.
 

 


7. Armazenamento e transporte da amostra

A amostra deve ser armazenada em caixa de isopor ou caixa isotérmica com bastante gelo, para manter a amostra refrigerada. Isso é particularmente importante em regiões de clima quente, como na maioria das regiões do Brasil. O aquecimento da amostra pode desencadear a proliferação de microrganismos, alterando, dessa forma, o resultado da análise, que acabará representando todo o leite estocado.
 

8. Local de coleta

Não se deve coletar a amostra na válvula de saída de leite dos tanques, mas sim, sempre pela tampa superior do tanque, após ser feita a homogeneização do leite.
 

Geralmente, a saída do tanque armazena restos de leite, água de limpeza que fica depositada entre as coletas, contaminando a amostra por microrganismos.
 

Essas informações foram extraídas de uma aula do curso online Coleta de amostras de leite: procedimentos corretos para resultados seguros do EducaPoint. Durante as aulas, o especialista Cassio Camargos explica o passo a passo dos procedimentos de coleta, tanto da amostra de leite do tanque, como também da amostra individual para CCS ou cultura microbiológica.

Participe do curso e saiba como garantir que suas amostras representem fielmente a qualidade do leite e sanidade do seu rebanho!

Para assistir ao curso completo, basta assinar o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 115 temas). Conheça os planos aqui!

Ou se preferir, experimente grátis realizando um breve cadastro no site: EXPERIMENTE GRÁTIS!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures