ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dicas para utilização de cerca elétrica em pastejo rotacionado

POR JOÃO PAULO V. ALVES DOS SANTOS

COWTECH

EM 16/06/2000

6 MIN DE LEITURA

33
2

João Paulo V. Alves dos Santos

Atualmente, com o aumento do número de produtores de leite a pasto, surge a necessidade do esclarecimento dos processos relacionados aos conceitos e instalação de cercas eletrificadas, uma vez que o manejo racional da forragem somente é possível através da divisão da pastagem em piquetes, da maneira mais prática e econômica possível.

O princípio da cerca tradicional (arame e madeira) consiste em oferecer uma barreira física aos animais, enquanto que a cerca elétrica provoca a contenção dos animais em função de sua memória, ou seja, a cerca traz a recordação de uma sensação dolorosa (choque).

Os eletrificadores de cerca convencionais são alimentados por bateria de 6 a 12 volts ou uso de corrente elétrica (rede) de 110 ou 220 volts. Tal corrente é convertida em pulso elétrico de 5000 a 10000 volts, com pulsos de curta duração que se repetem em intervalos longos. A recomendação é não exceder 70 pulsos por minuto.

A corrente elétrica circula através de um circuito no qual se enquadra a cerca, o animal e a terra, ou seja o animal é o elo de ligação da corrente, fechando o circuito. A eletricidade passa pelo seu corpo, que recebe a descarga. Por este motivo, devemos manter sempre o local por onde passam os fios limpos e livres, pois um número elevado de plantas em contato com a cerca diminui a eficiência da mesma, principalmente no caso de aparelhos de baixa potência. A recomendação é que se use um aparelho de alta potência, capaz de anular o efeito dos pequenos curtos circuitos possíveis (vegetação).

Muito produtores reclamam da qualidade de aparelhos, chegando a contestar a viabilidade da adoção do uso de cercas elétricas. Uma das falhas mais comuns que ocorrem refere-se ao aterramento, prática de suma importância para a eficiência do sistema. Como os aparelhos fornecem corrente de alta voltagem e instantânea, é necessária a utilização de bons condutores para o fechamento do circuito. A terra, em função da sua umidade e volume, é uma boa condutora da corrente.

Vale lembrar que a corrente sai do eletrificador, percorre o fio, passa pelo animal, penetrando e percorrendo o solo até chegar à estaca de aterramento (cano enterrado no solo, junto ao aparelho), que por meio de um fio conduz a eletricidade de volta à fonte em que foi gerada. Caso o aterramento não seja bem feito, como por exemplo o uso de canos curtos, o mesmo só receberá parte do pulso presente no grande volume que é o solo, reduzindo a eficiência do sistema. Logo, a recomendação é que se utilize um aterramento com um comprimento que permita a maior captação de energia.

Não é possível recomendar um tamanho padrão de aterramento pois o mesmo está relacionado à diversas características particulares de cada propriedade como tipo de solo, regime de chuvas e extensão das cercas, por exemplo. Uma maneira de se garantir um bom aterramento seria enterrar três canos com pelos menos 2 metros, espaçados de três metros entre si, formando uma linha. Devemos atentar para problemas que surgem em áreas mais áridas, cujo solo é mais seco, prejudicando a transferência da corrente. Neste caso recomenda-se a utilização de canos mais compridos, apesar da dificuldade de perfuração do solo. Outro problema comum de regiões mais secas é que na falta de umidade, a camada inicial do solo (seca) atua como isolante, não permitindo que o animal receba o choque ao encostar na cerca. A prática mais comum para resolver problemas, nestas situações, mas que também pode ser utilizada em qualquer propriedade é o aterramento utilizando outro fio de arame, paralelo ao eletrificado. Este segundo fio é conectado ao cano aterrado, que conforme visto anteriormente, devolve a descarga ao aparelho, promovendo o fechamento do circuito. Quando adotamos a utilização de dois fios de arame, devemos ter em mente que o mesmo (arame) é relativamente um bom condutor, oferecendo certa resistência à passagem de corrente, que se duplica (pois são dois fios). Situações como esta requerem a realização de aterramentos secundários, ou seja, ao longo do circuito (cerca), distribuímos os canos enterrados e conectados ao segundo fio de arame para melhorar a eficiência da instalação. O material recomendado para a realização do aterramento é o aço inoxidável galvanizado por não enferrujar, evitando que a camada oxidada (ferrugem) também isole a eletricidade.

Dicas para avaliar a qualidade de um aterramento:

1-) a 100 metros do aparelho, deve ocorrer um curto circuito na cerca, se tocada com uma vara metálica.

2-) deve-se colocar uma mão no aterramento e a outra no solo, o mais distante possível. A pessoa não deve sentir nada. Caso sinta um formigamento, o aterramento não é suficiente.

3-) utilização de um voltímetro: conecta-se a pinça no aterramento e o arame do voltímetro deve ser conectado o mais longe possível. O ideal é que não obtenhamos nenhuma medição.

O alcance dos aparelhos varia entre os fabricantes. É evidente que é impossível a eletrificação de 20 km, 30 km de cerca. Devemos nos basear no raio de alcance dos aparelhos. Aparelhos de 30 km de alcance, por exemplo, têm um raio de ação de 2 km a 3 km. Neste raio, podemos utilizar os 30 km indicados no rótulo do fabricante.

A segurança com relação a utilização de aparelhos eletrificadores de cerca é um aspecto que deve ser observado. No Brasil, não existem normas que controlem o processo de fabricação dos aparelhos, dando margem a fabricação de aparelhos "em fundos de quintais". Muitos destes "fabricantes" utilizam a capa de originais que quebraram, vendendo-os como usados.

A recomendação é que se utilize aparelhos que cumpram requisitos internacionais de segurança, não oferecendo, desta forma, maiores perigos aos homens e animais.

Dicas e regras de segurança dos aparelhos:

1-) o aparelho não deve emitir mais de 70 pulsos por minuto.

2-) aparelhos que utilizem corrente de rede devem ser instalados em locais abrigados de chuva e longe do alcance de materiais inflamáveis, crianças e/ou animais.

3-) nunca eletrificar cerca com mais de um aparelho simultaneamente.

4-) manter separadas, de pelo menos 2 metros, linhas eletrificadas por aparelhos distintos.

5-) não utilizar arame farpado.

6-) não utilizar postes de luz e/ou telefone para condução de fios eletrificados.

7-) caso a cerca elétrica seja instalada debaixo de uma linha de alta, média ou baixa tensão, a mesma não deve exceder 2 metros de altura.

8-) não devemos realizar o aterramento da cerca próximo a outro aterramento qualquer (transformadores, motores, por exemplo).

Como recomendação final para o emprego de cercas elétricas, devemos saber por quanto tempo desejamos utilizá-la e nível de segurança que pretendemos oferecer. O tempo de duração está relacionado com a qualidade do material, ou seja, para cercas de caráter provisório podemos utilizar um material de qualidade inferior, conseqüentemente, economizando. Com relação à segurança, devemos avaliar o risco que podem causar à outros possíveis animais ou necessidade, como por exemplo, seu uso em bezerros.

As figuras abaixo fornecem ilustram o texto.

 

Figura 1

 

Figura 2

 

Figura 3

 

Figura 4

 

********



fonte: César A. Cordeiro, XIII Semana do Estudante, 5-9/7/99, Embrapa Pecuária Sudeste

JOÃO PAULO V. ALVES DOS SANTOS

Espaço para artigos e debates técnicos expostos por especialistas e equipe de consultores.

33

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RAQUEL FERRO

EM 11/02/2019

Prezados, moro em área rural e meu marido fez a instalação para carneiros... minha preocupação é porque tenho uma filha de 2 anos... existe risco caso ela encoste na cerca?
CARLOS DAROZ

HORTOLÂNDIA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/07/2018

fzer o seguinte teste com uma luva de borracha, pegue um bastao de metal, coloque uma das extremidades do bastao na terra e vai aproximando a outra extremidade ate tocar a cerca eletrificada, antes de tocar saira uma centelha, como teste em vela de carro, este fato indica que a cerca esta funcionando.
RHODY ELINEIA LIMA

REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 02/04/2018

Ola Walaf. ja assistiu os videos da TV ISOLAR no youtube? lá tem muitas dicas sobre como resolver os problemas da cerca eletrica rural
RHODY ELINEIA LIMA

REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 02/04/2018

Ola. Nao tem como , voce precisa de um equipamento, um voltimetro para cerca elétrica. Tem um video no canal da Isolar TV no youtube que fala sobre isso.
ÍTALO MATOS MALTA PEREIRA

TEIXEIRA DE FREITAS - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/12/2017

Numa cerca elétrica para bovinos com dois fios positivos interligado em todas as extremidades ,cálculo á distância  da cerca dobrada ou se equivalem na distância real por ser um circuito  fechado ??
JADER GONÇALVES DE MATOS

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/10/2017

Excelente! Parabéns.
RICARDO BERTONI

ITATIBA - SÃO PAULO

EM 10/04/2017

Boa noite, estou montando piquetes na minha chacara e la tenho o caseiro que tem varias criancas. Ela oferece perigo as essas crianças?
FRANCILENE DOS REIS SEGURO

JI-PARANÁ - RONDÔNIA

EM 23/11/2016

Ola !

O que devo fazer para os raios não queimarem as borrachinhas dos fios os meus cada chuva que da estraga varias.
BERNARDO

NOVA FRIBURGO - RIO DE JANEIRO - ESTUDANTE

EM 26/09/2016

Prezados,



Gostaria de saber se a cerca elétrica utilizada para gado também pode ser utilizada para cães?

Em caso negativo, quais seriam as diferenças?



Grato!



Att.,



Bernardo
WILLIAMS SILVA

ARACAJU - SERGIPE - OVINOS/CAPRINOS

EM 26/05/2016

Gostaria de saber se um multimetro digital tem como medir a tensão destas cercas,pois a escala é geralmente até 1000 volts AC.
EDERSON MASSELAI SCHLLOSSER

EM 12/05/2016

Ola gostaria de saber algum modelo de aparelho para poder me ajudar a compra
DJEFERSON NOGUEIRA

GUARAPARI - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/02/2016

Boa tarde gostaria de saber se esta cerca elétrica sentinela teria a mesma eficácia sendo instalada em uma porta de aço, lembrando que a porta de aço esta em contato com a alvenaria.
GIULIANO A MENDES

MORRO DA GARÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/01/2016

Bom dia. Uma cerca elétrica se estiver roubando energia por estar em contato com o capim pode gastar quantos Kw por mês?
JOSÉ

PRESIDENTE VENCESLAU - SÃO PAULO

EM 20/06/2015

Estou montando uma cerca em pastagem rotacionada para bovinos, com dois fios(um com 0,60 e outro com 1,20 mts de altura), sendo os dois eletrificados. Nesse caso, como poderei colocar um aterramento ao longo da cerca se caso necessitar? Ou será que sou obrigado a fazer a cerca somente com um positivo e outro terra?
WALAF

BARBOSA FERRAZ - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/05/2015

Ola João, ja usei muitas marcas d aparelhos d choque mas nenhum atendeu adequadamente minhas expectativas, agora vou comprar outro aparelho e gostaria d pedi-lo a informação d qual marca eh melhor e qual modelo. vai ser uns 10 a 15 km d cerca no maximo e gostaria d um aparelho bem forte desde ja muito obrigado
REGIS KELTON

EM 12/11/2014

ola bom dia

estou montando alguns piquetes rotacionados e queria algumas informações sobre como construir uma cerca eletrica de dois fios, e queria saber também se a cerca eletrica é um perigo para pessoas, se o choque pode matar uma pessoa, pois a minha propriedade fica dentro do perimetro urbano, e pode ocorrer risco de pessoas tocarem no fio.



desde ja agradeço e espero ajuda se possivel enviar informações de como contruir uma cerca de 2 fios para o e-mail

regiskelton@hotmail.com
ODON ARAUJO

PEIXOTO DE AZEVEDO - MATO GROSSO - PESQUISA/ENSINO

EM 08/10/2014

interesse em saber como construir uma cerca eletrica,com bastante segurança,e confiança na sua cerca, saber sobre aterramento,material empregado na cerca, se a cerca e garantida, e se existe algum aparelho que sinalise no caso de faltar choque na cerca. obrigado
LUCAS CONTINI DA MOTA

MARTINÓPOLIS - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 09/07/2014

boa noite gostaria de saber se tem como tirar o barulho tak tak do aparelho de choque ou se existe algum no mercado que não tenha barulho
EDUARDO VASCONCELOS

PIRAPOZINHO - SÃO PAULO

EM 13/05/2014

Boa Noite, gostaria de tirar uma duvida, caso chova, é preciso desligar o aparelho ?
CRISTIANO DUTRA

BAGÉ - RIO GRANDE DO SUL

EM 17/11/2013

ola  boa tarde Sr. João Paulo estou escrevendo para saber um grande problema que esta ocorrendo é que eu construí uma cerca elétrica e estou usando 3 fios na rede para mandar corrente para minha plantação e oque esta ocorrendo é que quando o fio terra esta ligado ao meu aparelho ele fica fraco e não manda corrente e quando eu tiro o fio terra ele fica forte o barulho do aparelho e ai oque pode esta ocorrendo eu coloquei 2 barras de bronze de 1 metro cada como que podemos resolver.Obrigado  Meu nome e Cristiano de Bagé RS

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures