É tempo suficiente para iniciar ou dar continuidade às transformações que tornarão a produção de leite um negócio cada vez melhor, para você e todos os demais envolvidos. Basta ajustar o foco. Quando a gestão não está alinhada, é comum que as fazendas iniciem o ano com muitos projetos abertos, dedicados a resolver problemas em diferentes áreas — reprodução, nutrição e manejo, por exemplo. Porém, ao desenvolver muitas iniciativas em paralelo, não é raro que muitas delas fiquem “empacadas”, sem gerar os resultados esperados e, o que é pior, tomando tempo de gestores e empregados com ações que não levam a lugar algum. Vale lembrar que, como qualquer outro recurso, tempo desperdiçado representa prejuízo.
Para estancar essa perda de horas e energia, observe a situação atual do negócio e, com toda franqueza, responda se vale a pena levar à frente todos os projetos iniciados. O que melhorou, de verdade, desde que começaram? A produtividade aumentou? A qualidade do leite foi elevada? Clientes e funcionários estão satisfeitos? A rentabilidade do negócio foi ampliada? Enfim, os resultados esperados até aqui foram alcançados? Essa reflexão, com base em fatos e dados, sobre os impactos de cada projeto em andamento na fazenda levará você à chave da gestão bem sucedida: a priorização.
Quando passamos a focar naquilo que realmente importa, tudo muda. Em vez de tentar atacar diversos problemas de uma só vez, busque entender o que é mais crítico no seu negócio. De tudo que poderia ser melhor, o que está impedindo você de ter mais leite no tanque? A resposta a essa pergunta provavelmente levará a uma lista de melhorias que precisam ser realizadas. Para ajudar na priorização, faça o seguinte:
1) Registre todas as ideias de melhoria em um papel ou em uma lousa e deixe essa lista em um lugar visível, tanto para você quanto para os demais envolvidos no negócio.
2) Avalie essa lista junto ao seu time — gerente, consultores, empregados — e, juntos, analisem qual das ideias é mais fácil e rápida de ser implementada, com baixo custo e alto impacto na produção. Ela é a prioridade!
3) Crie um plano de ação para realizar a melhoria eleita como prioritária. Determine o que precisa ser feito, em quanto tempo e quem serão os envolvidos para garantir o resultado esperado.
4) Depois que as ações planejadas para resolver o problema prioritário forem concluídas (e se os resultados alcançados forem os desejados), volte à lista e, com base nos mesmos critérios, escolha a próxima prioridade.
Assim, uma após uma, você conseguirá tirar as ideias do papel e verá, ao final do ano, grandes resultados na fazenda. Lembre-se que o importante é progredir sempre, pouco a pouco. A lista de prioridades indicará com clareza para onde o seu olhar, como gestor do negócio, deve se voltar neste momento. Nas próximas 25 semanas trabalhe com foco em ações capazes de gerar melhorias efetivas, resultados visíveis. Acredite: ainda há tempo para que 2017 fique marcado como o ano da virada na história do seu negócio. Siga em frente!
* Diretor da Clínica do Leite, é professor da Esalq/USP, professor titular em Bovinocultura de Leite, com 43 anos de experiência em gestão de fazendas.