FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Pessoas: o velho problema visto de outra forma.

Henrique Zaparoli Marques
Prof. Paulo Machado
Clínica do Leite
ESALQ/USP
 


A perpetuidade do negócio de produção de leite e, portanto, seu sucesso, é dependente da liderança, da gestão e da aplicação de conhecimentos técnicos apropriados - todos realizados por pessoas. Isto faz com que o comportamento dos gestores de fazendas frente às pessoas seja bastante importante, e, por este fato, muitos gestores acreditam que seu trabalho se resume a gerenciar pessoas. Isto é errado. O gestor deve focar nos resultados do negócio.

Quando se foca nas pessoas os gestores começam a:

  • Procurar quem errou... e não qual é a raiz do problema

  • Trocar, demitir e contratar pessoas.... e não melhorar os processos produtivos e eliminar as dificuldades

  • Medir o desempenho das pessoas... e não os resultados do negócio

  • Resolver os erros das pessoas.... e não melhorar os métodos



Os empregados são considerados, por muitos, o principal problema da pecuária leiteira, quando, na verdade, o principal problema dentro da fazenda é o gerenciamento inadequado. Na realidade, estudando melhor os processos das fazendas se observa que raramente o trabalho do operador é a causa raiz do problema. Na maioria das vezes a causa raíz está no sistema, ou seja, nos equipamentos, no ambiente ou no método. Entretanto, para identificar o real problema é preciso garantir que as pessoas sigam os métodos e realizem as tarefas. A forma de garantir isso é monitorando as pessoas e as treinando sempre que preciso.

Somente quando todos estão realizando suas tarefas de forma padronizada é que é possível identificar problemas e atingir os resultados desejados.





A forma de garantir que as pessoas sigam as tarefas da maneira desejada é mantê-las engajadas com o negócio e, para isso, precisamos atender as suas necessidades:

  • Auto-Realização - Participar das decisões, ser consultado, possuir responsabilidades.

  • Auto-estima - Sentir-se valorizado, ser tratado com respeito, ser apreciado, encorajado, ter o trabalho reconhecido.

  • Sociais - Fazer parte do grupo, ter relacionamentos saudáveis entre funcionários e com superiores.

  • Segurança e Proteção - Sentir que a empresa é forte, saber para onde o negócio está indo, ter normas de conduta.

  • Necessidades Básicas – Ter salário de mercado, ter boas condições de trabalho, ter uma boa residência, dispor de educação para os filhos, ter assistência médica.



Focar nos resultados significa atender as necessidades dos interessados no negócio: os clientes, a sociedade, o produtor e sua família e também os funcionários. Sendo os funcionários um dos interessados no negócio, devemos atender as necessidades dos mesmos.

Da mesma forma que para gerenciar devemos medir os resultados que o negócio deve entregar para os clientes (CCS, por exemplo), devemos medir os resultados que estamos entregando para as pessoas. A maneira de fazer isso é saber o quanto as pessoas estão engajadas, que é uma medida indireta de se estamos ou não atendendo as suas necessidades.

Por esse motivo a Clínica do Leite preparou uma ferramenta de medição do engajamento dos funcionários! Clique no link abaixo para fazer o download e começar a medir e atender todos os interessados no negócio.
 
Clique aqui para baixar sua ferramenta!
 
A Clínica do Leite possui todas as ferramentas gerenciais necessárias para se implantar gestão em fazendas produtoras de leite, essas compõem o Sistema MDA, um sistema de gestão prático. Para saber mais entre no site www.treinamentomda.eventize.com.br



Gostou? Confira outros artigos da Clínica do Leite!!

Como mudar o comportamento para se ter sucesso na pecuária de leite!

O sucesso na produção de leite está em suas mãos - é só querer!

Os 5 princípios do método MDA para se ter sucesso na pecuária de leite.

CLÍNICA DO LEITE

Vinculada à ESALQ/USP, a Clínica do Leite é uma instituição sem fins lucrativos que atua em gestão da pecuária de leite, por meio da geração de conhecimento e da formação de pessoas.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO MUNIZ FILHO

ROLIM DE MOURA - RONDÔNIA - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 17/07/2015

MUITO BOM, É PRECISO TRABALHAR DESSA FORMA PARA SE OBTER RESULTADOS POSITIVO, PARABENS.