ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Principais tendências tecnológicas para supermercadistas - parte V

ANDRÉ FARIA GOMES

EM 10/07/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Democratização das informações

Um dos maiores desafios da gestão tem sido a necessidade de organizar, acessar e analisar o infinito volume de dados que são gerados diariamente. Temos cada vez mais dados para serem analisados e cada vez menos tempo para analisá-los. 

Diante deste cenário, dois alunos da Universidade de Stanford criaram um projeto em conjunto com o ministério de defesa americano no qual foi possível analisar a montanha de dados produzidos pelos órgãos de defesa do país em velocidade recorde e que fosse possível ser analisado pelos próprios militares. Esse projeto foi chamado de projeto Polaris e em 2003 nascia a Tableau Software.

A Tableau - considerada por diversos anos seguidos - líder na indústria de Business Intelligence pelo Gartner, permite que os tomadores de decisão, ainda que não sejam pessoas com habilidades de tecnologia da informação, possam responder suas próprias perguntas para tomar decisões estratégicas em seu negócio.

Isso quebra o ciclo demorado e frustrante que existe quando algumas pessoas precisam de uma determinada informação e/ou relatório que responde a uma pergunta diferente e têm que aguardar meses e meses até que a equipe de tecnologia consiga encontrar tempo para ajudá-los.

Ferramentas como a Tableau permitem que as informações geradas em seu supermercado sejam extremamente mais valiosas do que era antes, porque agora essas informações poderão ser, de fato, utilizadas para que as pessoas tomem decisões melhores visando o crescimento e aumento da lucratividade do seu negócio.

Câmeras inteligentes

Já estão disponíveis também sistemas que através de câmeras inteligentes mostram quais foram os corredores que os clientes mais passaram e quais foram aqueles corredores em que poucas pessoas visitaram, gerando como resultado um mapa de calor. Através dessas informações é possível que o supermercadista reavalie a disposição dos itens na loja, para que seja possível garantir que o cliente esteja exposto a mais itens.

A mesma tecnologia permite que se obtenha automaticamente informações como a quantidade de pessoas que passou por cada corredor, a quantidade de pessoas que ficaram na fila do caixa e quanto tempo as pessoas aguardaram na fila.

Realidade aumentada

A maior rede de supermercados da Itália, a Coop Itália, abriu no final de 2016 em Milão a primeira loja com realidade aumentada do mundo. Nessa loja, quando você olha para uma pilha de maçãs, por exemplo, uma tela mostra automaticamente todas as informações que você precisa saber: desde preço e data de validade até informações nutricionais e dicas de como guardar o produto.

realidade aumentada - supermercado

Essa tecnologia, que foi inicialmente apresentada na feira de Milão, e depois adotada pela Coop, funciona por meio de sensores de movimento, que acendem painéis com as informações quando você passa em frente a eles. A loja oferece 6.000 itens num espaço de 10.000 m². Pendurado sobre cada prateleira, há um painel que, ao ser ativado por um dos sensores, exibe informações sobre os produtos: os possíveis alergênicos, informações nutricionais, dicas para a conservação, preço e etc.

Veja o vídeo do funcionamento da tecnologia na loja da Coop aqui.


 
Confira as publicações anteriores:

Parte I/Parte II /Parte III/Parte IV

ANDRÉ FARIA GOMES

CEO na Bluesoft em São Paulo, Trainer na Adaptworks, Mentor da Liga Ventures e Investidor na Wow Aceleradora. Bacharel em Sistemas de Informação pela FIAP e MBA Executivo pela Universidade de Pittsburgh.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint