Recentemente, a Bluesoft lançou um e-book sobre as “Principais tendências tecnológicas para supermercadistas” e o MilkPoint disponibilizará esse material em partes aos seus leitores. O autor do e-book é André Faria Gomes, CEO da Bluesoft.
Introdução
É impressionante o quanto o mundo mudou com o advento de novas tecnologias e com a Internet. Vimos a Netflix mudar a indústria de cinema, o Uber revolucionar o transporte, a Apple que transformou a indústria da música, por exemplo. Muitos de nós não saem mais de casa sem ter seus smartphones equipados com diversos aplicativos essenciais para enfrentar o dia a dia. Entramos no carro e ligamos o Waze para nos ajudar a encontrar o caminho mais rápido, colocamos uma música no Spotify para irmos ouvindo no caminho, e assim percorremos o dia com aplicativos que nos ajudam ao longo de nossa trajetória.
E em nosso negócio não é diferente. Os consumidores cada vez mais querem ver a tecnologia sendo utilizada para melhorar as experiências de compra no supermercado. E os supermercadistas também querem melhorar a gestão com a tecnologia. Por isso, muitos já estão utilizando Sistemas de Gestão em Nuvem e estão conectados a seus fornecedores e bancos através de EDI (“Electronic Data Interchange” ou "troca eletrônica de dados"). Mas ainda tem muito mais vindo por aí. E é isso que vamos discutir neste pequeno livro.
Pagamento via celular
Em 2016, tivemos quase 500 milhões de usuários fazendo pagamentos no varejo através de celulares ao redor do mundo. É estimado que em 2017, nos Estados Unidos, 70% da população vá fazer ao menos um pagamento no varejo com seus celulares. No Brasil, o pagamento via celular ainda é tímido, mas já está em expansão, tanto por aplicativos específicos das operadoras como também através da tecnologia NFC, que permite o uso de aplicativos como ApplePay, AndroidPay e SamsungPay. Outra modalidade de pagamento ainda pouco explorada é o pagamento via QR Code, em que o varejista pode exibir um código QR que o cliente escaneia com seu celular e o pagamento é realizado com seu cartão de crédito.
O Starbucks já disponibiliza no Brasil seu programa de fidelidade que permite que o cliente faça os depósitos antecipados no aplicativo da rede (como se fosse um cartão pré-pago) e com isso, além de ganhar uma série de vantagens como cafés grátis, o cliente ainda pode fazer o pagamento na loja através do seu aplicativo de celular, sem precisar tirar a carteira do bolso. No Brasil, o aplicativo do Starbucks permite que o cliente, além de fazer pagamentos, acompanhe seu saldo de pontos do programa de fidelidade, encontre lojas mais próximas, cheque seu saldo e faça recarga de créditos. Adam Brotman, vice-presidente global de operações de varejo da Starbucks, explica o motivo da decisão de trazer o programa para o nosso país.
“O Brasil é o lar de mais de um terço de todos os usuários de celulares na América Latina e a inovação móvel e digital está avançando rapidamente no país. Smartphones lideram o uso de dispositivos móveis no Brasil e sabemos que nossos clientes querem ficar à frente da curva quando se trata de inovação no segmento de smartphones. Ao mesmo tempo, os brasileiros estão à procura de valor e uma experiência de consumo envolvente”, diz Adam Brotman.
Personalização de ofertas e cupons
Chega de enviar tabloides com ofertas de cerveja para um cliente que não consome bebidas alcoólicas, ou ofertas de fralda para clientes que não tem bebês em casa. É preciso conhecer seu cliente, suas preferências e oferecer a ele aquilo que o interessa. Nos dias de hoje, tecnologias de Big Data aliados a programas de fidelidade permitem que supermercadistas possam oferecer ofertas e cupons de desconto especiais para cada cliente de acordo com aquilo que chamará sua atenção. Trocando um marketing de massa, para um marketing mais direto e personalizado a cada consumidor.
e-commerce
Mais e mais consumidores estão fazendo suas primeiras compras pela internet, e a medida que vão se sentindo mais confortáveis com esse canal, a tendência de fazerem mais compras on-line vai se tornando maior. Vender pela internet já não é privilégio apenas para as grandes redes, pois os custos para manter uma operação de e-commerce (mesmo que para uma região limitada da cidade), estão cada vez mais acessíveis e o know-how, mais disseminado.
e-commerce nos atacados
A pioneira Boxed.com começou a vender através da internet e de aplicativos para celulares e tablets, produtos com embalagens grandes e produtos em caixas e está fazendo grande sucesso nos Estados Unidos, garantindo a seus clientes grandes economias nas compras no Atacado. A empresa recebeu 100 milhões de dólares em investimentos para poder evoluir o negócio e realizar o sonho de deixar sua marca no atacado americano.
Compre on-line e retire na loja física
Além da opção tradicional de compras pela internet, a ideia de uma espécie de drive-through no supermercado está se tornando cada vez mais comum. Conhecida também como web-pickup, é possível que o cliente monte sua cesta de compras on-line e vá retirar na loja depois.
Preços e disponibilidade on-line
Ainda que seja para comprar na loja física, é cada vez mais comum que os consumidores procurem os preços dos produtos na internet antes de ir até a loja. Um estudo recente apontou que 37% dos consumidores pesquisam e comparam preços na internet antes de comprar. No Brasil, a Startup PagPouco, divulga preços dos supermercados para que os consumidores possam comparar, e também montar suas listas de compras.
Para os supermercadistas, a PagPouco oferece ferramentas de marketing para que possam fazer campanhas mais personalizadas de acordo com os itens de maior interesse de cada um, e oferece ainda ferramentas que ajudam a entender melhor o comportamento dos consumidores e suas preferências, além de também permitir que o varejista monitore os preços de seus concorrentes.
Em breve, publicaremos a II parte do e-book! Obrigado!