ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Construindo um ecossistema de startups AgTech conectado com o mundo

AGTECH GARAGE

EM 03/04/2017

0
0
Já está virando clichê falar que “não estamos passando por uma mudança de era, mas sim, estamos entrando em uma era de mudanças”. É natural que nesse contexto se perceba que o processo de inovação passa a ser dinâmico, um fato importante, porém, é que muitos ainda não perceberam o quanto é dinâmico, ou seja, a forma como criamos algo novo e levamos para o mercado muda aceleradamente. 

Marcelo Carvalho e José Tomé, fundadores da AgTech Garage, no Google Launchpad, aceleradora do Google no Vale do Silício.
Marcelo Carvalho e José Tomé, fundadores da AgTech Garage, no Google Launchpad, aceleradora do Google no Vale do Silício.

Nesse contexto surgem as chamadas startups de base tecnológica que estão revolucionando mercados e atraindo a atenção das corporações que procuram alternativas para se manterem competitivas. Mas o sucesso das startups não é explicado somente pelo fato de que os empreendedores por trás das startups possuem habilidades, ferramentas e modelos mentais intrinsicamente adaptativos, amplamente discutidos em livros como “Startup Enxuta”, “Desenvolvimento Ágil”, "Canvas do Modelo de Negócio", "Abundância" entre outros. O ecossistema no qual as startups estão inseridas é fator de extrema relevância para o sucesso desses novos empreendimentos.

Nesse caso não tem como não olhar para os EUA em busca de referências. No país, que possui um dos ecossistemas de startups mais evoluídos do mundo, focadas no âmbito da agricultura, ainda que emergentes, foram listadas no estudo “A Guide to Startup Resources for Agriculture and Food Technology Innovation” mais de 70 iniciativas focadas em suportar o desenvolvimento de startups. Somente aceleradoras são 33. Outras iniciativas incluem incubadoras acadêmicas e corporativas, competições, eventos de demonstração, redes de networking e organizações financeiras. Mas não basta ter as iniciativas isoladas, é evidente que o grande diferencial está no fato de que, quase na totalidade, essas iniciativas atuam conectas em rede de parceiros globais, atraindo talentos e recursos de todos os cantos do mundo.

No Brasil, iniciativas nascentes como o AgTech Valley em Piracicaba-SP, AgriHub em Cuiabá-MT, Ideas for Milk da Embrapa, entre outras, demostram que estamos acordando, mas ainda precisamos evoluir muito. Nesse sentido a AgTech Garage consolida seu pioneirismo e se posiciona como o único “Community Partner” brasileiro do Silicon Valley Forum, para o programa de imersão e conferência “The Seeds of Our Future: AgTech & the Connected World”, que acontece entre os dias 3 e 6 de abril, na Califórnia, e reúne participantes de todos os continentes.

Nossa missão durante esses dias é inserir a AgTech Garage em uma rede global de parceiros que possa colaborar com a evolução do nosso ecossistema e claro, compartilhar com a comunidade MilkPoint novidades tecnológicas que podem fazer a diferença no seu dia a dia seja agora mesmo ou em um futuro próximo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.