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Probióticos para aumentar vitaminas

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

EM 24/04/2017

1 MIN DE LEITURA

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Vitaminas, como todos sabem, são nutrientes presentes especialmente em alguns alimentos e que são essenciais para manutenção de nossa saúde, sendo capazes de prevenir algumas doenças e até mesmo de retardar o envelhecimento. Probióticos também são promotores saúde porque equilibram de forma positiva nossa flora intestinal.

probióticos

Muitas vitaminas são obtidas através do consumo de fontes vegetais tais como frutas e hortaliças (vitaminas C, K, ácido fólico, pró-vitamina A) e cereais (vitaminas E, B1, B2). Alimentos de origem animal também podem representar boas fontes, tais como ovos (vitaminas A, B1, B6, biotina), carnes (vitaminas B6, B12), peixes (vitaminas D, B6, B12, niacina), leite e derivados (vitaminas A, D, B2, B6, B12, ácido fólico). Alimentação balanceada, diversificada e saudável deverá garantir o aporte de todas as vitaminas das quais nosso organismo precisa para seu bom funcionamento.

A novidade desta matéria é apresentar outra fonte de vitaminas além dos alimentos. Algumas bactérias láticas (presente em iogurtes e queijos) e probióticas (presentes em alguns produtos lácteos e suplementos), bem como outros micro-organismos presentes na nossa flora intestinal apresentam a capacidade de produzir vitaminas com “delivery” dentro de nós. Na verdade, micro-organismos podem ser considerados como pequenas fábricas capazes de sintetizar muitas substâncias com diferentes funções tais como aumentar defesas, regular a pressão arterial, melhorar a digestão, acelerar o trânsito intestinal e até mesmo produzir vitaminas! Interessante ressaltar que nossas próprias células são incapazes de produzir (ou pelo menos produzir na quantidade necessária) muitas das vitaminas das quais precisamos para que a “máquina funcione bem”. Por isso, podemos encontrar em nossos pequenos amigos bons aliados para fornecimento de vitaminas. Alguns exemplos de vitaminas que podem ser sintetizadas por probióticos são B1, ácido fólico, piridoxina (B6) e cianocobalamina (B12).

Portanto, é bom lembrar que boas escolhas alimentares além de aportar bons nutrientes para nosso corpo, também poderá fornecer substratos para os micro-organismos que habitam em nosso intestino (flora intestinal) produzirem outras tantas substâncias que podem ser úteis para nós. Mais um motivo para buscar uma boa alimentação, incluindo probióticos regularmente.

Fontes:

DIETERT, R. The Human Super-Organism. How the microbiome is revolutionizing the persuit of a healthy life. Dutton. New York. 2016. 341p.

SHILS et al. Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. Editora Manole, 10ª edição, 2009. 2222p.
 

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas-FCA/UNICAMP. Graduação em Nutrição (UFPEL), Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (FAEM/UFPEL), Doutorado em Alimentos e Nutrição (FEA/UNICAMP), Pós Doutorado no TECNOLAT/ITAL.

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