FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Trouw Nutrition apresenta o Clube de Bezerras

TEXTO RURAL

EM 19/08/2019

0
0

Projeto aproxima as crianças das vacas leiteiras desde cedo, despertando nelas a paixão pela atividade.

Com tradição de mais de 40 anos, o Clube de Bezerras é uma iniciativa das Cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, nas cidades de Carambeí, Castro e Arapoti, respectivamente – região dos Campos Gerais, no Paraná. O projeto promove a aproximação das crianças com a pecuária leiteira. O objetivo é duplo: manter os jovens no campo e contribuir para a sucessão familiar no interior do Paraná. Para isso, procura-se despertar a paixão das crianças pelos animais, desde cedo.

Os participantes precisam ter entre 8 e 15 anos e ser filhos de cooperados ou de seus respectivos funcionários. Além da responsabilidade com os animais, os pequenos produtores precisam conciliar escola, atividades extracurriculares e afazeres domésticos, tornando o desafio ainda maior para a idade.

No dia do Clube de Bezerras, os animais são apresentados na pista de julgamento, quando são avaliados em diferentes quesitos: desde o desempenho corporal até a performance na pista. No entanto, o comprometimento vem desde cedo, com a proposta de acompanhar o desenvolvimento das bezerras a partir do nascimento, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprendizado e responsabilidade como futuros produtores de leite.

“É uma satisfação poder ensinar as crianças, ver a evolução e encontrá-las trabalhando nas fazendas, seja como veterinários, produtores ou funcionários, mas todos lidando com a pecuária de leite. É muito importante ter a continuidade com a sucessão familiar. Por isso, temos de incentivar as crianças para que elas se apaixonem pelo trabalho”, conta Lucas Rabbers, produtor de leite e instrutor do Clube de Bezerras.

A partir dos 15 anos de idade, os jovens já não podem mais participar do projeto, mas como forma de continuar o trabalho e incentivar esses adolescentes a permanecerem na atividade foi criada a Copa dos Apresentadores, que valoriza o contínuo envolvimento dos adolescentes com a pecuária leiteira.

“Quando trabalhamos com bezerras, estamos apostando no futuro das vacas e quando você vê seu filho participando de uma atividade como esta, é possível imaginar que o futuro será ainda melhor”, relata Mariza Dekkers, mãe da Campeã do Clube de Bezerras da ExpoFrísia 2019, Bruna Dekkers.

“O mais legal é puxar o animal. A gente se diverte muito, mas na hora dá um frio na barriga”, conta Maria Eduarda Degger, participante do Clube de Bezerras da ExpoFrísia 2019.

Participando como patrocinador do Clube de Bezerras há quase 10 anos, a Trouw Nutrition aposta no evento, pois acredita que estas crianças serão o futuro da atividade leiteira no Brasil. Além disso, por serem colônias Holandesas, há identificação com a marca Sprayfo pelos valores que carrega e por ser um produto importado da Holanda.

A parceria entre a Trouw Nutrition e o Clube de Bezerras baseia-se também em treinamentos para as crianças. Os módulos são realizados em fazendas de leite da região e estruturados para que elas aprendam na prática os manejos básicos com os animais. As crianças recebem cartilha para preencher com dados sobre o desempenho das bezerras, anotando informações sobre quantidade de colostro consumida, ração, ganho de peso e saúde em geral, que serão avaliados também no dia do julgamento.

“Durante o processo, é possível perceber o quanto a rotina é levada a sério. Eles se empolgam em cada descoberta, pois sabem que estão se espelhando nos pais e adoram fazer parte disso. Meu trabalho é direcionar as crianças para o correto manejo e passar as informações técnicas da forma mais clara possível, para que elas apliquem no dia a dia e não esqueçam do que aprenderam. Esse é o motivo de a Trouw Nutrition apoiar a iniciativa há tanto tempo. Entendemos que o futuro da pecuária de leite está nas mãos dessas crianças. Estamos preparando os jovens para alimentarem o mundo”, informa Marília Ribeiro, a Dra. Sprayfo.

“É importante estimular a sucessão nas fazendas produtoras de leite, compartilhando conhecimento e debatendo as corretas práticas no manejo das bezerras. Neste ano, de forma inédita, iniciamos com os cuidados das bezerras ainda antes de nascer, reforçando a importância de um pré-parto bem feito e estenderemos o acompanhamento das bezerras até virarem novilhas e ser inseminadas. Futuramente, avaliaremos o desempenho desses animais nas lactações futuras”, explica Jaqueline Araujo, coordenadora de Bovinos de Leite do Paraná.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.