FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Você já ouviu falar em controle biológio? Conheça sua história!

POR BÁRBARA MATOS DO PRADO

E DECOY SMART CONTROL

DECOY - CONTROLE SEGURO, COM O PODER DA NATUREZA

EM 25/06/2020

3 MIN DE LEITURA

2
13

Atualizado em 25/06/2020

O controle biológico de pragas já é uma realidade na agricultura brasileira. A crescente demanda dos consumidores por alimentos mais saudáveis aliada à busca do produtor por soluções eficazes e sustentáveis tem gerado uma crescente adesão dessa tecnologia por produtores de todo o país. É possível encontrar uma diversidade cada vez maior de produtos de controle biológico destinados às mais diversas culturas. Trata-se de uma tecnologia em plena expansão que com o suporte de recentes pesquisas científicas tem conseguido diversificar cada vez mais as soluções para o campo.

Apesar de ser um tema muito atual, o conceito de controle biológico vem de longa data. No século III a.C., os chineses observaram que as plantações de citros que conviviam com algumas formigas (Oecophylla smaragdina) tinham menos pragas, neste caso, os besouros. Foi partindo desta análise investigativa que veio a ideia de inserir ninhos de formigas em suas plantações, ou seja, eles criaram uma das primeiras experiências de controle biológico no mundo, usando elementos já presentes na natureza. Neste exemplo, as formigas já eram predadoras e inimigas naturais do besouro e foram usadas de forma estratégica para realizar o controle.

Foi por volta de 1890 que o controle biológico teve um maior avanço em vários países. Um exemplo de sucesso desta época foi a introdução na Califórnia da joaninha (Rodolia cardinalis) vinda da Austrália, que controlou o pulgão branco (Icerya purchasi), uma praga comum na citricultura. O primeiro registro de tentativa de controlar uma praga usando fungos é de 1888. Este episódio ocorreu na Rússia, com a pulverização do fungo Metarhizium anisopliae, sobre plantações de beterraba, com a intenção de controlar um besouro (Cleonus punctiventris) comum deste cultivo.

No Brasil, a partir da década de 1970 o controle biológico de pragas passou a ganhar cada vez mais espaço. Um dos exemplos de maior sucesso é o uso do fungo M. anisopliae para controlar a cigarrinha-da-cana-de-açúcar (Mahanarva fimbriolata). Atualmente cerca de metade de toda área produtora de cana faz uso dessa tecnologia. Um outro exemplo de muito sucesso no Brasil é o uso da bactéria Bacillus thuringiensis (conhecido por Bt) para o controle da Helicoverpa armigera, uma as principais pragas da produção de soja. As bactérias (e esporos) são aplicados nas plantações e produzem uma proteína tóxica para os insetos.

Nos últimos anos, o uso comprovadamente eficaz desses inimigos naturais para o controle de pragas abriu portas para o surgimento de diversos produtos comerciais de controle biológico, a maioria baseada no uso de microrganismos. A bactéria B. thuringiensis e os fungos M. anisopliae e Beauveria bassiana são os agentes mais usados nos mais de 260 produtos de controle biológico atualmente registrados para uso na agricultura no Brasil.

 

Bibliografia

FARIA, M. R. & WRAIGHT, S. P. Mycoinsecticides and Mycoacaricides: A comprehensive list with worldwide coverage and international classification of formulation types. Biological Control, v. 43, n. 3, p. 237-256, 2007.

PARRA, J. R. P.; BOTELHO, P. S. M.; CORRÊA-FERREIRA, B. S.; BENTO, J. M. Controle biológico: Terminologia. In: PARRA, J. R. P.; BOTELHO, P. S. M.; CORRÊA-FERREIRA, B. S.; BENTO, J. M. (Eds.). Controle biológico no Brasil: parasitóides e predadores. São Paulo: Manole, p. 1-16, 2002.

PARRA, J. R. P. Biological control in Brazil: an overview.  Scientia Agricola, v. 71, n. 5, p. 420-429, 2014.

SANTOS, C. A.; MARUCCI, R. C.; BARBOSA, T. A. N.; ARAUJO, O. G.; WAQUIL, J. M.; DIAS, A. S.; HEBACH, F. C.; MENDES, S. M. Desenvolvimento de Helicoverpa spp. em milho Bt com expressão de diferentes proteínas. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 51, n. 5, p. 537-544, 2016.

SIMONATO, J.; GRIGOLLI, J.; DE OLIVEIRA, H. Controle  biológico  de   insetos-praga na soja. In: LOURENÇÃO, A. L. F.; GRIGOLLI, J. F. J.; MELOTTO, A. M.; PITOL, C.; GITTI, D. C.; ROSCOE, R. (Ed.). Tecnologia e produção: Soja 2013/2014. Maracaju, MS: Fundação MS, p. 178-193, 2014.

 

Entre em contato com a Decoy pelo box abaixo.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HELITON MORENO MENDONÇA

POUSO ALEGRE - MINAS GERAIS

EM 25/06/2020

Parabéns.
Muito interessante o artigo.
ANA CLARA FABOCI

EM 25/06/2020

Muito boa a matéria! ??
MilkPoint AgriPoint