FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Problemas com o carrapato-do-boi? A Decoy vai te ajudar

POR BÁRBARA MATOS DO PRADO

DECOY - CONTROLE SEGURO, COM O PODER DA NATUREZA

EM 09/07/2020

3 MIN DE LEITURA

2
4

Você é pecuarista e sofre com problemas que os carrapatos causam no seu rebanho? É muito comum ouvir entre os produtores experiências negativas em relação a presença e manejo de carrapatos nos animais. Estes parasitas, apesar de muito pequenos, trazem grandes perdas nas produções. Além de se alimentarem diretamente do animal, os carrapatos são vetores para diversas doenças que afetam diretamente a sanidade do rebanho. O João Fladt Queiroz da Fazenda Jaguaretê no RS, compartilhou conosco um pouco da sua experiência com este problema:

“Aqui na fazenda sempre sofremos com o problema, chegamos perder 40 animais em uma temporada de alto calor. Aliás, mudamos a fazenda de São Paulo para o Sul por conta da infestação dos carrapatos, mas encontramos o mesmo problema aqui.  Testamos várias formas de controle: pour on, sal para complementar, galinha de angola, rotação do pasto, entre outros. Estes manejos ajudavam a diminuir a infestação, mas não resolviam, quando chegava a crise, acabávamos perdendo parte da produção. Chegamos perder alguns animais de intoxicação, por utilizarmos muito veneno, mas não resolvemos a situação. Sem sabermos o que fazer chamamos uma equipe da universidade para estudar os carrapatos dos nossos animais, porque ninguém aqui do Sul achava que fosse ter uma solução. O problema era tão grande que encontraram uma nova cepa de carrapato na fazenda. Com essa notícia, estávamos desistindo de encontrar algo que resolvesse o problema. Até as empresas de defensivo químico não queriam vir na fazenda com medo que o produto deles não funcionasse.”

Foi pensando neste problema e na qualidade de vida dos pecuaristas e animais, que a equipe da Decoy desenvolveu um tratamento contra o carrapato-do-boi baseado no controle biológico. O tratamento com tecnologia Decoy é 100% biológico, à base de fungos, que são inimigos naturais dos carrapatos. Estes fungos já estão presentes na natureza, a nossa equipe isolou, pesquisou e transformou em uma solução altamente eficiente no controle da infestação do carrapato-do-boi. Ou seja, utilizamos os fungos como aliados do produtor, auxiliando no manejo que é realizado de forma rápida e eficiente no lugar e momento certo. Mas fique atento! Apenas 5% dos carrapatos estão no animal e 95% se encontram no pasto. Sabendo disto, a tecnologia Decoy também inclui o controle dos carrapatos presentes no pasto. Controlando o carrapato em todos os lugares onde ele se encontra, promovemos um controle estratégico, no qual todas as fases de vida do carrapato são atingidas, resultando em um controle mais efetivo. O tratamento não é tóxico para quem aplica, nem para o animal, e pode ser utilizado em bezerros e animais prenhes. Outro fator bastante relevante é que o controle biológico não gera resíduos na carne e nem no leite, eliminando a necessidade do período de carência. Estas são algumas características do tratamento com tecnologia Decoy, que já está fazendo diferença na realidade do produtor. O João Queiroz, que dividiu sua experiência com a gente, participa do programa de testes com essa tecnologia:

“Fizemos o teste com o tratamento biológico Decoy em um lote, e tivemos resultados excelentes! É só olhar para o nosso rebanho e ver a diferença. Agora vamos fazer a aplicação nos próximos lotes.” O João compartilhou seu depoimento também em vídeo, não deixe de assistir. 

Juntando a ciência, a inovação e o poder da natureza, foi possível desenvolver a tecnologia Decoy baseada em controle biológico. Assim como o João e os demais produtores de bovinos, a equipe Decoy busca alternativas mais sustentáveis e tecnológicas para a manter a sanidade na criação, proporcionando bem estar animal, qualidade de vida para o produtor e o consumidor, além da preservação do meio ambiente. 

 

Referências

KLAFKE, G.; CORASSINI, V.B.; WEBSTER, A.; Dall'Agnol, B. Multirresistência acaricida em populações de Rhipicephalus microplus do Rio Grande do Sul. V Simpósio Brasileiro de Acarologia (Bento Gonçalves, Brazil), 2013. DOI:10.13140/RG.2.2.21241.93284.

 

Dúvidas? Entre em contato com a Decoy pelo Box abaixo.

BÁRBARA MATOS DO PRADO

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SIMONE FIGUEIREDO

EM 13/07/2020

Sou veterinário e tenho produtores que atendo usando o Biovalente e o Biopasto com resultados excelentes! Recomendo!
MIGUEL CAVALCANTI

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 09/07/2020

Muito interessante!
MilkPoint AgriPoint