FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Conheça a nova edição do livro Controle da mastite e qualidade do leite - desafios e soluções.

POR LIVRO CONTROLE DA MASTITE E QUALIDADE DO LEITE

CONTROLE DA MASTITE E QUALIDADE DO LEITE

EM 14/02/2020

0
0

Conheça mais sobre como a nova edição do livro Controle da Mastite e Qualidade do Leite está organizada:

“O livro foi organizado em seis módulos temáticos, totalizando 22 capítulos que abordam os principais temas ligados com a saúde da glândula mamária e a qualidade do leite:

Módulo 1 Conhecendo a glândula mamária e o leite: aborda temas básicos da estrutura e função da glândula mamária, o que permite ao leitor o entendimento mais completo sobre os processos de síntese de leite e as ferramentas para otimização da produção de componentes do leite.

Módulo 2 Entendendo a mastite: apresenta como a mastite se desenvolve, as principais causas e métodos de diagnósticos, os prejuízos causados pela doença e as implicações sobre a qualidade do leite.

Módulo 3 Solução da mastite em rebanhos: detalha as atuais ferramentas de monitoramento e controle de mastite, destacando-se a otimização da resposta imune da vaca e os desafios do controle de mastite nos sistemas de produção de leite orgânico.

Módulo 4 Rotina eficiente de ordenha: apresenta as principais medidas de controle de mastite durante a ordenha e uma ampla revisão sobre o funcionamento dos sistemas de ordenha, com destaque para uma abordagem sobre os modernos sistemas de ordenha voluntários.

Módulo 5 Tratamento da mastite: enfoca o uso racional de antibióticos para o tratamento da mastite durante a lactação e no momento da secagem, assim como os cuidados necessários para controle e prevenção de resíduos de antibióticos no leite.

Módulo 6 Controle de ambiente e higiene de produção de leitesão apresentados os principais conceitos sobre alojamento e conforto de vacas leiteiras, além de abordar os princípios de produção higiênica do leite.

SUMÁRIO

CONHECENDO A GLÂNDULA MAMÁRIA E O LEITE


1. Estrutura e função da glândula mamária - p. 12
2. Síntese e composição do leite - p. 20
3. Otimização da produção de sólidos do leite - p. 34

ENTENDENDO A MASTITE

4. Como a mastite se desenvolve - p. 52
5. Microrganismos causadores da mastite - p. 62
6. Métodos de identificação de agentes causadores de mastite - p. 78
7. Prejuízos e impacto econômico da mastite - p. 98
8. Como a mastite reduz a qualidade do leite - p. 108

SOLUÇÃO DA MASTITE EM REBANHOS

9. Diagnóstico e indicadores de mastite - p. 118
10. Controle de mastite em rebanhos - p. 128
11. Controle de mastite em novilhas e primíparas - p. 142
12. Como otimizar a imundade da glândula mamária - p. 150
13. Controle da mastite na produção de leite orgânico - p. 164

ORDENHA EFICIENTE

14. Rotina eficiente de ordenha - p. 170
15. Desinfecção dos tetos pré e pós-ordenha - p. 188
16. Sistemas de ordenha 196

TRATAMENTO DA MASTITE

17. Tratamento de mastite durante a lactação - p. 222
18. Controle de mastite no período seco - p. 240
19. Controle de resíduos de antimicrobianos no leite - p. 252

CONTROLE DE AMBIENTE E HIGIENE DE PRODUÇÃO DE LEITE

20. Manejo de ambiente e conforto de vacas leiteiras - p. 262
21. Produção higiênica de leite - p. 280
22. Limpeza de equipamentos de ordenha e tanques - p. 294

Leia trechos do Prefácio escrito por Marcelo Pereira de Carvalho
CEO da AgriPoint

 

“Cada vez mais, a maneira como o leite é produzido, notadamente levando-se em conta o bem-estar animal, a sustentabilidade e, claro, a qualidade do produto, será fonte de valor para aqueles que conseguirem compreender a dimensão das mudanças.
 

É nesse sentido que a reedição de Controle da Mastite e Qualidade do Leite – Desafios e Soluções, vem ao encontro das necessidades do setor. Luis Fernando Laranja e Marcos Veiga dos Santos já tinham, certamente, lugar na história da melhoria da qualidade do leite brasileiro, já que, há décadas, vêm se dedicando a pesquisar e difundir os conhecimentos a respeito do tema no país, além de contribuir para a formação de técnicos e pesquisadores.

Com a nova edição desta publicação de referência, sempre presente nas estantes de todos aqueles que, direta ou indiretamente atuam com qualidade do leite, oferecem ao setor uma atualização primorosa na área, auxiliando produtores, técnicos e indústrias a perseguir o caminho que nos levará ao crescimento sustentável, encontrando eco nos anseios de um consumidor cada vez mais questionador e exigente.

A satisfação com que escrevo este prefácio é em muito engrandecida pela grande admiração que tenho por estes dois profissionais e amigos de longa data. Luis Laranja foi e continua sendo meu mentor. Nessa trajetória de várias décadas no setor, à frente do MilkPoint e dos diversos outros serviços de informação, conheci poucas pessoas visionárias como ele – visão esta que certamente contribuiu para que, no início da década de 90, começasse a estudar o tema qualidade do leite e controle de mastite, quando a realidade nacional era muito distinta. Marcos Veiga dos Santos, por sua vez, participou de todas as nossas iniciativas, fazendo parte do primeiro grupo de colunistas do MilkPoint e permanecendo ativo até hoje, tendo sido agraciado com o Troféu Vidal Pedroso de Faria em 2018, com o qual homenageamos um técnico de destaque a cada ano.

Os leitores, portanto, estão nas melhores mãos possíveis; é um privilégio, com toda a certeza, termos uma publicação nacional deste porte.”

Quer ter acesso ao conteúdo completo do livro ter acesso às principais informações sobre controle de mastite e qualidade do leite, clique no botão abaixo. Você será direcionado a página exclusiva de vendas online do livro.

Compre já seu exemplar! Clique aqui.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

LIVRO CONTROLE DA MASTITE E QUALIDADE DO LEITE

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.