ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Suplementação de cálcio endovenoso, subcutâneo ou oral: qual via de administração devo utilizar nas vacas leiteiras?

POR BAYER SAÚDE ANIMAL

BAYER - SAÚDE PORTEIRA ADENTRO

EM 06/09/2018

0
1

Na pecuária leiteira, o período pós-parto apresenta elevados desafios para vacas leiteiras, com alta incidência de doenças.  A hipocalcemia é uma doença metabólica, na qual pode se apresentar de duas formas: Clinica ou subclínica. Geralmente, o produtor usa como ferramenta de tratamento/prevenção a suplementação de cálcio (injetável ou oral) no período pós-parto, o qual apresenta respostas significativas na recuperação da vaca lactante. Porém, a utilização de cálcio requer alguns cuidados, em relação ao tipo de cálcio a ser utilizado, o momento que for suplementar e a via de administração. 

Segundo OETZEL, 2011, a suplementação de cálcio oral (calfon Oral) é a melhor alternativa para prevenir hipocalcemia subclínica, pois a vaca absorve uma quantidade efetiva de cálcio em 30 minutos após a administração (GOFF E HORST,1993, 1994). Para esses mesmos animais, a utilização de cálcio injetável não é recomendado, pois o cálcio endovenoso aumenta rapidamente a concentração de cálcio sanguíneo, em doses altas (GOFF,1999), podendo causar complicações cardíacas, além de inativar a habilidade da vaca mobilizar cálcio dos ossos.  (OETZEL, 2011) o que pode resultar em uma redução drástica na concentração de cálcio 12 a 18 horas após administração, causando assim um “efeito rebote”.

Vacas com hipocalcemia clínica devem ser tratadas rapidamente, pois o risco de óbito é eminente se o tratamento não acontecer. Nessas situações, o cálcio injetável deve ser administrado por via endovenosa. Além disso, vacas que responderem ao tratamento endovenoso, devem receber também a suplementação de duas doses de cálcio oral com intervalo de 12 horas entre as aplicações, para assim minimizar os riscos de uma recaída. (OETZEL, 2011, THILSING-HANSEN ET AL 2002)

A administração de cálcio injetável subcutâneo apresenta algumas limitações na resposta ao tratamento. A absorção de cálcio subcutâneo requer uma perfusão periférica adequada, o que pode se tornar ineficaz se administrado em vacas com algum nível de desidratação. Além disso, não é recomendado administrar mais de 75 mL de solução por ponto de aplicação, pois o cálcio injetável provoca irritação, podendo levar a necrose tecidual. (GOFF 1999)

Diante disso, a suplementação de cálcio é uma realidade na pecuária leiteira atual, na qual os cuidados acima relatados devem ser levados em consideração, para assim, proporcionar melhores resultados e mais saúde para o rebanho leiteiro.

Autor

MAURI MAZUREK, Med. Veterinário formado pela UFPEL – Atua como representante técnico comercial no Rio Grande do Sul.

Referências

Goff, J. P. 1999. Treatment of calcium, phosphorus, and magnesium balance disorders. Vet. Clin. North Am. Food Anim. Pract. 15:619-639.

Goff, J. P. and R. L. Horst. 1993. Oral administration of calcium salts for treatment of hypocalcemia in cattle. J. Dairy Sci. 76:101-108.

Goff, J. P. and R. L. Horst. 1994. Calcium salts for treating hypocalcemia: carrier effects, acid- base balance, and oral versus rectal administration. J. Dairy Sci. 77:1451-1456.

Oetzel, G. R. 2011. Non-infectious diseases: Milk fever. In Encyclopedia of Dairy Sciences. Vol. 2. F. J. W. Fuquay, P.F, McSweeney, P.L.H. , ed. Academic Press, San Diego.

Thilsing-Hansen, T., R. J. Jørgensen, and S. Østergaard. 2002. Milk fever control principles: a review. Acta Vet. Scand. 43:1-19.

Para saber mais, entre em contato pelo box abaixo.

BAYER SAÚDE ANIMAL

O objetivo desse espaço é esclarecer as dúvidas sobre doenças metabólicas em bovinos leiteiros

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.