ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Hipocalcemia ainda é um problema?

POR BAYER SAÚDE ANIMAL

BAYER - SAÚDE PORTEIRA ADENTRO

EM 05/10/2018

0
1

A hipocalcemia é uma das enfermidades de maior prevalência em vacas recém-paridas. No entanto, graças a evolução de dietas e manejos pré-parto, a incidência na sua forma clínica vem diminuindo.

Mas, será que realmente esses animais que tanto avançaram em produtividade, conseguem obter cálcio em quantidade necessária para desempenhar as atividades no momento crítico de pré e pós-parto imediato?

A partir de trabalhos científicos e de análises de dosificação de cálcio obtidas de coletas de rotina de campo, é sabido que a hipocalcemia subclínica (Ca total < 8,0mg/dL) é uma realidade presente nas propriedades.

Em seu trabalho, Carneiro et al, 2017, obteve 38% de animais hipocalcêmicos (considerando o cálcio total), e no entanto, não houve incidência de hipocalcemia clínica (febre do leite) no período experimental. Ou seja, produtores acreditam não ter problemas com a hipocalcemia nos rebanhos, mas na realidade a hipocalcemia subclínica não é mensurada.

Como citou Valldecabres et al, 2017, não se tem disponível uma ferramenta de diagnóstico ao lado da vaca para identificar a hipocalcemia subclínica. Dessa forma a prevenção é a melhor estratégia nos programas de vacas em período de transição.

Nesse sentido, a administração da solução de formiato de cálcio oral (Calfon Oral®) para vacas no pós-parto é a ferramenta necessária para os protocolos preventivos, já que mantém o animal suplementado com cálcio por 12 horas.

Buscando demonstrar os efeitos da administração de formiato de cálcio oral no pós-parto imediato sobre o cálcio sérico nas 24 horas seguintes a suplementação, foi realizado trabalho em uma fazenda. Se comparou a administração de duas concentrações: 50 g e 100 g de Ca, equivalente ao volume de 350 ml e 700 ml de Calfon Oral® respectivamente* (CARNEIRO et al., 2017).

*De acordo com os dados de bula, 350 ml de Calfon Oral® contém 170g de formiato de cálcio (50g de Ca).

Na figura 1 estão apresentados os resultados, comparando o 3 tratamentos, controle, 50 g e 100 g, avaliados em 8 diferentes tempos após administração do Calfon Oral® (CARNEIRO et al., 2017).

Os tratamentos 50 g e 100 g foram estatisticamente diferentes do controle, mostrando a eficiência de absorção do cálcio por suplementação via oral. Após 24 horas, ambos os tratamentos, de 50 g e de 100 g, continuaram com concentração de cálcio total superior ao grupo controle.

Ao comparar os grupos que receberem Calfon Oral®, os animais tratados com 100 g apresentaram maior concentração de cálcio total em relação aos que receberam 50 g. O nível de cálcio manteve-se mais alto no grupo de 100 g até próximo do tempo de 24 horas após a administração quando comparado ao grupo controle.

AUTOR

Sibeli Thais Hepp

Medica veterinária, formada pela UFPR - Palotina. Atua como promotora técnica da Bayer Saúde Animal no Paraná.

REFERÊNCIAS

CARNEIRO, E.W.; ICHIKAWA, E.E.; HONORATO, S.H.; ALMEIDA, R. Increased serum calcium in dairy cows with oral calcium formate supplementation in the postpartum period. American Dairy Science Association – ADSA Annual Meeting, June 25-28, 2017 Pittsburgh, Pennsylvania, EUA. J. Dairy Sci., v.100, E-Supplement 2, p.87-88.

Valldecabres A., VMTRC Researcher, Blanc C., Cal-Poly & Noelia Silva del Río N. S., 2017.

Para saber mais, entre em contato pelo box abaixo.

BAYER SAÚDE ANIMAL

O objetivo desse espaço é esclarecer as dúvidas sobre doenças metabólicas em bovinos leiteiros

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.