FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Coccidiose: o curso negro da criação de bezerras

POR BAYER SAÚDE ANIMAL

BAYER - SAÚDE PORTEIRA ADENTRO

EM 06/06/2017

11
1
A coccidiose ou eimeriose, é uma doença parasitária causada por protozoários do gênero Eimeria sp., frequente em ruminantes, é responsável por alterações gastrintestinais e morte, principalmente de animais jovens. É observada com frequência no campo e também é conhecida como “curso negro” ou “diarreia de sangue”. Em bovinos as principais espécies de Eimeria causadoras de diarreia são a Eimeria bovis, Eimeria zuernii e Eimeria alabamensis.

Um estudo recente realizado mostrou que a coccidiose está presente em 100% das propriedades e em 66% dos animais, manifestando-se em qualquer lugar onde bezerros são criados e que seu maior impacto ocorre em animais de até 1 ano de idade.

A coccidiose pode se apresentar de duas formas: clínica e subclínica. Sendo a primeira, responsável pelo aparecimento de diarreias, apresentando sangue ou não, que podem variar de intensidade, ter diferentes durações, acompanhadas de desidratação, diminuição da ingestão de alimentos e a não resposta a antibióticos. Já a forma subclínica é mais frequente, sendo responsável pelas perdas econômicas ligadas ao baixo desempenho dos animais, tornando-se a forma mais preocupante devido à ausência do diagnóstico preciso pelo produtor.

O diagnóstico da doença pode ser feito através do histórico da propriedade, sinais clínicos, manejo, instalações, relatos de atraso no desenvolvimento e principalmente através da realização do exame laboratorial parasitológico de pesquisa de oocistos por grama de fezes (OOPG).

Para obter mais informações sobre as formas de controle e tratamento fique atento aos próximos artigos ou entre em contato conosco pelo box abaixo:



Autores:

Charles Kath, Médico veterinário formado pela UNOESC. Atua como Promotor Técnico Veterinário da Bayer Saúde Animal em Santa Catarina.

Eduardo Eiti Ichikawa, Médico veterinário formado pela UFPR. Atua como Gerente Técnico da Bayer Saúde Animal - Bovinos.

Referências bibliográficas.

E. J. Facury Filho, A. U. Carvalho, P. M. Ferreira. WBC 2008

BAYER SAÚDE ANIMAL

O objetivo desse espaço é esclarecer as dúvidas sobre doenças metabólicas em bovinos leiteiros

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBSON

AURORA - SANTA CATARINA

EM 06/04/2018

Olá

Dei mais de uma dose do baycox pra um animal e ele ficou com as fezes escura (negra), não está no estágio de diarréia, ela é consistente mas de cor preta e cheira muito mal. Isso pode ter ocorrido por superdosagem?

Sempre que trago bezerros sadios pra cá logo eles adoecem com essa diarréia negra, posso tratá-los já no primeiro dia quando chegam aqui ou devo esperar alguns dias pra tratar?
BAYER SAÚDE ANIMAL

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 23/07/2017

Boa noite Sr. Valmir!



Agradecemos o contato!

Recomendamos a aplicação do Baycox até 14 dias antes do aparecimento das diarreias escuras ou com sangue, sempre em dose única.



Abraços
BAYER SAÚDE ANIMAL

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 23/07/2017

Boa noite Sr. José Fernando!



Agradecemos o contato e o depoimento!



Abraços
BAYER SAÚDE ANIMAL

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 23/07/2017

Bom dia Sr. Otaciano!



Agradecemos o contato.

O senhor deve utilizar o Baycox 14 antes dos sintomas aparecerem (diarreias), conforme histórico da propriedade.
VALDIMIR

LIMEIRA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/07/2017

boa noite,ouvi falar muito bem desse remedio baycox, com quanto tempo posso dar para os bezerros,pois tenho na propriedade bezerros de 5 dias ate 1 ano ,posso dar para todo e é  eficas. em qualquer tempo.
JOSE FERNANDO

JOÃO PINHEIRO - MINAS GERAIS

EM 11/07/2017

iniciei na atividade com poucas vacas no inicio perdi bezerros com diarreia, conheci o  baycox numa palestra comprei e ja usei em 5 bezerras em nenhuma teve caso de diarreia,
OTACIANO ALVES DE SOUSA

EM 10/07/2017

COM QUANTOS DIAS  DE NASCIDO EU POSSO USAR  BAYCOX  COMO PREVENÇÃO.
BAYER SAÚDE ANIMAL

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 21/06/2017

Bom dia Fernando!



Agradecemos o contato!

Dificilmente terá correlação, pois a coccidiose é espécie-específica ou seja, eimerias de aves afetam apenas aves e o mesmo com as eimerias de bovinos.





Obrigado.
BAYER SAÚDE ANIMAL

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 21/06/2017

Bom dia Michelle!



Agradecemos seu contato.

Para obter sucesso no tratamento da coccidiose utilizando Baycox, é importante que os animais estejam infectatos com eimerias no momento da aplicação. Para conhecer este momento, podemos utilizar exames de OOPG ou então aplicar o Baycox 15 dias antes da idade onde as diarreias escuras estão aparecendo.



Grato.
FERNANDO GIORGETTI

RIO CLARO - SÃO PAULO

EM 08/06/2017

É possível correlacionar a adubação do pasto com cama de frango  já curtida com alta incidencia de Eimeirose em gado NELORE digo em bezerros com 8 a 15 dias de Vida?
MICHELLE FEITOSA DE QUEIROZ

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/06/2017

Temos um problema sério em nossa propriedade com a coccidiose, já perdemos muitos animais devido a coccidiose. E ainda não acertamos com o tratamento para os animais.