FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pecuária leiteira: propriedade no Paraná aumenta taxa de concepção em 12% após utilizar sistema de monitoramento

Com um rebanho de 900 vacas, Fazenda Rhoelandt, em Castro (PR), está inseminando animais aos 11 meses e conquistou melhores índices de produtividade

Localizada em Castro (PR), a Fazenda Rhoelandt conta atualmente com um rebanho de 900 vacas, incluindo 380 animais em lactação. Com 67 anos de história na produção leiteira, a propriedade atravessou o período de sucessão familiar, acompanhou as inovações tecnológicas e viu seus índices de produtividade melhorarem de forma significativa nos últimos dois anos. O proprietário Ronald Rabbers investiu no sistema de monitoramento, o Allflex Heatime Pro e, num curto espaço de tempo, conseguiu aumentar em 12% a taxa de concepção das vacas e passou a inseminar novilhas aos 11 meses.

“Para ser lucrativo em nossa atividade é preciso melhorar os números com as mesmas vacas. E foi isso que Allflex Heatime Pro nos ajudou a fazer. Os Dias em Leite (DEL) diminuíram 26%, de 230 para 170 dias e, as taxas de prenhez subiram. É neste patamar que queremos estar”, aponta o produtor Ronald Rabbers. Além disso, após a adoção do sistema, a propriedade conseguiu diminuir as perdas gestacionais em 13% e as vacas vazias voltaram a emprenhar 30% mais rápido.

O sistema foi instalado em fevereiro de 2018 e as vacas são monitoradas por meio de colares, fornecendo informações de atividade, ruminação e estresse térmico. Também é feito o monitoramento de saúde, que se dá por conta da alteração da ruminação e atividade. Segundo o proprietário, a escolha se deu, principalmente, pelas informações precisas fornecidas, sendo possível identificar vacas doentes de forma precoce, monitorar o bem-estar animal e identificar o cio. “É fácil de usar e o seu uso é intuitivo. Percebi que estamos no caminho certo, pois as informações são de fácil compreensão”, comenta.

Para Rabbers, o sistema de monitoramento também tem um papel importante na avaliação do parto e na rotina de exames para o pós-parto dos animais, pois pode indicar se a vaca está com alguma complicação de saúde em decorrência do parto.

Em 1986, quando Ronald Rabbers assumiu a fazenda do pai, o rebanho era de 60 vacas, 50 dos quais eram para ordenha. Desde então, a fazenda cresce 10% anualmente. Embora tenha tido um crescimento significativo ao longo dos anos e aumentado a produção de leite, a mão de obra tornou-se um problema. No entanto, o sistema de monitoramento também foi um aliado nesse quesito.

“É difícil encontrar funcionários qualificados para trabalhar com leite a cada dia, especialmente aqueles que podem ver e entender o comportamento dos animais, que sejam proativos em relatar os problemas de forma precoce”, aponta.

Por isso, ele precisava de um sistema que pudesse servir como “olhos” e “ouvidos” confiáveis, com insights que pudessem guiá-lo para tomar decisões assertivas. “Hoje todas as ações são tomadas com base nas informações fornecidas pelo sistema de monitoramento. Anteriormente, a fazenda dependia de observação visual, que não era muito precisa. Agora, apenas as vacas que mostram atividade de cio são inseminadas, evitando prejuízos com sêmen e tempo desperdiçado”, enfatiza.

Além disso, o sistema de monitoramento, ao fornecer dados sobre a ruminação dos animais, permite que o produtor possa entender melhor os efeitos da alimentação e alterar a dieta se necessário. “Com o rastreamento de consumo por taxa de ruminação e desempenho do lote, podemos ver se a dieta é boa ou se há problema com a mistura ou tamanho da fibra fornecida. A partir disso fazemos as alterações necessárias. Um exemplo é que retiramos a monensina sódica da dieta e começamos a usar óleo funcional”, relata.

Em termos de bem-estar animal, o sistema de monitoramento fornece alertas quando os animais estão em pico de estresse térmico, auxiliando o produtor para a melhor tomada de decisão, seja ela ventilação, aspersão ou remoção de aglomerados.

“Ao invés de identificarmos doenças no rebanho somente após notarmos a redução na produção, agora podemos, frequentemente, nos antecipar, o que significa fazer uma intervenção anterior para obtermos melhores resultados”, ressalta.

Rabbers optou por utilizar a solução Allflex HealthyCow24®, que fornece acesso móvel e pela web em tempo real dos dados da fazenda para se manter atualizado com os dados de sua propriedade quando estiver fora.

“Os resultados da reprodução são rápidos, o que nos trouxe confiança. Quando você dá um voto de confiança, percebe rapidamente que Allflex Heatime Pro simplesmente funciona e garante resultados positivos na nossa atividade”, finaliza.

Sobre a Allflex Livestock Intelligence

A Allflex Livestock Intelligence é líder mundial em design, desenvolvimento e fabricação de soluções de identificação, monitoramento e rastreabilidade de animais. Nossas soluções são baseadas em dados e utilizadas por produtores, empresas e países para gerenciar centenas de milhões de animais em todo o mundo. Nossa missão é disponibilizar aos produtores informações de gerenciamento inteligente e de fácil acesso para que possam agir de maneira assertiva visando à saúde e o bem-estar de seus animais, enquanto obtêm resultados de produção ideais de alimentos saudáveis.

A Allflex Livestock Intelligence é uma das marcas que integram a MSD Animal Health. Como o maior fornecedor de tecnologia de identificação animal do mundo, atendemos às crescentes necessidades dos clientes e fornecemos mais de 500 milhões de tags para identificar, rastrear e monitorar animais a cada ano. Também são mais de 5,5 milhões de vacas monitoradas diariamente, o que permite acesso a dados e informações em tempo real para ajudar a melhorar o manejo animal e os resultados de saúde.

Com cerca de 1.900 colaboradores em todo o mundo, a Allflex conta com uma rede global de especialistas e expertise construída em 65 anos de história. A Allflex possui subsidiárias de fabricação e tecnologia na América do Norte, Europa, Israel, América do Sul, China, Austrália e Nova Zelândia, com produtos distribuídos em mais de 100 países.

A fábrica da Allflex no Brasil está instalada em Joinville (SC) desde 2002. Considerada uma das mais modernas fábricas do Grupo no mundo, foi dimensionada para atender a todo continente americano. Mais informações: www.allflex.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint