FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Monitoramento: o que é e o que agrega para o produtor?

* Brenda Barcelos

O termo monitoramento animal, no contexto do sistema de produção leiteira, consiste na medição de diversos parâmetros. A tecnologia possibilita, entre outros benefícios, a realização de coleta de dados de forma automatizada, permitindo ao produtor a tomada de decisão precisa em tempo real.

Os sistemas de monitoramento geram e armazenam informações em nível individual e são capazes de transformá-las em dados essenciais para uma atuação assertiva, melhorando o gerenciamento da propriedade e também otimizando o trabalho dos funcionários.

Através do monitoramento animal para vacas de leite, duas frentes importantes agregam agilidade no dia a dia do produtor: tempo em que os animais comem e ruminam e movimentação. Essas informações são essenciais para uma boa gestão e controle da produtividade no campo.

A Allflex, líder mundial em monitoramento animal, desenvolveu seu primeiro dispositivo para detecção de cio (estro) em 2006. Com essa tecnologia, levou a detecção de cio para o próximo nível, desenvolvendo colares baseados em acelerômetro, fornecendo informações altamente precisas, confiáveis e de fácil uso.

Pioneira em desenvolvimento de monitoramento de ruminação, a Allflex lançou em 2008 o primeiro tag com gravação da ruminação do animal. A tecnologia exclusiva deste tag incluía um microfone especial sintonizado que detectava o som da ruminação. Todos os dados de ruminação fornecidos pelo tag são imediatos e as informações são usadas para monitorar a saúde das vacas.

Para a otimização tanto da saúde bem como também da fertilidade, nutrição e manejo geral do rebanho, que é a chave para a lucratividade da pecuária leiteira, e em todas essas áreas, a ruminação pode contribuir com informações úteis. O monitoramento da ruminação pode fornecer uma janela inicial para o diagnóstico de doenças, avaliação da recuperação e tratamento efetivo (Calamari, 2014; Soriani, 2005; Liboreiro, 2016) ou diagnóstico de questões relacionadas à alimentação.

Com mais de 5,5 milhões de vacas monitoradas em mais de 60 países, a Allflex seguramente entrega um combinado de algoritmos em seu dispositivo, que, de forma simples, permite ao produtor a tomada de decisão em tempo ágil. A combinação de dados de ruminação, atividade e movimento respiratório permite em diferentes cenários decidir com segurança a ação sobre o indivíduo, lote e/ou rebanho, de acordo com o status de saúde, reprodutivo, nutricional, estresse térmico e bem-estar de forma eficiente, fácil e inteligente.

Em um dos cenários, com queda no tempo comendo, ruminação e atividade, o índice de saúde será baixo, alertando o produtor de que é preciso agir com aquele aquele animal. Alertas como cio e melhor horário para inseminação serão apresentados em índice reprodutivo, com aumento de atividade e queda de ruminação. Quando a avaliação deixa de ser individual e passa a ser em nível de lote, a nutrição, o estresse térmico e o bem-estar dos animais podem ser avaliados, permitindo a visão macro e a gestão completa do rebanho.

O monitoramento animal, componente chave da pecuária de precisão, permite o uso dos recursos disponíveis em sua máxima eficiência, com foco em melhorar a produtividade, conectando animais a pessoas para um futuro mais inteligente.

Autor

Brenda Barcelos é médica veterinária formada pelo Centro Universitário Anhanguera – Campus Leme com doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) – Campus Pirassununga. É coordenadora de território Monitoring da Allflex Brasil nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Referências

Calamari, L., N. Soriani, G. Panella, F. Petrera, A. Minuti, and E. Trevisi. 2014. Rumination time around calving: an early signal to detect cows at greater risk of disease. J. Dairy Sci. 97:1-13.

Soriani, N., E. Trevisi, and L. Calamari. 2012. Relationships between rumination time, metabolic conditions and health status in dairy cows during the transition period. J. Anim. Sci. 90:4544-4554.

Liboreiro, D. N., K. S. Machado, P. R. B. Silva, M. M. Maturana, T. K. Nishimura, A. P. Brandao, M. I. Endres, and R. C. Chebel. 2015. Characterization of peripartum rumination and activity of cows diagnosed with metabolic and uterine diseases. J. Dairy Sci. 98: 6812–6827.

Para saber mais, entre em contato pelo box abaixo.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SÉRGIO RENATO FISCHLIM

CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 05/04/2019

Trabalho com esse equipamento em Israel
há alguns anos na minha fazenda e como consultor.O monitoramento além de melhorar a produção ,contribui com o bem estar do animal e estabelece uma linguagem de comunicação com o animal.Sem dúvida isso contribui com a saúde das vacas gerando um produto mais saudável para a população.
Sérgio Renato Fischlim