FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Fazenda leiteira de Castro (PR) melhora taxa de identificação de cio com auxílio de sistema de monitoramento

Detecção de vacas com cio atingiu 68% e, consequentemente, produção diária saltou de 34 para 40 litros por animal

O rebanho da Fazenda Melkstad, localizada no município de Castro (PR) e fundada em 2012, cresceu por meio de fertilização in vitro e, atualmente, conta com 3.760 animais, incluindo 1.850 vacas em lactação. Devido ao grande número de animais, a propriedade esbarrou em alguns desafios, como obter sucesso reprodutivo, fator decisivo para a produção de leite. Por isso, apostou na adoção de tecnologia e implantou o sistema de monitoramento Allflex. Resultado: identificação de cio melhorou a taxa de serviço de 58% para 68% e a produção média de leite aumentou de 34 para 40 litros de leite por dia/vaca.

De acordo com Marcio Geraldo Hamm, gerente operacional da Melkstad, com um grande rebanho para gerenciar e ambições de crescimento, monitorar o cio com métodos complementares, como bastão ou fita adesiva, não foram suficientes para a detecção. Com isso, o diagnóstico visual de doenças também estava sendo ineficiente. ”Basicamente, precisávamos que nosso gerenciamento fosse mais eficiente e confiável”, conta.

Em agosto de 2017, a Fazenda Melkstad investiu no sistema de monitoramento da Allflex Heatime Pro e inicialmente foram monitoradas 600 vacas. Um ano depois outros 1.600 animais receberam o colar de monitoramento. Segundo o gerente operacional, a escolha do sistema se deu devido às informações abrangentes e de fácil acesso, capazes de fornecer em tempo real dados de reprodução, ruminação, atividade e estresse térmico.

Uma vez instalados, os benefícios do sistema de monitoramento foram quase imediatos, de acordo com Hamm. “É um sistema muito fácil de utilizar e acessar os relatórios regularmente. Para reprodução e sanidade, a atividade é monitorada hora a hora, e, no verão, monitorar o estresse térmico é fundamental para sabermos quando fazer o resfriamento dos animais”, aponta.

Com o sistema de monitoramento, a Fazenda Melkstad conseguiu obter dados úteis para melhorar suas decisões reprodutivas. Por exemplo, a taxa de serviço melhorou de 58% para 68%. Além disso, a taxa de prenhez também melhorou e de 17% passou a 25% em vacas primíparas e 19% para vacas multíparas.

Embora Hamm tenha escolhido não receber alertas via celular ou e-mail, ele encontrou a solução Allflex HealthyCow24®, que oferece acesso móvel e web em tempo real dos dados da fazenda, que, para ele, é extremamente útil para identificação imediata de animais doentes.

“O índice de mortalidade também diminuiu em 4%. Além disso, o rendimento na produção leiteira também foi positivo, passando de 34 litros por vaca por dia até 40 litros por vaca por dia, em média anualmente. O sistema de monitoramento nos trouxe tranquilidade, pois tudo o que acontece aos nossos animais está agora à disposição, na minha mão, em tempo real”, enfatiza.

“Nosso objetivo em longo prazo é aumentar a taxa de prenhez no rebanho. Com o Allflex Heatime Pro, já subimos 10 pontos percentuais na taxa de serviço pela melhora na detecção de cio, o que significa que estamos no caminho certo”, finaliza Hamm.

Sobre a Allflex Livestock Intelligence

A Allflex, uma empresa da Antelliq, é líder mundial em design, desenvolvimento, fabricação e entrega de soluções de identificação e monitoramento de animais. A empresa desenvolve aplicações práticas de ponta de identificação visual e eletrônica de animais, amostragem de tecidos, rastreabilidade e tecnologias de monitoramento para as indústrias de criação de gado do mundo. Com cerca de 1.900 colaboradores em todo o mundo, a Allflex conta com uma rede global de especialistas e expertise construída em mais de 60 anos de história. A Allflex possui subsidiárias de fabricação e tecnologia na América do Norte, Europa, Israel, América do Sul, China, Austrália e Nova Zelândia, com produtos distribuídos em mais de 100 países.

A fábrica da Allflex no Brasil está instalada em Joinville (SC) desde 2002. Considerada uma das mais modernas fábricas do Grupo no mundo, foi dimensionada para atender a todo continente americano. Mais informações: www.allflex.com.br.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VALDECI SILVA

EM 16/06/2020

qual o melhor capim para plantar como forragem em alagado ou terra muito úmida
DALTON DE OLIVEIRA RAMOS

MACEIO - ALAGOAS

EM 05/06/2020

Quero saber como comprar este leite, qual o preço e tempo de validade, terei que mandar buscar, pois moro em Maceió. Dalton Ramos
JOSÉ HEITOR BRAGA MOREIA

ACARAPE - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/04/2020

Boa noite Gistaria de receber mais informações , Heitor Moreira Cel 85 9 91018811
VALDECI SILVA

EM 16/06/2020

Qual o melhor capim para forragem em alagado ou terra muito úmida