FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como a genômica mudou a rotina dos produtores e auxilia para uma pecuária mais eficiente

POR ALLFLEX BRASIL

ALLFLEX - VIVA A SENSAÇÃO DE MONITORAR SEU REBANHO

EM 11/05/2020

5 MIN DE LEITURA

0
0

Atualmente, a seleção genômica é uma das ferramentas mais estratégicas e acessíveis para os pecuaristas

A seleção genômica é uma das ferramentas atuais mais poderosas à disposição dos produtores. No manejo de aves, suínos e, principalmente, na pecuária de corte e leite, a genômica não somente auxilia para melhorar a economia agropecuária por meio da criação seletiva bem como é uma ferramenta que traz mais produtividade de leite e melhor qualidade de carne. Além disso, também é uma aliada na saúde pública, pois integra programas importantes de erradicação de doenças. E esta ferramenta avançada está ao alcance dos pecuaristas.

Há muito tempo os produtores usam formas de seleção para melhorar seus rebanhos. Tudo começou com estratégias rudimentares para decisões de acasalamento com base em características observáveis, como as fenotípicas. Por exemplo, como parte de seu gerenciamento de gado leiteiro, os produtores mantinham registros e selecionavam animais para reprodução de acordo com parâmetros, como: aparência da vaca, altura, volume de leite, qualidade do leite, histórico de prenhez e parto, além de registros de descendência da vaca. Os reprodutores então eram escolhidos com base em suas características fenotípicas, histórico de fertilidade e parâmetros de seus descendentes.

Mais tarde, a manutenção de registros se expandiu para além da fazenda e as organizações de criação começaram a manter as informações em livros de rebanhos, padronizando as informações sobre paternidade e ancestralidade. A seleção genética foi realizada por meio do Pedigree dos machos, com produtores utilizando sêmen de alto valor genético para melhorar a qualidade de seu rebanho. Hoje, os pecuaristas podem selecionar as fêmeas que receberão sêmen específico com base no valor genético, capacitando-as a melhorar a qualidade genética de seu rebanho por meio das linhagens das fêmeas e dos machos.

Genotipagem: uma abordagem transformacional

A genotipagem é o uso de testes e análises laboratoriais para criar uma imagem precisa dos alelos marcadores de DNA (as formas de um gene que ocorre por mutação) que um animal individual herdou de seus pais.

Várias iniciativas de colaboração em larga escala estão ajudando a impulsionar o crescimento da genômica animal, incluindo os bancos de dados de genótipos para diversos setores da pecuária. Por exemplo, o US Dairy Genotype Database, estabelecido em 2008, possui mais de 2 milhões de genótipos das cinco maiores raças leiteiras. O consórcio EuroGenomics, criado no ano seguinte, reúne dados de genotipagem de Gado Holandês de nove países europeus diferentes. Outro exemplo é que na Irlanda grandes empresas de testes de DNA estão colaborando em um grande projeto de genotipagem de gado com apoio da Federação Irlandesa de Criação de Gado, que opera como uma espécie de central de compensação para uma variedade de informações genômicas de gado.

Seleção genômica para melhores resultados e manejo do gado

Na última década, a adoção cada vez mais ampla da genotipagem de gado abriu caminho para uma seleção genômica sofisticada para as características desejadas.

A combinação das informações coletadas por meio da genotipagem com dados de linhagem e dados fenotípicos permite uma previsão mais precisa dos valores de reprodução para os bezerros. Esses valores são expressos de maneiras diferentes, como valor estimado de criação (EBA - estimated breeding value), mérito líquido e capacidade de transmissão prevista (TPA - predicted transmitting ability). Com isso, os produtores podem considerar essas e outras informações a fim de tomar decisões de criação de acordo com a prioridade de melhoria do seu rebanho.

No manejo de bovinos de corte e leite, os traços frequentemente selecionados podem incluir produção de leite, produção de proteínas, produção de gordura, conformação do úbere, escore de células somáticas, longevidade, mérito da carcaça, entre outros.

Alto valor para erradicação da doença

A genômica também pode fornecer grande valor na área de erradicação da doença. Variações genéticas na suscetibilidade à doença foram identificadas por meio de vários estudos. Com a genotipagem é possível olhar para trás e identificar as fontes e, em seguida, evitar o uso dessa combinação de vaca x sêmen/reprodutor.

Já há registros de sucesso na criação de animais para resistência a doenças como, por exemplo, o teste genético que faz parte do USDA’s National Scrapie Eradication Program (Programa Nacional de Erradicação do Tremor Epizoótico do USDA - Departamento de Agricultura dos EUA), visando a população de ovinos e caprinos dos Estados Unidos.

Também há progresso no uso da seleção genética para ajudar a erradicar a Doença de Johnes, causada pela bactéria M. paratuberculosis. Em breve, num futuro próximo, com testes genéticos será possível criar animais resistentes a essa doença infecciosa.

Ecossistema genômico bem desenvolvido

A genômica para o manejo de gado e, da mesma forma, para o manejo de outros rebanhos de gado, é acessível a quase todos os produtores por meio de um grande ecossistema de fornecedores de tecnologia e serviços.

O primeiro elemento da genômica é coletar amostras de tecido de cada animal. Existem várias medidas para isso e a Allflex, como desenvolvedora de tecnologia, adotou uma abordagem holística sob o conceito “uma amostra para toda a vida”.

As amostras podem ser colhidas pela tecnologia do TSU (Tissue Sampling Unit), unidade de amostragem de tecidos, que fornece aos produtores uma solução fácil e rápida para coletar amostras com apenas um pequeno furo na orelha. Como parte desta tecnologia, os tubos de coleta contêm um tampão de conservação, que preserva a qualidade e a integridade do DNA, permitindo que ele seja usado para vários testes posteriores.

O próximo item que compõe o ecossistema genômico são os laboratórios de serviços genéticos. A Allflex Global colabora intensivamente com laboratórios de testes genéticos,  para garantir que a amostra única seja adequada para uma variedade de testes genéticos. Além disso, muitas associações de criadores e empresas de inteligência artificial operam ou contratam laboratórios de testes de genes.

Alguns laboratórios no mundo também analisam os dados e corroboram com empresas independentes que fornecem esse serviço. Essas empresas e laboratórios fornecem análises detalhadas, com pontuações em várias características. Por exemplo, a capacidade de transmissão prevista genômica (ATP) é uma medida do mérito genético de um animal em um programa de criação dividido em características específicas, como vida produtiva, rendimento variado e características de saúde.

Rumo a um futuro maior

A genômica na pecuária é começar com uma amostra muito pequena e utilizá-la de várias maneiras para produzir mudanças e ganhos significativos. A partir dessas pequenas amostras de tecido, qualquer produtor pode obter uma quantidade enorme de informações sobre seus animais e, em seguida, aproveitar essas informações para aumentar significativamente o valor individual de animais e rebanhos.

Na Allflex, continuaremos com o trabalho intenso e constante em parceria com os produtores, laboratórios e outros setores que envolvem o ecossistema da genômica animal. O papel da companhia é continuar expandindo os benefícios que a genômica pode trazer para atividade pecuária e para o agronegócio como um todo.

Conteúdo adaptado de “How Genomics Have Changed Cattle Management”, de autoria de Johan De Meulemeestre, Global Product Marketing Director da Allflex; disponível em: https://www.allflex.global/how-genomics-have-changed-cattle-management/

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint