FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

APCBRH e Allflex se unem para controle da BVD

Parceria entre Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa e Allflex dará mais segurança e confiabilidade em testes de detecção de Diarreia Viral Bovina (BVD), doença com maior impacto na atividade leiteira

 

A APCBRH – Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa lança durante o Agroleite, que ocorre de 13 a 17 de agosto, em Castro (PR), o Programa BVD Free, que tem como objetivo oferecer mais segurança e confiabilidade em testes de diagnóstico de Diarreia Viral Bovina (BVD), doença com maior impacto nas propriedades leiteiras, visando o seu controle.

A partir de uma parceria com a Allflex, líder mundial em identificação e monitoramento de animais, os testes de diagnóstico realizados pelo laboratório da APCBRH, tanto para associados como para clientes dos seus serviços, serão feitos com uma tecnologia que confere mais segurança e eficácia no monitoramento sorológico dos bovinos.

A BVD é uma doença causada por um vírus que pertence à família Flaviriridae gênero Pestivirus e causa importante impacto econômico na atividade leiteira. A doença instalada no rebanho pode ocasionar sintomas reprodutivos, tais como: abortos, natimortos, má formação fetal e absorção embrionária. Além deles, a doença também pode levar os animais a um quadro de imunossupressão, abrindo portas para outras enfermidades e ainda diminuir a produção de leite e aumentar a células somáticas.

Para o controle da doença é de fundamental importância fazer um diagnóstico do desafio de cada propriedade, com um levantamento dos níveis de anticorpos por meio do monitoramento sorológico dos animais e amostras de leite do tanque. A recomendação é monitorar o nível de anticorpos para BVD mensalmente no rebanho. Se os resultados indicarem alto desafio, é feito a coleta de material da cartilagem da orelha do animal.

A partir da parceria para o Programa BVD Free, os testes da Associação serão realizados com a tecnologia Allflex TSU (Tissue Sampling Units), um sistema de coleta de tecido da orelha do animal altamente seguro e confiável, além de mais prático e ágil. O teste tem como objetivo eliminar os animais Persistentemente Infectados (PI) com BVD do rebanho. Os PIs são os animais que nascem portadores do vírus, eliminando-o o tempo todo no rebanho. Eles são a fonte de infecção da propriedade. Sem a identificação e o descarte desses animais não há controle efetivo da BVD no rebanho.

“Esse novo sistema de coleta a partir da parceria com a Allflex dará mais confiabilidade, credibilidade e segurança, que caracterizam os serviços da Associação, permitindo ter uma maior rastreabilidade da amostra. Isso contribuirá também para expandir ainda mais a atuação para outras regiões, como Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina”, afirma o superintendente técnico e administrativo da APCBRH, Altair Antonio Valloto. “Estamos muito otimistas com a parceria e na primeira fase do Programa queremos atingir o número de 4.500 animais monitorados”, salienta.

“A BDV é doença com maior impacto nas propriedades leiteiras e fazer o monitoramento coletando tecido de forma prática e segura é de fundamental importância para assegurar a produtividade da pecuária leiteira e garantir a segurança sanitária da propriedade”, salienta o diretor comercial da Allflex, Ivo Martins.

Sobre a Allflex Livestock Intelligence
A Allflex Livestock Intelligence é líder mundial em design, desenvolvimento e fabricação de soluções de identificação, monitoramento e rastreabilidade de animais. Nossas soluções são baseadas em dados e utilizadas por produtores, empresas e países para gerenciar centenas de milhões de animais em todo o mundo. Nossa missão é disponibilizar aos produtores informações de gerenciamento inteligente e de fácil acesso para que possam agir de maneira assertiva visando à saúde e o bem-estar de seus animais, enquanto obtêm resultados de produção ideais de alimentos saudáveis.

A Allflex Livestock Intelligence é uma das marcas que integram a MSD Animal Health. Como o maior fornecedor de tecnologia de identificação animal, atendemos às crescentes necessidades dos clientes e já fornecemos mais de 500 milhões de tags para identificar, rastrear e monitorar animais todos os anos, além de monitoramos mais de 5,5 milhões de vacas diariamente, o que permite acesso a dados e informações em tempo real para ajudar a melhorar o manejo animal e os resultados de saúde.

Com cerca de 1.900 colaboradores em todo o mundo, a Allflex conta com uma rede global de especialistas e expertise construída em mais de 60 anos de história. A Allflex possui subsidiárias de fabricação e tecnologia na América do Norte, Europa, Israel, América do Sul, China, Austrália e Nova Zelândia, com produtos distribuídos em mais de 100 países.

A fábrica da Allflex no Brasil está instalada em Joinville (SC) desde 2002. Considerada uma das mais modernas fábricas do Grupo no mundo, foi dimensionada para atender a todo continente americano. Mais informações: www.allflex.com.br

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.