FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A nova era do monitoramento eletrônico

POR ALLFLEX BRASIL

ALLFLEX - VIVA A SENSAÇÃO DE MONITORAR SEU REBANHO

EM 19/05/2020

5 MIN DE LEITURA

0
0

Como se manter atualizado e aumentar a produtividade da fazenda

Para permanecer competitivo no mercado desafiador de hoje, muitos produtores de leite passam seus dias fazendo malabarismos para fechar as contas, conseguir cumprir seu trabalho com excelência e conciliar a rotina pecuária com as atividades pessoais. Alguns até precisam buscar alternativas de trabalho para complementar a renda.

Para ajudá-los a aumentar a produtividade e manterem-se atualizados com o que acontece no rebanho, o sistema de monitoramento é uma saída para melhorar o desempenho da atividade. Isso porque esta tecnologia fornece ao produtor informações relevantes e, em consequência, traz benefícios como a gestão avançada da reprodução para conseguir melhores taxas de concepção e diminuição dos intervalos entre os partos, gerando mais bezerros e mais lucro à propriedade.

As ferramentas tecnológicas para a gestão das operações da pecuária leiteira são relativamente novas e os desafios que os produtores enfrentam são sempre os mesmos. Sob pressão para aumentar a produção, mesmo que os recursos continuem limitados, eles precisam melhorar a precisão da detecção de cio, aumentar as taxas de reprodução, reduzir a dependência de mão de obra qualificada e encontrar mais tempo para fazer outras coisas na fazenda.

Tomemos este cenário hipotético. Imagine o seguinte: o seu vizinho (vamos chamá-lo de Roberto) está jantando com sua família. Ele parece relaxado e aproveitando o momento com a família, o que é estranho, porque se você conhece o Roberto não se recorda de quando foi a última vez que o viu assim, tranquilo. Sempre que se encontram, ele mal levanta a cabeça para cumprimentar. Está sempre correndo, assim como a maioria dos proprietários de fazendas de leite na sua região.

Então o que mudou?

Algumas semanas antes, o despertador de Roberto tocou ao amanhecer e ele se levantou para preparar uma xícara de café que provavelmente ficou pela metade no balcão da cozinha. Todas as suas tarefas do dia são cronometradas, assim como a rotina de muitos produtores de leite, sempre difícil conciliar trabalho, dedicar tempo de qualidade à família e lazer.

No pasto, a equipe já está a postos para o manejo e ele reconhece que, atualmente, é difícil encontrar trabalhadores qualificados e que consigam reconhecer adequadamente as vacas em cio. Roberto sabe que tem sorte de tê-los como funcionários e, talvez, a propriedade possa ter mais bezerros do que no ano passado.

Ele tem certeza de que deve haver uma maneira mais precisa de se detectar o cio, mas, por enquanto, terá que se ater ao que sabe, que é observar as novilhas e vacas de perto quanto a sinais de cio, para então inseminá-la com um controle manual de informações.

O expediente de um produtor de leite nunca acaba, pois é preciso verificar as vacas várias vezes ao dia. E, toda noite, ele se pergunta se há outra maneira de deixar o trabalho menos exaustivo, mais rentável e produtivo.

Mas no dia seguinte, no escritório, algo ocorreu e acabou mudando a maneira como ele administra sua fazenda leiteira. Roberto ouviu um colega falando sobre como seu amigo, também produtor de leite, começou a usar uma solução de software de gerenciamento de rebanho que lhe dá mais controle de sua fazenda, mesmo quando ele não está fisicamente lá. O relato é que já melhorou significativamente suas taxas de reprodução. Roberto mencionou a conversa com sua esposa e eles decidiram explorar o assunto.

Inicialmente, eles analisaram soluções abrangentes de software para gerenciamento de rebanho. No entanto, depois de entender que essas soluções incluem muitos componentes diferentes, eles perceberam que o que realmente precisam, pelo menos como um primeiro estágio, é uma solução avançada de monitoramento com a esperança de que a ferramenta os ajude a detectar o cio com mais precisão e a melhorar as taxas de reprodução, pois esta é a chave para melhorar sua lucratividade em longo prazo. Depois de muitas pesquisas, pediram recomendações de colegas e amigos e finalmente decidiram usar a solução de monitoramento de vacas Allflex SenseHub™ que, em grande parte, atende às necessidades atuais, mas também é flexível o suficiente para atender necessidades futuras quando o rebanho crescer.

O que é o Allflex SenseHub™ e como pode ajudar os pecuaristas a melhorar as decisões de gestão e maximizar a produtividade e a lucratividade?

Vamos deixar Roberto por enquanto e voltar à realidade, o que não é tão diferente do relato descrito. Embora este seja um personagem fictício, representa muitos produtores que passam seus dias fazendo malabarismos entre suas operações de pecuária, administrativa e comercial. Muitas vezes, o lazer e o tempo com a família acabam ficando em segundo plano, pois a atividade leiteira requer quase que uma dedicação de tempo exclusiva.

Uma das principais coisas que os produtores mais relatam é que precisam de uma maneira de tornar suas operações mais eficientes e, ao mesmo tempo, maximizar a produtividade em suas fazendas.

Com a solução de monitoramento de vacas Allflex SenseHub™, os produtores podem se beneficiar de uma nova abordagem de gerenciamento para as operações, que pode ajudá-los a melhorar suas decisões na hora de inseminar para maximizar a produtividade.

A solução usa algoritmos comprovados pelo mercado para monitorar e analisar os comportamentos das vacas com base na atividade, ruminação, tempo comendo e outros comportamentos importantes. Em seguida, o sistema fornece informações sobre o status de reprodução, saúde e bem-estar de vacas e grupos, tudo em tempo real. Isso inclui precisão incomparável na detecção de cio, informações precisas sobre ciclo estral e orientações com o melhor horário que se deve inseminar a vaca. Isso ajuda a otimizar estratégias de reprodução, aumentar as taxas de serviço e de concepção, reduzir o intervalo entre partos e melhorar o desempenho geral das características genéticas do rebanho e os custos de mão de obra.

Com a solução de monitoramento SenseHub™ também é possível detectar os problemas de saúde de forma precoce, antecipando-se aos sinais visíveis de uma doença. Tudo isso melhora a qualidade de vida dos produtores e é capaz de proporcionar a tranquilidade que eles precisam para realizar outras atividades diárias, enquanto ficam conectados à fazenda de qualquer lugar, em qualquer momento, usando dispositivos móveis e com alertas em tempo real quando a sua atenção for realmente necessária para um animal ou rebanho.

Conteúdo adaptado de “The New Era of Electronic Beef Cattle Monitoring”, de autoria de Jacky Press, Product Manager da Allflex; disponível em: https://www.allflex.global/the-new-era-of-electric-beef-cattle-monitoring/

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint