A empresa, que já trabalha com embalagens de 1 e 2 litros, decidiu pelo lançamento da embalagem menor após realizar pesquisas nos pontos de venda e ouvir consumidores pelo SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor. "Descobrimos que muitas pessoas deixam de consumir leite para evitar o desperdício, uma vez que o produto só estava disponível em embalagens a partir de 1 litro”, explicou o gerente comercial da empresa, Paulo César Passarini.
Atualmente, já existem diversos produtos em embalagens dirigidas ao público que mora sozinho, ou consome em pouca quantidade, como por exemplo ovos em embalagens de meia dúzia, pães de forma com apenas 8 fatias, cereais com pequenas porções individuais dentro da caixa 500 gramas, queijos, massas frescas e outros.
A diversificação foi a saída encontrada para crescer no segmento dos leites "top" de linha, que têm apresentado crescimento de 4% ao ano, um número modesto diante do salto ocorrido em outras áreas de lácteos, como iogurtes e sobremesas.
O negócio do leite tipo A tem suas particularidades: o leite deve vir de rebanho único, sem contato manual e com limite de 500 bactérias por mililitro após a pasteurização. No leite B, são 40 mil bactérias e no leite C, até 150 mil. Uma única fazenda, na cidade de Tapiratiba (SP), na divisa com Minas Gerais, produz todo o leite da empresa.
As especificações rígidas restringem a entrada de produtores comuns no negócio e permitem que uma empresa de porte médio como a Leite da Fazenda, que faturou R$ 20 milhões no ano passado, possa ser a líder em São Paulo. Entre as gigantes dos alimentos, apenas a Parmalat também atua neste mercado no Brasil.
Pelos cálculos de Passarini, a Leite da Fazenda tem cerca de 70% de participação no mercado de leite tipo A do Estado de São Paulo. Os números são aproximados porque o mercado de leite tipo A não é auditado. "É um nicho muito restrito, de somente 40 milhões de litros por ano em todo o Brasil", diz o consultor da Scot, Maurício Nogueira.
Por se tratar de um produto altamente perecível a empresa acredita que as pessoas que consomem pouco irão optar pela compra de quantidade menor a preço mais barato. Enquanto o litro de leite tipo A custa cerca de R$ 1,80, a embalagem com meio litro deverá custar aproximadamente R$ 1,00.
Por enquanto, o produto começou a ser distribuído em algumas padarias da Grande São Paulo. A próxima fase será a entrada nos grandes supermercados.
Além do leite pasteurizado, hoje a Leite da Fazenda fabrica creme de leite e suco de laranja pronto para beber. A empresa também estuda a entrada em outros mercados de lácteos nos próximos anos.
Fonte: Leite Fazenda Bela Vista (por Waldely Reis e Luzia Zocchio) e Valor Online (por Giuliano Ventura), adaptado por Equipe MilkPoint