ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vigor receberá propostas de compra a partir desta semana

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/07/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
A apresentação de propostas preliminares por eventuais interessados em comprar a Vigor Alimentos deve ocorrer a partir desta semana, segundo fontes do mercado. Entre as empresas que podem apresentar ofertas pela companhia de lácteos controlada pela J&F estão as francesas Lactalis e Danone, além da canadense Saputo e da mexicana Lala.

No primeiro trimestre, antes da divulgação da delação premiada dos controladores da J&F, Joesley e Wesley Batista, a americana PepsiCo chegou a propor R$ 6 bilhões pela Vigor, mas as negociações não avançaram. Na época, a empresa de lácteos, que faturou R$ 6 bilhões em 2016, negava estar à venda. A expectativa, agora, é que o valor das ofertas pela Vigor seja inferior ao proposto pela PepsiCo.

Segundo fonte do setor financeiro ouvida pelo Valor, Bradesco e Santander, os bancos contratados pela J&F para vender a Vigor, contataram várias empresas do segmento de lácteos - inclusive a dinamarquesa Arla Foods, que já tem participação de 8% no capital da Vigor - além de fundos e investidores estratégicos, para avaliar se tinham interesse em participar do processo competitivo de aquisição da companhia de lácteos.
Procurada, a J&F disse que não iria comentar o assunto. Também procurada pela reportagem, a Lactalis informou que não comentaria. Por meio de sua área de relações com investidores, a Saputo respondeu que "não comenta rumores". A Danone também disse que "não comenta rumores de mercado". A Lala não se pronunciou até o fechamento da edição.

O fato de a J&F estar em busca de recursos para pagar dívidas, uma vez que viu o crédito secar após a delação, deixa a holding mais frágil nas negociações com eventuais interessados na Vigor, o que deve influenciar o valor das ofertas. Afora isso, interessados têm se queixado de que a Vigor não tem aberto muitas informações fiscais, de acordo com a mesma fonte.

Como ocorre em operações desse tipo, depois de receber as propostas preliminares não vinculantes, a J&F deve selecionar as melhores e permitir que os ofertantes acessem um "data room" da Vigor. Depois disso, deve solicitar as propostas vinculantes e então definir se dará exclusividade à maior delas ou se irá negociar com mais de um interessado.

A expectativa no mercado é que os principais players do setor de lácteos apresentem proposta pela Vigor - ou por parte dela -, uma vez que a empresa tem marcas fortes e é líder em categorias, como o iogurte grego, por exemplo, no país. Isso faz dela um ativo atraente. A Lactalis, que há quase três anos comprou ativos da LBR e a área da lácteos da BRF, seria a candidata mais provável, conforme fontes do setor.

A canadense Saputo e a mexicana Lala já sinalizaram interesse em entrar no mercado brasileiro no passado, mas não avançaram. A Lactalis, que tem feito várias aquisições pelo mundo, aparece em primeiro na lista de apostas do mercado, até por seu perfil mais agressivo.

No entanto, há dificuldades numa operação com a Vigor. Além do envolvimento da controladora da J&F em casos de corrupção admitidos pelos irmãos Batista, comprar a Vigor significa também adquirir sua participação de 50% na sociedade com a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR) na Itambé, o que torna a operação mais complexa. 

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures