Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Leite & Mercado > Giro Lácteo

SP: VI workshop Controle do Carrapato do Boi está com inscrições abertas em Nova Odessa

postado em 17/07/2017

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, abre as inscrições para o VI Workshop Controle do Carrapato do Boi com o tema “Carrapaticidas - Toxicologia, resíduos e alternativas”. O evento será dia 10 de agosto de 2017, na sede do IZ em Nova Odessa (SP).

O IZ, que já possui tradição no estudo do carrapato e seu hospedeiro – os bovinos –, visa atualizar o público-alvo como técnicos, produtores, professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, sobre o importante tema ao agronegócio.

Segundo a coordenadora do workshop, pesquisadora Cecília José Veríssimo, o carrapato que parasita os bovinos é da espécie Rhipicephalus (Boophilus) microplus, e tem causado enormes prejuízos à saúde de animais susceptíveis. “O controle do carrapato está cada dia pior, devido ao problema da resistência do carrapato aos produtos químicos”, disse. “Por ser o carrapaticida, ainda, o principal meio de controle do parasita, o fenômeno da resistência está espalhado por todo o país e novas formas alternativas de controle são cada vez mais necessárias”, destacou Cecília.

“Para controlar o carrapato, os produtores têm aumentado a frequência das aplicações do carrapaticida, e a concentração do produto na solução, a despeito do que é indicado por bula. Por causa disso, têm sido cada vez mais comum a intoxicação de animais e de pessoas que aplicam os produtos, sem contar a contaminação ambiental e os resíduos na carne e no leite”, enfatizou Cecília.

Com esse enfoque, a pesquisadora, disse que foram convidadas pessoas ligadas à agricultura orgânica para darem seus depoimentos e levantarem alternativas para o problema. A ideia também é discutir a possibilidade de se criar animais com o uso mínimo ou nenhum de carrapaticida químico.

Palestras

No período da manhã, o workshop será aberto com o palestrante Fabio Barbour Scott, da UFRRJ, que explanará sobre “Ética na experimentação animal e testes de produtos antiparasitários” e com Carlos Perez, da ESALQ/USP, que abordará o tema “Carrapaticida nas pastagens: quando, como e o quê usar?”.

Logo em seguida, iniciará a primeira mesa redonda, com o tema “Carrapaticidas: é possível criar bovinos sem usá-los?”, será moderada por Evandro Massulo Richter, do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, Pinhais (PR), que coordenará os temas – “Produção de leite orgânico”, com Fabíola Fernandes Schwartz, veterinária e assessoria em Boas Práticas Agropecuárias, produção agroecológica e orgânica animal); “Criação de gado de corte susceptível”, por Paulo Renato Tamassia Pégolo, veterinário da CATI de Avaré (SP); “Controle seletivo em gado leiteiro e gado de corte”, com a pesquisadora do IZ, veterinária Cecília José Veríssimo; e Controle em gado leiteiro com Welber Daniel Zanetti Lopes, da UFGO, Goiânia (GO).

No período da tarde, a segunda mesa redonda, contará com quatro palestrantes para o tema “São os carrapaticidas pesticidas?”, e será moderada por Romário Cerqueira Leite, da UFMG de Belo Horizonte (MG). A pesquisadora do Instituto Biológico (IB), Claudia Helena Pastor Ciscato, abrirá a explanação abordando a questão “São os carrapaticidas pesticidas?”; Wilkson Oliveira Rezende, do MAPA, Brasília (DF), falará sobre o “Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Animal”; Maria Izabel Camargo Mathias, professora da Unesp Rio Claro (SP), explicará sobre as “Alterações celulares e teciduais provocadas por acaricidas (naturais e sintéticos) sobre carrapatos do gênero Rhipicephalus”; e Maria Martha Bernardi, professora da UNIP em SP abordará sobre “Avermectinas e Reprodução: estudos em animais de laboratório”.

Ao final os profissionais, ainda, estarão à disposição para responder a outras dúvidas. O Workshop recebe o apoio da MSD, Merial, Hygsystems e Venco.

Mais Informações sobre a programação e inscrição em www.iz.sp.gov.br ou pelo email eventos@iz.sp.gov.br 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade