ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SC: falta de chuva provoca redução de 10% no leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/08/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
A falta de chuva traz prejuízo no campo com perdas de 10% no leite e previsão de queda de 20% na produção de trigo em Santa Catarina. A estimativa faz parte de levantamento preliminar do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa) e da Secretaria Estadual da Agricultura. "No primeiro semestre, a produção de leite aumentou 8% mas, em julho, houve uma queda de 10% em relação ao volume previsto, em virtude da estiagem" - afirma o secretário-adjunto de Agricultura do Estado, Airton Spies.

Em relação ao plantio de trigo, os dados do Cepa/ Epagri já indicam uma queda de 23% na área plantada, que sofreu retração de 69 mil hectares para 53 mil hectares. De acordo com o engenheiro Agrônomo João Rogério Alves, essa redução se deve ao baixo preço na época do plantio, aliado à estiagem. Com isso, os dados de junho já previam uma queda de 24% na produção, que foi de 229 mil toneladas no ano passado, baixando para 175 mil toneladas. Com a seca de julho, a queda de produção pode ser ainda maior. "Há uma previsão de quebra em toda a região Sul e com isso o Brasil terá que importar mais trigo, o que vai impactar nos preços para o consumidor" – avalia o gerente comercial da Cooperalfa, Lourenço Lovatel. O Brasil consome 11,5 milhões de toneladas e produz somente metade do que consome, em anos normais. Agora, deve importar do exterior 2/3 do consumo.

No leite não deve haver impacto direto no preço pois agora é o período de maior produção no país. Além disso, a pastagem tem recuperação rápida. Mas outras culturas também estão sendo afetadas, segundo o secretário adjunto Airton Spies."Há perdas também na bovinocultura de corte, em virtude das pastagens, no tabaco e na cebola, pois é época de transplantar as mudas, então vai haver atrasos", destaca Spies.

Mesmo assim, o secretário-adjunto afirma que o impacto é bem menor do que se a falta de chuva ocorresse no período de verão.

As informações são do Diário Catarinense, resumidas pela Equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures