ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: oficinas em Ijuí debatem questões cruciais para o avanço na produção leiteira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/06/2016

1 MIN DE LEITURA

1
0
Os debates técnicos travados nas seis oficinas realizadas na tarde da última sexta-feira (24/6), no Campus da Unijuí, em Ijuí, serão compilados em um documento para ser avaliado em outras regiões gaúchas nas próximas edições do evento. Entre os apontamentos, estão a necessidade de maior cuidado com as zoonoses do rebanho e com os processos de manejo diário da propriedade, questões simples mas que atingem a rentabilidade das propriedades e podem inviabilizar a atividade. 

Uma das oficinas mais concorridas foi a que abordou questões relativas à qualidade do leite e contou com a presença de Maira Zanella, da Embrapa, e Karla Prates, da Seapi. Elas responderam questões de dezenas de estudantes, professores e produtores. "Ficou sensacional. Fiquei muito feliz por ter sido convidada para este evento", frisou Karla. "Fomos convidadas para fazer esse debate e respondemos questões sobre qualidade referentes à IN 62 e à Lei do Leite", acrescentou Maíra.

Outro destaque foi a abordagem do supervisor do Senar, Herton Lima, que falou sobre as zoonoses. "Esquecemos o arroz com feijão. Antes de nos preocuparmos com o compost barn precisamos fazer um calendário de vacinação para a propriedade", pontuou ao referir-se aos danos da leptospirose nas propriedades rurais. Outra oficina abordou a importância da nutrição animal e a relação de uma alimentação rica em fibras para o desempenho produtivo das vacas.

Na Unidade Móvel do Senar, estacionada dentro do campus especialmente para o evento, a oficina sobre tecnologia e novos equipamentos para o setor leiteiro atraiu pela inovação. "Esse modelo de trabalho em oficinas dá dinamismo e propicia a interatividade. Tivemos aqui em Ijuí um público muito qualificado e que aproxima os futuros profissionais do setor e permite aos estudantes interagirem com setores público e privados", frisou o coordenador da Câmara Setorial do Leite, Danilo Gomes.

As oficinas ainda abordaram questões relativas ao bem-estar animal e como o manejo correto contribui para elevar a produtividade, como o sombreamento adequado de áreas da propriedade e a contenção do barro, fator prejudicial para o gado leiteiro.

As informações são do Sindilat.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ EDIRARDO QUEIROZ FREIRE

FORTALEZA - CEARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/07/2016

Não esqueça de uma boa suplementação mineral para as vacas.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures