ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa Queijo Minas Artesanal é referência para outros estados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/09/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0
A cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal e o trabalho da Emater-MG com os produtores viraram referência para outros estados. Nesta semana, técnicos das empresas de assistência técnica e extensão rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS) e de Santa Catarina (Epagri) percorreram queijarias e centros de maturação de Minas Gerais. O objetivo da visita foi conhecer os avanços conquistados com o Programa Queijo Minas Artesanal, desenvolvido pelo governo do estado. A experiência mineira poderá auxiliar nos trabalhos no Sul do país, onde se produz o Queijo Artesanal Serrano.

queijo minas artesanal
Técnicos das empresas de assistência técnica e extensão rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS) e de Santa Catarina (Epagri) percorreram queijarias e centros de maturação de Minas Gerais

Cerca de 25 técnicos da Epagri e da Emater-RS participaram da comitiva. Além da equipe da Emater de Minas Gerais, a visita também foi acompanhada por funcionários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). “É um intercâmbio de informações. No Sul do país existe o Queijo Artesanal Serrano que, assim como o nosso, também é um queijo de leite cru. Eles estão em fase de regulamentação do processo de produção, inspeção e comercialização do Queijo Serrano e quiseram conhecer como é a nossa legislação e como conduzimos os trabalhos”, informou a coordenadora técnica da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues.

As visitas foram feitas em regiões oficialmente reconhecidas como produtoras do Queijo Minas Artesanal. A primeira parada foi em municípios da Serra da Canastra, onde técnicos das duas instituições do Sul do país visitaram propriedades, um centro de maturação de queijo e participaram de uma palestra para conhecer o trabalho da Emater-MG e do IMA. Em seguida, seguiram para a região de Araxá onde estiveram em um entreposto de queijo que conta com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Também foram feitas visitas a produtores.

A última etapa da viagem foi na Serra do Salitre para novas visitas a queijarias. “Em todos os municípios a gente mostrou os trabalhos, a realidade nas propriedades. Também foi visto o que é exigido para os produtores se cadastrarem nos órgãos de inspeção, como o IMA”, explicou Maria Edinice.

O médico veterinário da Emater-RS João Carlos Santos da Luz ficou satisfeito com o que viu em Minas Gerais. “Foi muito importante esta viagem para uma troca de experiências. Vimos que Minas Gerais está mais adiantado na área de legalização de queijos. Também chamou a atenção que a relação da Emater-MG e do IMA nesse programa é muito próxima e isso facilita o andamento dos trabalhos. Os produtores têm muita confiança na atuação dos técnicos”.

Programa Queijo Minas Artesanal

O Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Emater-MG e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), desenvolve o programa do Queijo Minas Artesanal. O Estado trabalha com número estimado de 30 mil produtores de queijos artesanais, sendo que, desse total, 9 mil estão nas sete regiões tradicionais, caracterizadas e reconhecidas. A produção aproximada dessas regiões é de 50 mil toneladas por ano.

A Emater-MG orienta os produtores em boas práticas de fabricação, para garantir a segurança alimentar e facilitar o cadastramento das queijarias no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela inspeção sanitária. O Programa contempla a organização dos produtores, padronização de produtos, melhoria de embalagens, qualificação dos produtores e técnicos, comercialização e, finalmente, a melhoria da qualidade dos queijos. Minas Gerais conta com sete regiões reconhecidas como produtoras do Queijo Minas Artesanal: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.

+ Gastronomia

As ações para o desenvolvimento da cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal estão inseridas no programa +Gastronomia. Lançado em maio deste ano pelo governador Fernando Pimentel, o programa reúne todas as iniciativas da administração estadual para incentivar, fomentar e valorizar a cadeia produtiva da gastronomia em Minas Gerais, segmento estratégico para o desenvolvimento econômico. Também foi criada a Casa da Gastronomia Mineira – Espaço Mineiraria, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, local destinado à promoção do setor.

Entre as iniciativas para fortalecer a parceria entre os setores público e privado, está a criação de Grupo Gestor da Política e um Conselho Curador para o Espaço Mineiraria, ambos integrados por diferentes órgãos da administração pública, bem como entidades representantes da cadeia produtiva do setor. A meta é que a gastronomia mineira ganhe cada vez mais força e se consolide como um ativo reconhecido nacional e internacionalmente, tendo suas atividades, programas e ações realizados de forma colaborativa e participativa entre os diversos atores do setor.

Minas Gerais conta hoje com 154 eventos gastronômicos e 19 roteiros estruturados nas regiões turísticas do estado, de acordo com a Secretaria de Estado de Turismo, além de 16 cursos de gastronomia, de nível tecnológico, em funcionamento. 

As informações são da Emater/MG. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures