ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Preço do leite sobe no supermercado, mas pecuarista não vê lucro crescer no Paraná

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/04/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
O preço do leite está mais caro nas prateleiras dos supermercados: nos últimos três meses, o leite longa vida subiu 13% no Paraná. O aumento, no entanto, não significa que o produtor de leite está ganhando mais pelo produto. "O pecuarista não tem poder sobre o preço, ele é simplesmente o tomador do preço que o mercado está disposto a pagar", aponta o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) Dirlei Manfio.

No campo, o aumento do custo de produção é real. Período de entressafra, pastagens ruins e a própria crise econômica influenciam o orçamento do produtor. O custo de produção de Jairo Luiz Ramos Neto aumentou 20%. "Não é a quantidade, é a qualidade dos alimentos que faz a diferença. E, para oferecer ao gado um alimento de qualidade está custando muito mais", diz.

Jairo faz duas ordenhas por dia e já sentiu queda na produção. No verão, cada animal produzia, em média, 18 litros por dia. Agora, a produção não passa de 12 litros. Além da alimentação, outros gastos pesam no orçamento. "Nós tivemos elevação nos custos de insumos, preço de ração, adubos, semente, fornecimento de sal mineral, medicamento. Tudo subiu em função do dólar. Então, é um momento que você não está ganhando muito. Talvez nem esteja ganhando", avalia.

Mas, segundo o vice-presidente do Conseleite, Ronei Volpi, as perspectivas futuras para este mercado são positivas. "Precisamos aprimorar questões de gestão, reduzir ineficiências em cada propriedade, ajustar custo de produção. E, em um médio prazo, dois e três anos, o Brasil vai continuar crescendo e eu não tenho dúvidas que o país vai ser um grande exportador de lácteos como é hoje com carne de frango", profetiza.

As informações são do G1. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures