ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PR: produtores de leite de Umuarama avançam nas negociações com a Lactalis

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/04/2016

2 MIN DE LEITURA

1
0
Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, 28, membros da Cooperativa dos Produtores de Leite de Umuarama (Cooplu) aprovaram por unanimidade o início de negociações com o Grupo Lactalis, o maior no segmento lácteo na Europa e o segundo maior no mundo, presente em mais de 200 países. No Brasil, onde atua desde 2013, a base é a cidade paranaense de Carambeí, onde fica a sede da Batavo – uma das marcas pertencentes ao grupo.

Com a aprovação dos cooperados, a empresa deve enviar uma equipe nos próximos dias para o mapeamento das propriedades onde o leite será captado. “Com a definição do roteiro de coleta, o grupo realizará um estudo de viabilidade e só então fará a proposta oficial para os produtores de Umuarama. A meta é a captação de 10 mil litros de leite por dia, com possibilidade de expansão”, explica o presidente da Cooplu, Dejair Tarocco. "A parceria é diferente da simples venda para laticínios da região, como é feito hoje, pois envolve outros benefícios para os produtores", acrescenta.

O veterinário da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Thiago Fenato, lembrou que os produtores precisam mostrar união e negociar em conjunto, para conseguir um preço melhor. “Os insumos estão aumentando e o leite precisa ser valorizado, do contrário a lucratividade pode cair. Além de comprar a produção local, o Grupo Lactalis oferece parceria na venda de ração, medicamentos veterinários e outros insumos que podem ajudar a reduzir os custos de produção”, informa.

O presidente da Cooplu lembra ainda que, além dos incentivos, os produtores que atingirem um nível elevado de qualidade (envolvendo infraestrutura, manejo dos animais, ordenha e outros processos) e que obter certificação do ponto de vista sanitário receberá um preço ainda melhor pelo litro do leite. “Após o estudo de viabilidade, vamos aguardar a proposta e colocar em votação em uma nova assembleia”, disse Tarocco. Neste caso, o leite coletado em Umuarama será transportado até uma central em Cascavel e de lá seguirá para as fábricas do grupo no Paraná e em Santa Catarina.

Na reunião realizada na Prefeitura de Umuarama, na última terça-feira, 26, não foi feita nenhuma proposta de preço pelos representantes da Lactalis – o que ainda depende da logística e do estudo de viabilidade. A cotação informada na reportagem refere-se a parâmetros nacionais de preços com base no índice Cepea, divulgado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP). 

Leia também:

Recém lançada, cooperativa de leite de Umuarama atrai interesse do Grupo Lactalis

As informações são do https://www.ilustrado.com.br.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MAURO LUIZ GOMIDE

SACRAMENTO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 02/05/2016

Tomara que a negociação prossiga e beneficie realmente os produtores. Já vimos esse filme inúmeras vezes e, geralmente acaba em pizza. No momento o mercado está aquecido e a procura por leite acirrada, mas até quando este namoro vai durar?!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures