ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pinkeye: a ceratoconjuntivite infecciosa bovina vem rondando o seu rebanho?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/03/2016

1 MIN DE LEITURA

20
1
O médico veterinário Bruno Boaventura enviou para o Instagram do MilkPoint a foto de uma vaca com ceratoconjuntivite. 

Confira a foto abaixo:


De acordo com Bruno, a ceratoconjuntivite infecciosa bovina (também chamada de “Pinkeye” ou “doença do olho branco”), é uma doença causada pela bactéria Moraxella bovis, sendo muito comum nos rebanhos leiteiros, principalmente no verão, onde há uma grande infestação de insetos como a mosca, principal transmissora da doença. “Os animais apresentam lacrimejamento, opacidade da região central da córnea, podendo progredir para ulceração, provocando cegueira temporária ou permanente. O tratamento ocorre por meio de antibiótico tópico ou sistêmico, sendo indicada a vacinação de todos os animais do rebanho!", completou ele.

A foto rendeu vários comentários e experiências foram compartilhadas sobre o princípio ativo mais indicado para tratar do problema, incidência nos rebanhos brasileiros, entre outros.

Deve-se lembrar que os principais sintomas da enfermidade são conjuntivite, lacrimejamento e ceratite. O problema pode se disseminar rapidamente no rebanho e gerar perdas econômicas significativas visto que, compromete o bem-estar do animal, dificultando o acesso à água e alimentos (reduzindo a produção de leite) e favorecendo acidentes. Além das vacas, os bezerros também são outro alvo do problema, e, quando acometidos, podem apresentar déficits no desenvolvimento, ficando mais susceptíveis a outras doenças. É interessante que os funcionários da fazenda sejam informados sobre as medidas de higiene necessárias para afastar o problema, diminuindo assim, os possíveis surtos da enfermidade no rebanho.

Em cima desse o contexto, o MilkPoint pergunta:

Você tem problemas com a ceratoconjuntivite no seu rebanho leiteiro? Quais medidas vêm adotando para prevenir o aparecimento do problema?

Use o box abaixo para compartilhar a sua experiência e contribuir com os outros leitores. O MilkPoint agradece desde já a sua participação!


 

20

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RODRIGO AGUIAR

GOIANA - PERNAMBUCO

EM 21/02/2022

Muito obrigado pela informação todo dia agente aprende mais
ANDERSON

MUTUM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/02/2022

Esta doença pode pegar nos vaqueiros
YASMIN ALVES DA SILVA

EUCLIDES DA CUNHA PAULISTA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/12/2021

Bom dia,para o tratamento pode ser aplicado o Terracotril??estou com esse problema em uma vaca que teve sua cria a 3 dias atrás,e estou preocupada.
Se puderem me ajudar agradeço,obrigado.
JOÃO LEONARDO PIRES CARVALHO FARIA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/02/2020

Obrigado Professor e Amigo Paulo César Amorim!
DULCE JUSTEN KORB

AGROLÂNDIA - SANTA CATARINA

EM 26/02/2020

Olá..estou tendo problemas de ceratoconjuntivite no meu gado.
Quando você fala em aplicar terramicina no músculo....qual seria esse músculo?
PAULO CÉSAR AMORIM E AMORIM

VIÇOSA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 30/03/2016

Já acompanhei um surto grande em uma propriedade. Tive bons resultados utilizando ceftiofur intramamário (spectramast). Apesar de ser um medicamento para tratamento de mastite, bons livros de clínica americanos como o Diseases Of Dairy Cattle o indicam. Quando um elevado número de animais está acometido recomendo medicação parenteral a base de ceftiofur (excenel), oxitetraciclina (terramicina) ou tulatromicina (draxxin) em função da maior praticidade, já que alguns fármacos como oxitetraciclina e tulatromicina não requerem aplicação diária. Reforço o comentário do amigo João Leonardo em relação ao Terra Cortril. Apesar dessa formulação ser indicada para o tratamento, a presença do corticoide compromete a cicatrização de úlceras que podem estar presentes. Além disso por ser um medicamento em spray ele é rapidamente eliminado via lacrimejamento. Sobre a prevenção tive ótimos resultados utilizando a vacina Kevac da Hipra associado ao controle de moscas.
WALTER LACERDA

POCRANE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/03/2016

MUITO BOA ESSA MATERIA E BEM EXPLICADA!
ALBERTO MAGNO DE ASSIS

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/03/2016

A melhor maneira de evitar a ceratoconjuntivite e evitar a presença de moscas, que são o principais vetores.

Combates de moscas é feito com palavra mágica, higiene das instalações e utensílios usados.

Higiene de intalação eliminando o esterco que quando mal manejado vira um criatório de moscas.

Com relação a doênca a medicação é tetraciclina e antiinflamatório, aplicação topica no modo spray.
JOSÉ FRANCISCO CASSIANO DE MORAIS DA SILVA

SABARÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/03/2016

A única coisa certa e comum a todos criadores, principalmente em relação a um gado mais puro,  é a dificuldade na criação, manejo e alimentação das bezerras, principalmente até 3 meses de idade, pois são tantos  males  e doenças, uma preocupação que nasce junto com a bezerra e  inicia trabalhão danado, o qual muitas vezes termina em nada. Meu bem ou meu mal está na paixão por vacas de leite e bezerras. Todos temos uma cachaça e esta é a minha. Obrigado a todos pelos comentários e ensinamentos. Zé Francisco
ROMARCIO PAULO DE OLIVEIRA

ALEXÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/03/2016

Não utilizo terracotril e nem terracan devido um componente neles encontrados

hidrocortisona , que intensifica as lesões e cegando os animais , utilizo pomadas pra mastite e procuro vacinar o rebanho o mais rápido possível .
ADRIANO MENDES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/03/2016

Ja teve surto nos meus animais,  inclusive 1 ficou cega.  Vacinei com a vacina Kevac e tratei os animais com Terracam
JOÃO LEONARDO PIRES CARVALHO FARIA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/03/2016

Lucas Fontana Tomasini, não é questão de achar errado ou certo,mas sim explicação técnica.O Terra-Cortril contém em sua formulação hidrocortisona, um anti-inflamatório esteroidal, que em casos de úlceras mais graves na córnea, a sua utilização pode ser agravada.

Sei que  as bisnagas intramamárias são feitas para tratamento de mastite, mas uma vez que sua eficiência é excelente se usada com critério nos casos de Ceratoconjuntivite, prefiro utilizá-las do que por em risco a saúde do rebanho.
LUCAS FONTANA TOMASINI

NOVA ALVORADA - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE

EM 23/03/2016

Tenho usado terracotril e também aplicação de tetraciclina subconjuntival, nos dois tratamentos o resultado foi bom. No caso do uso de bisnaga para mastite eu acho errado, pois a bisnaga é indicada para mastite então não tem porque colocar no olho.
JOSÉ FRANCISCO CASSIANO DE MORAIS DA SILVA

SABARÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/03/2016

Estou com 68 anos de idade, dos quais 61 diretamente no curral, Nunca vi coisa igual a foto publicada, É horrível e não entendo como se pode chegar em tal estágio. Tenho enfrentado problema com a ceratoconjuntivite, principalmente nos bezerros.É uma doença infecciosa e  transmite até pelo ar. Já usei de tudo, terracortrim e outros como: Passar pasta de mastite no olho contaminado e aplicar 5 ml de terramicina no músculo, com resultado melhor neste último, no caso dos bezerros e animais adultos a dosagem indicada de terramicina. Atualmente estou vacinando com Kevac  3ml, pena que somente pode ser vacinado os bezerros acima de 3 meses e revacinando após 30 dias. O resultado tem sido muito bom, pois, a prevenção ainda é o melhor remédio. Todos temos alguma receita ou experiência com determinado procedimento ou forma de aplicação. Há pouco tempo estava com uma bezerra de aproximadamente 15 dias e ela com diarreia e prostada para morrer, ai chegou um amigo, também de muita prática, mandou que desse a bezerra via oral 5 ml de terramicina e no músculo mais 5 ml, foi um santo remédio, isto foi à tarde e de manha do dia seguinte a bezerra tinha levantado e estava boa. Mas num caso com este tentamos tudo e aplicamos tudo, ao final é como o cara que fez promessa para diversos santos, ou seja, ocorrendo o milagre não se sabe qual santo a agradecer. Boa tarde e o obrigado pelas as orientações e recomendações.

Zé Francisco
KLÉBER RESENDE

BOM SUCESSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/03/2016

Boa tarde a todos

Gostaria de agradecer pelas resposta



Um abraço



Alex
JOÃO LEONARDO PIRES CARVALHO FARIA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/03/2016

Eventualmente, aparecem casos nas propriedades que eu atuo, principalmente em bezerros.Eu utilizo na maioriadas vezes, bisnagas de medicamentos intramamários para tratamento de mastite, à base de Gentamicina, durante um período mínimo de 3 dias.

Além claro, para rebanhos com incidência muito grande, a recomendação para vacinação(Kevac da Hipra)
FABIO VIEIRA

MIRADOR - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/03/2016

Tanto em bezerros ou animais adultos eu uso vit.A e micotil,tenho resolvido todos os problemas de conjutivite ate agora,porem animais em lactacao tem q descartar o leite,no minimo dez dias devido ao micotil.
TONY ROCHA

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 23/03/2016

Bom dia Alex,como dito na reportagem o recomendado é que se vacine todos animais do rebanho. Quanto ao tratamento do rebanho,utilize o terracotril ou o terracam,associado com o monovim A injetavel. Detalhe que o terracam tem a associação da vitamina A, não presente no terracotril.
THIAGO

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/03/2016

Eu tenho usado a bisnaga de vaca seca e tem resolvido ,fazemos de tres a quatro aplicações direto no local .
KLÉBER RESENDE

BOM SUCESSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/03/2016

Eu tenho tido problemas eventuais, as vezes acometi parte significativa do rebanho. Não fica serio como o da foto da reportagem, mas traz transtornos.

Eu tenho usado terracortril, ajuda mas não resolve o problema em definitivo.

Qua o melhor tratamento, existe vacina?

Obrigado, Alex

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures