carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Leite & Mercado > Giro Lácteo

PIB do Brasil recua 0,6% no 2º trimestre; agropecuária encolhe 2%

postado em 31/08/2016

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A economia brasileira encolheu 0,6% no segundo trimestre sobre os primeiros três meses do ano, mas a indústria e os investimentos deram os primeiros sinais de recuperação. A indústria mostrou expansão de 0,3% no trimestre passado sobre o anterior, interrompendo cinco sequências seguidas de queda. O setor agropecuário brasileiro, no entanto, encolheu 2% no segundo trimestre do ano. A queda foi mais acentuada do que a verificada no período anterior, de 0,3%. Os serviços também apresentaram recuo, de 0,8%, no mesmo tipo de comparação.


PIB Brasil - 2º trimestre 2016


Os dados, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (31), também mostraram que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro encolheu 3,8% em relação ao mesmo período de 2015.

Comparação com o 2º trimestre de 2015

Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, todos os setores tiveram queda: a agropecuária caiu 3,1%, a indústria, 3% e os serviços, 3,3%.

Segundo o IBGE, o resultado da agropecuária foi influenciado pelo fraco desempenho de safras importantes no segundo trimestre. Com exceção do café, que apresentou crescimento na estimativa de produção anual de 11,2%, as demais culturas com safra neste período registraram queda na estimativa de produção anual e perda de produtividade: milho (-20,5%), arroz (-14,7%), algodão (-11,9%), feijão (-9,1%) e soja (-0,9%).

Na indústria, pesou a diminuição da produção de máquinas e equipamentos; da indústria automotiva e outros equipamentos de transporte; produtos metalúrgicos; produtos de metal; artigos do vestuário; produtos do refino de petróleo e móveis.

Ainda de acordo com a pesquisa, no segundo trimestre de 2016, a despesa de consumo das famílias caiu 5%. Este resultado pode ser explicado pela deterioração dos indicadores de inflação, juros, crédito, emprego e renda ao longo do período, afirma o IBGE.

Entenda como o PIB é calculado:

As informações são do portal UOL Economia e do jornal O Estado de São Paulo. 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade