ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pastagens prejudicadas afetam rebanhos no Rio Grande do Sul

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/08/2016

1 MIN DE LEITURA

5
0
Os efeitos negativos do clima nas pastagens estão afetando a bovinocultura no Estado, segundo a Emater. O campo nativo sem rebrote reduz a taxa de crescimento de forragem e diminui a qualidade. Por isso, a Emater destaca que, para suprir a deficiência de proteína, é importante o uso de sal proteinado ou mesmo de feno de palha de arroz. O rebanho bovino que não tem pastagens cultivadas de inverno disponível está sentindo a escassez alimentar deste período, durante o qual a pouca oferta disponível no campo nativo é de baixa qualidade.

pastagens - Rio Grande do Sul

Apesar de as condições climáticas das últimas semanas serem favoráveis ao desenvolvimento das pastagens de inverno, continua baixa a oferta do principal alimento volumoso (azevém em sobressemeadura). Assim, os produtores disponibilizam aos rebanhos as pastagens com aveia e azevém em desenvolvimento, realizando o pastoreio controlado com diversas categorias do rebanho. Nessa situação, é recomendada a aplicação da adubação de cobertura com nitrogênio, para acelerar o desenvolvimento e dar maior suporte de carga animal sobre as pastagens.

Outra alternativa é o uso de cercas elétricas, dividindo as áreas em potreiros, para obter melhor manejo das pastagens, permitindo a ampliação da oferta de forragem aos rebanhos. Apesar de o campo nativo apresentar escassa oferta de forragem e pouco rebrote, o estado nutricional do rebanho bovino em geral ainda é satisfatório. Os rebanhos de bovinos de leite também necessitam de maiores cuidados nutricionais. Além de os campos nativos apresentarem menor produção e redução da qualidade forrageira, em algumas regiões, o desempenho das pastagens cultivadas não está apresentando um desenvolvimento adequado.

Neste período, a tendência é ocorrer uma queda na produção; para evitar essas perdas, os produtores estão fornecendo silagem e rações concentradas, sorgo, farelo de arroz e casca de soja como maneiras de suplementar o déficit alimentar. Os criadores que dispõem de feno e silagem conseguem manter o nível de produção de leite na média, têm custos mais baixos e mais facilidade para poupar as pastagens em épocas chuvosas; do contrário, há uma queda considerável.

E na sua região? Como está a qualidade da pastagem? Participe deixando um comentário no box abaixo:

As informações são do Jornal do Comércio e da Equipe MilkPoint.
 

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ADIL ALVES VERLINDO

CAXIAS DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/08/2016

Estou fornecendo silagem uma vez ao dia até para os amimais do campo. A rebrota do azevém e aveia está precária e o que está salvando nos últimos dias é o trevo, que apesar de estar fora da época, teve uma excelente melhora.

No caso do azevém, este está pendoando bem antes do tempo, devendo haver recuo e queda na produção para os próximos meses.
LEO MALCORRA

EM 15/08/2016

Eu trabalho com plantio direto de aveia na linha em campo nativo  e não estou conseguindo  ter um  rebrote ideal
FREDERICO BAVARESCO

SOBRADINHO - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/08/2016

Apresentam melhoras,  no entanto ainda nao esta como em anos anteriores
REGIS NUNES FERREIRA LEITE

LAGOINHA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/08/2016

Não houve bom desenvolvimento da aveia ,a rebrota esta minima se houver ,estamos em silagem continuo em todas as categorias,capim e silo de cana e muuuuito concentrado 7kg/cd vaca p/ manter media de 17kg /vaca aqui em Lagoinha/SP alto de serra do mar as margens do Paraitinga no seu curso inicial
JAIR DA SILVA MELLO

CRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 12/08/2016

Equipe MilkPoint!



Acredito que talvez seja a realidade da metade Sul (como cita a matéria, "campo nativo e sobressemeadura"), pois na região Noroeste e Norte do RS, responsável por mais de 70% da produção gaúcha, estamos tendo semanas espetaculares de luminosidade, temperatura e umidade, proporcionando alta produção de leite em pastagens cultivadas, bem manejadas, adubadas adequadamente e com assistência técnica focada. A produção nesta região cresceu entre 12 a 15% em julho e estima-se que cresce mais 15% em agosto. Abraço.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures