ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nutrição de bezerras em fase de aleitamento

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/12/2016

4 MIN DE LEITURA

6
0
Por conta do cenário positivo na produção leiteira do Estado de Santa Catarina, muitos produtores vêm aprimorando suas técnicas e melhorando questões de produtividade, sanidade, manejo, genética, entre outros. A melhoria dessas questões envolve diversos fatores. Com relação à produtividade, por exemplo, um aspecto que pode e deve ser explorado, e que vem ganhando bastante destaque neste mercado, é a nutrição animal. Diante desse cenário, o boletim de tendências de dezembro orienta os produtores sobre a nutrição das bezerras, principalmente em fase de aleitamento, de forma a melhorar a qualidade e o desenvolvimento dos animais nas propriedades catarinenses.

Cuidados na fase de aleitamento

Existem diversos modelos nutricionais para rebanhos leiteiros, porém nem sempre as bezerras em fase de aleitamento recebem atenção especial nesse quesito. A importância da predição nutricional destes animais está diretamente relacionada aos bons resultados na produção de leite. A alimentação correta nesse período apresenta diversas vantagens, entre as quais é possível destacar:

fase de aleitamento - bezerras

Modelos nutricionais

Exemplos e características

Existem diferentes propostas nutricionais focadas nas bezerras em fase de aleitamento, algumas são convencionais e outras não. Conheça algumas destas propostas, avalie os impactos que podem ter no animal, sejam eles positivos ou negativos, e veja alguns pontos de atenção que devem ser considerados para a escolha da alimentação.

bezerras em fase de aleitamento

Características brasileiras

A zootecnista Veridiana Lourenço de Souza, em sua tese de doutorado, explica que algumas características brasileiras devem ser levadas em consideração na formulação e/ou na escolha do modelo nutricional a ser adotado, por exemplo:

bezerras em fase de aleitamento

Exigências nutricionais das bezerras 

A energia metabolizável e a proteína digestível das bezerras variam de acordo com o peso vivo do animal e com o ganho de peso diário. Ana Elisa Marra e Hudson Costa, médicos veterinários, em um artigo técnico, apresentam as exigências nutricionais dos animais avaliados. Confira a tabela que compara o peso vivo do animal com a quantidade necessária de proteína digestível e de energia metabolizável.

exigências nutricionais das bezerras

Ingestão diária de 4 litros de leite

Apesar deste ser um modelo antigo, segue sendo utilizado por muitos produtores, seja porque o consideram um modelo padrão ou porque não conhecem outras opções. Entretanto, é importante ficar atento e avaliar se o modelo é realmente é eficaz.

ingestão de leite - bezerras

Sucedâneos lácteos

Após o período de ordenha, a quantidade de colostro diminui e a de leite aumenta. Nesta fase, já é possível retirar leite para comercialização, e aí recomenda-se incluir outro tipo de suprimento para as bezerras.

CARACTERÍSTICA:

Uso de sucedâneo lácteo no período de transição. Existem alguns produtos com essa característica no mercado. Eles costumam ser enriquecidos com nutrientes necessários para o desenvolvimento das bezerras, como: vitaminas, proteínas, minerais, gorduras vegetais, ferro, selênio etc. A quantidade pode variar de acordo com o tipo de sucedâneo. Alguns fabricantes recomendam que sejam oferecidos 6 litros diários de preparação por animal, considerando que sejam utilizados 8 litros de água para cada kg de sucedâneo.

IMPACTO:

O sucedâneo lácteo tende a oferecer mais nutrientes aos animais e pode ser mais econômico ao produtor, isso porque, comparando o custo do produto com o valor comercializado do leite, há vantagem.

Leite + concentrado 

CARACTERÍSTICA:

- Até os 30 dias de idade, as bezerras devem receber 6 litros de leite por dia, sendo 3 litros pela manhã e 3 litros à tarde. Nesse período, o animal não consegue ingerir muito concentrado, por isso este não deve ser considerado.
- Entre 30 e 60 dias, as bezerras devem receber 4 litros de leite todo dia pela manhã e, na parte da tarde, concentrado à vontade. Ressaltando que o concentrado deve ser de boa qualidade.
- Entre 60 e 90 dias, quando geralmente ocorre o desmame, a bezerra passa a tomar 3 litros de leite pela manhã, e permanece recebendo concentrado à vontade na parte da tarde. O desmame deve acontecer quando o animal atingir 100kg. Caso isso ocorra antes dos 90 dias, o desmame pode ser antecipado.

IMPACTO:

Comparada ao sistema convencional, essa proposta tem cerca de 30 litros a mais de consumo de leite. Entretanto, a diferença se torna vantajosa pela melhoria no desenvolvimento do animal, ou seja, por ter um bom custo benefício.

caso de sucesso - produção de leite

Algumas ações recomendadas: 

- Participe de cursos relacionados ao tema e leia conteúdos sobre o assunto. Isso ajuda a ampliar o seu conhecimento e permite analisar e comparar as informações, contribuindo para uma melhor tomada de decisão no seu negócio; 

- Participe de eventos da área, faça networking e saiba a opinião de outros produtores sobre o assunto. 

Para ter acesso ao boletim completo, clique aqui.

As informações são do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 
 

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUCAS BRANDÃO-GONÇALVES

OURO VERDE DO OESTE - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 25/11/2018

Oi Alfredo tudo beleza?
vc pode indicar o nome do estudo/artigo, ou postar a referência? Quero ler este trabalho. Sou criador de Jersey e Jersolando, quero melhorar a criação de nossas bezerras.
Obrigado!
ALFREDO DIAS

TREMEMBÉ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/12/2018

Bom dia Lucas!

Seu pedido me fez fazer novas pesquisa de artigos que corroborassem meu comentario, achei alguns interessantes e que ajudam muito mais, o primeiro é:
https://www.dairyherd.com/article/consider-more-aggressive-approach-calf-feeding-it-pays
o artigo é em ingles, mas se você quiser posso traduzir os pontos que achei mais importantes.

Um outro artigo foi muito interessante quanto ao fornecimento de colostro, e dizia que na primeira mamada a bezerra deve receber 10% do seu peso em colostro (normalmente fornece duas mamadeiras, aprox 4 litros e só) e ele diz pra na segunda mamada fornecer mais 5% do peso vivo. Achei isso muito importante pra fortalecer a bezerra.

Espero ter ajudado. Se quiser me contatar o e-mail é alfredo@leitenapista.com.br
MARCOS MEIRELES

BAEPENDI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/01/2017

Excelente alimentação Alfredo Dias.
ALFREDO DIAS

TREMEMBÉ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/12/2016

Nossa bezerras recebem 10% do peso vivo em colostro nas primeiras 12 horas após o nascimento, se conseguirem tomar, damos mais, e em mamadeira. a partir o segundo dia o leite é fornecido em baldinhos.  Atualmente damos cerca de 10 litros de leite ou sucedâneo todos os dias até o desmame. O sucedâneo é fornecido com concentração maior que a recomendada pelo fabricante.  Fornecemos ração balanceada formulada pelo nosso consultor em alimentação e produção de alimentos, com consumo sem restrição, sendo que além do leite em pó colocado na mistura, às vezes polvilhamos mais um pouco sobre a ração para estimular o consumo. Fazemos de 3 a 4 pesagens por mes com fita. As bezerras são confinadas separadamente até a desmama.
MARCOS MEIRELES

BAEPENDI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/12/2016

Prezado Alfredo, caso possa compartilhar como é o seu manejo com as bezerras, agradeço. Hoje eu faço o manejo padrão, 4 litros/dia + concentrado, mas os 100kg atinge lá por volta dos 100 dias. Abs
ALFREDO DIAS

TREMEMBÉ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/12/2016

Sou criador de gado holandes mas tenho algumas girolandas que estou cruzando paea o holandes PO. Tenho praticado a mais de 8 anos um sistema da unversisade de Cornell que diz que se a bezerra dobrar de peso do nascimento ate o dia 56 de vida ela aumenta em cerca de 35% o seu potencial de produção de leite além de expressar o maior valor das caracteristicas genéticas herdadas dos pais. Hoje desmamo as bezerras sempre com mais de 100kg de peso vivo, mas normalmente por volta de 60 dias de vida!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures