ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Núcleo Girolando fortalecerá raça na região de Belo Horizonte/MG

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/01/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0
Produtores estabelecidos em uma área de 250 km no entorno de Belo Horizonte agora contam com o Núcleo Girolando das Gerais. O objetivo é unir os pecuaristas para garantir o acesso às tecnologias disponíveis, promovendo o desenvolvimento e o crescimento da raça. A expectativa é que, ao longo do ano, cerca de 200 criadores da região se associem.

De acordo com o presidente do Núcleo Girolando das Gerais e conselheiro da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando), Alexandre Lopes Lacerda, a criação do núcleo regional é importante por unir os produtores e promover ações conforme a demanda local, gerando o desenvolvimento da raça.

“A associação Girolando incentiva a organização dos criadores em núcleos regionais, visando ao fortalecimento dos criadores e da raça. O núcleo propicia, localmente, o acesso à tecnologia e é uma oportunidade de promover a maior integração entre os criadores. Durante o ano, vamos apoiar várias exposições e realizar dias de campo nas fazendas dos associados”.

A descentralização das ações da Girolando nacional também vai contribuir para o maior desenvolvimento dos pequenos produtores e a aplicação dos registros. O acesso às características dos rebanhos permite um melhor controle leiteiro e a realização de testes de progênies, quando a qualidade dos touros é testada e provada. “Nossa expectativa é que os pequenos produtores tenham custos mais acessíveis para registrar os animais, o que é muito importante para a raça. O registro nos ajuda a promover o melhoramento e a aprimoramento da raça, nos auxiliando na seleção dos melhores bovinos”, disse Lacerda.

A adesão inicial ao núcleo foi de 45 pecuaristas e a meta é chegar aos 200 associados até o final de 2017. De acordo com Lacerda, a região no entorno de Belo Horizonte é uma das maiores bacias leiteiras do Estado e a raça Girolando está presente em grande parte das propriedades rurais. O núcleo abrange uma área de 250 quilômetros em torno da capital mineira, incluindo importantes municípios produtores, como Sete Lagoas, Pompéu, Oliveira e Divinópolis.

Redução de custos 

“O nosso objetivo é garantir maior acesso desses produtores à genética de qualidade da raça para elevar a produtividade dos rebanhos, além de difundir tecnologias que permitam a redução dos custos de produção e a adoção de práticas sustentáveis”, diz Lacerda.

A redução dos custos é vista como primordial para que os pecuaristas se mantenham e tenham lucro com a atividade. Segundo Lacerda, os últimos meses de 2016 foram difíceis para a pecuária leiteira, em função da queda dos preços do leite. Para ele, o produtor precisa ter o controle efetivo dos custos para evitar muitas perdas em períodos de preços menores. Por ser um gado rústico, com aptidão para a produção de leite e com longevidade, a raça Girolando também permite que os gastos dos produtores com os animais sejam menores.

“A atividade leiteira passa por um momento ruim, de redução dos preços, e a Girolando nacional e o núcleo incentivam a busca constante de tecnologias que promovam a redução dos custos, já que o preço é questão de mercado e o produtor não tem controle disso”, explicou Lacerda.

Marca 

Para agregar valor à produção leiteira, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando lançou o modelo de licenciamento de uma marca patenteada, que permitirá ao produtor de leite e de queijos, mediante contrato, colocar no rótulo dos produtos a indicação “G - Girolando: Produzido com leite de Girolando – A raça leiteira tropical do Brasil”, indicando que são fabricados com leite de rebanhos bovinos predominantemente da raça.

A expectativa é de que a marca agregue valor ao produtor de leite e aos produtos lácteos e torne conhecida a raça junto ao consumidor final.

As informações são do Diário do Comércio.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures