ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nova Abraleite estreia com pressão sobre os uruguaios

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/10/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Por trás da pressão que a bancada ruralista do Congresso e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) têm feito para que o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, mantenha suspensas as importações de leite em pó do Uruguai está a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), entidade criada há pouco mais de três meses que já conta com mais de 2 mil associados.

Com estrutura ainda pequena em Brasília, mas representantes em 22 Estados, a nova associação nasceu para "defender" produtores de leite e estabelecer um canal de comunicação com o governo federal, diz seu presidente, Geraldo Borges. Entre os associados há grandes empresários do segmento como o paulista Roberto Jank, da Fazenda Agrindus, dona da marca de leite Lette. Na entidade não entram indústrias nem cooperativas, mas a ideia é que técnicos do ramo também se associem.

Entre as principais bandeiras da Abraleite também estão dois projetos de lei: um para proibir o uso da palavra leite em bebidas que não são lácteas, como leite de soja, de arroz ou aveia, por exemplo. E outro que obrigue os laticínios e indústrias a informarem o preço pago ao produtor antes do fornecimento. Mas uma grande campanha para incentivar o consumo de leite e difundir sua importância nutricional estão igualmente nos planos.

"Não existia nenhuma entidade que representasse unicamente os produtores para trabalhar as questões do leite", diz Borges. "E estávamos cansados de ouvir do governo que os produtores de leite precisam ser mais competitivos - sendo que o nosso leite é tributado, mas muito leite importado não é", acrescentou. Egresso do movimento sindical da pecuária, Borges, que também é vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, se apresenta como médio produtor de leite e cria gado leiteiro das raças gir e girolando em Paracatu (MG) e Santana do Araguaia (PA).

A Abraleite também tem como diretor e fundador Benedito Rosa, que participou de diversas negociações comerciais nas últimas décadas como servidor do Ministério da Agricultura, como a disputa do algodão com os EUA na OMC. Na última semana, a Abraleite foi uma das instituições responsáveis por mobilizar 1,5 mil produtores em Prata (MG) para cobrar que o governo não volte atrás na suspensão das importações do Uruguai. 

As informações são do jornal Valor Econômico, resumidas pela Equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures