O Troféu Agroleite homenageia os melhores em dezoito categorias, através de votação pela internet. O MilkPoint foi o vencedor na categoria mídia digital. Nossa equipe agradece os que votaram no MilkPoint e todos aqueles que fazem o que efetivamente somos: aqueles que nos acessam diariamente; aqueles que compartilham seu conhecimento no site, seja através de artigos, colunas, imagens ou comentários; e as empresas que, ao acreditar na ideia, criaram um serviço sem igual no mundo.
Troféu Agroleite 2017
Marcelo Pereira de Carvalho recebendo o Troféu Agroleite 2017
De acordo com o serviço de comparação de sites SimilarWebs.com, o MilkPoint é o maior site de informações da cadeia do leite de todo o mundo.
O gráfico abaixo traz o comparativo dos principais sites do mundo, a partir do número de visitantes únicos mensais. Com mais de 330.000 visitantes mensais, o MilkPoint é 3x maior do que o segundo colocado (nenhum site brasileiro específico da cadeia do leite foi incluído na comparação por não ter mais de 10.000 visitantes mensais).
Na visão do diretor da AgriPoint, são várias as razões para esse desempenho. Primeiro, a cadeia do leite no Brasil é extensa, com milhões de pessoas envolvidas, o que dá evidentemente massa crítica de pessoas que acessam o site.
Segundo, são 17 anos de mercado, com dezenas de milhares de artigos, notícias, análises, comentários e fotos publicadas, o que gera uma quantidade enorme de materiais indexados nos mecanismos de busca.
Terceiro, o MilkPoint sempre investiu em conteúdo altamente qualificado, seja nos artigos próprios, seja na curadoria de conteúdo, seja nos colunistas que escrevem no site.
Somente neste ano, até a primeira quinzena de agosto, o site havia publicado 187 artigos de colunistas, 56 artigos próprios, 2.157 comentários de leitores e 2.437 materiais publicados no total, o que dá 11 por dia.
Além disso, mais um fator contribui para que o MilkPoint seja o principal site do leite no mundo: a cadeia do leite passa por um momento de busca de informações e incorporação de tecnologia no campo. “Para nós, é muito claro que as transformações que ocorreram em outras cadeias há 15-20 anos, estão ocorrendo agora no leite. O aumento de escala e a profissionalização se aceleram e, de certa forma, o site é o ponto de encontro desse processo”, avalia.
Em função disso, o MilkPoint tem crescido 20% em visitação neste ano em comparação a 2015.
Uma viagem no tempo
Em janeiro de 2018, o MilkPoint terá um novo layout, mais fluido e moderno, e com total integração com o ambiente mobile, de hoje já ocorre a maior parte dos acessos ao site.
Além disso, o portal terá a incorporação do canal MilkPoint Indústria, hoje separado do MilkPoint, e que traz informações específicas de interesse da indústria de laticínios. “O novo MilkPoint será efetivamente o portal da cadeia de lácteos no Brasil”, explica Marcelo. “As outras mudanças o pessoal irá conhecer quando lançarmos”, finaliza.
Abaixo, as mudanças que o site teve ao longo dos seus 17 anos.
Lançamento no ano 2000...
2004...
2011 (layout atual)